Prouni
Programa universidade para todos
Processo seletivo 1/2021
O Ministério da Educação e a Secretaria de Educação Superior publicaram no Diário Oficial, de 14 de dezembro, edital que torna público o cronograma e demais procedimentos relativos ao processo seletivo do Programa Universidade para Todos - Prouni referente ao primeiro semestre de 2021.
De acordo com o edital, as inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos - Prouni referente ao primeiro semestre de 2021 serão efetuadas em uma única etapa, exclusivamente pela internet, por meio da página do Prouni, no endereço eletrônico
http://siteprouni.mec.gov.br, no período de 12 de janeiro de 2021 até as 23 horas e 59 minutos de 15 de janeiro de 2021, observado o horário oficial de Brasília - DF.
Acesse o Edital
Mais informações sobre a publicação no DOU:
Publicado em: 14/12/2020 | Edição: 238 | Seção: 3 | Página: 53
Órgão: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Superior
Vantagens e benefícios
O Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas de 50% e 100% do valor das mensalidades de cursos superiores (graduação).
É destinado a alunos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou na rede particular como bolsista integral. O aluno precisa ter realizado o ENEM para se inscrever e concorrer às bolsas do Prouni. É necessário que tenha alcançado o mínimo de 450 pontos no ENEM.
*IMPORTANTE: Cumulativo apenas com desconto adimplência.
Como funciona
Para concorrer a bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:
- Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública.
- Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola.
- Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada.
- Ser pessoa com deficiência.
- Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.
Cronograma Prouni 1º Semestre 2021
