Dicas simples de como aumentar a segurança no uso smartphone

19 de maio de 2020 0 min

Usar o smartphone em tempos de quarentena requer o reforço de alguns cuidados de segurança que já costumávamos tomar

Em tempos de distanciamento social devido à Covid-19, os smartphones se tornaram ainda mais presentes e cruciais em nossas vidas diante desta nova rotina e novos hábitos. 

Para cuidar melhor dos seus dados e evitar golpes e invasões de hackers ao seu aparelho, além de utilizar os aplicativos que elencamos no artigo anterior, é importante também tomar medidas simples de boas práticas para manter seus dados e informações à salvo dos cybercriminosos. 

Confira a seguir:

Bloqueie o celular

Com o simples bloqueio de tela, você protege informações pessoais como agenda, aplicativos que mais utiliza, e-mails e notificações. 

Apesar de ser uma dica básica, muitas pessoas deixam os celulares sem proteção de senha ou padrão de desenho por acharem um incômodo ter que inserir os códigos tantas vezes ao longo do dia. 

No entanto, é uma medida crucial para evitar que outras pessoas tenham acesso ao conteúdo do celular.

Faça backup do aparelho

Para proteger as informações e conteúdos em caso de perda ou roubo ou problemas de sistema causados por um aplicativo malicioso, o backup do aparelho garante acesso a tudo quando se fizer necessário.

Atualize o sistema operacional

Fique atento às atualizações no sistema operacional do seu smartphone, eventualmente vai aparecer uma notificação sobre isso. 

Os celulares mais atuais podem ser atualizados com certa frequência, o que vai garantir a segurança e privacidade das suas informações, uma vez que os parâmetros de segurança passam por melhorias constantes. 

Se seu aparelho é antigo, possivelmente ele pode deixar de ser compatível com as atualizações de sistema, e até mesmo com as atualizações dos aplicativos, então isso significa que você precisa investir em um novo aparelho.

Atenção ao baixar aplicativos

Antes de baixar e instalar um aplicativo, procure saber mais sobre ele. E é muito simples fazer isso: veja os comentários de outros usuários e pesquise na internet se é realmente seguro ter o app no smartphone. 

Apesar de o Google e a Apple fazerem um bom trabalho para evitar aplicativos maliciosos, alguns podem acabar passando despercebidos. Por isso, procure sempre instalar aplicativos oficiais. Essa regra vale para tudo, mas é ainda mais importante para aplicativos de bancos.

Além disso, verifique as permissões que precisa fornecer para um aplicativo. Muitas vezes, quando instalamos um app, ele vai pedir alguns acessos a informações. Verifique se aquela permissão é realmente importante para o funcionamento do aplicativo. 

Alguns acessam dados que não servem de nada para a utilização do serviço, podendo ter acesso a informações confidenciais. Portanto fique atento.

Cuidado com as redes públicas

Cuidado com as redes públicas. Elas são muito vulneráveis e geralmente os hackers aproveitam a oportunidade para acessar seu dispositivo e coletar informações importantes que podem facilitar a prática de crimes. 

Esta é a maior ameaça em redes públicas, indivíduos que as utilizam para roubar dados confidenciais e, com isso, ter acesso a assuntos privados, como sua conta no banco ou as senhas de acesso aos segredos da sua empresa. 

Evite acessar sites em que informações confidenciais sejam requeridas. Portanto, quando estiver fora da zona segura da sua residência, dê preferência ao uso da rede móvel de sua operadora.

Caso não tenha outro jeito, faça o possível para que todos os parâmetros de segurança estejam em pleno funcionamento. Não é recomendado que forneça dados pessoais em redes públicas.



Você geralmente toma esses cuidados?

Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares para que a segurança das informações privadas de todos seja garantida, não apenas durante a quarentena. São boas práticas que valem para sempre!



Aproveite nosso vestibular online e agende sua prova: Vestibular e Matrículas UniOpet   

Conheça nossos cursos e inscreva-se: Pós-Graduação UniOpet