Da sala de aula para o mercado de trabalho

18 de maio de 2021 0 min

Estágios em época de Covid podem garantir vaga de emprego   

Pode parecer que não, mas a tão sonhada vaga de emprego em tempos de pandemia pode estar ao alcance de quem ainda ocupa um banco de universidade.  

É que o isolamento social, necessário para conter a propagação do vírus,  também gerou demandas específicas dos empregadores e quem busca o primeiro emprego tem mais chances.  

E nem é preciso ter experiência. Por meio do Opet Placement, o UniOpet oferece oportunidades de estágio para os alunos, em parcerias com as empresas. 

Segundo o IBGE, 31% dos candidatos a uma vaga de emprego são jovens. Além disso, com o agravamento do desemprego, o salário de estagiário passou a fazer a diferença para muitas famílias no final do mês. Então, nada melhor do que investir em qualificação nos tempos em que vivemos.    

6 dicas para angariar a tão sonhada vaga   

Faça estágio    

Desde o primeiro semestre é importante a busca de uma vaga de estágio. Pesquise sobre o que a maioria das empresas procura em um candidato. Não se prenda a um nicho ou a uma empresa. Hoje as pequenas e médias empresas também oferecem muitas oportunidades e vocês podem crescer juntos.    

Use as redes sociais   

LinkedIn, CIEE, Nube e até mesmo o Facebook podem te levar a um estágio. O 

lance é participar de grupo de discussões da sua área de atuação. Mantenha-se informado e se possível, faça freelancer. Faça networking com profissionais da área. Recentemente o LinkedIn desenvolveu um filtro de perfil para quem está buscando um emprego, utilize sem medo.    

Me indique    

Seja "cara de pau", mantenha um bom relacionamento com colegas de curso e profissionais que já atuam na área. Lembre-se sempre de em qualquer oportunidade perguntar: vocês estão precisando de estagiário? Assim, você pode ser a primeira pessoa que vem à mente quando alguém perguntar de estagiário.   

Mantenha um bom portfólio   

Atualize-se com cursos na área. Entre nas vagas e veja o que é necessário para estar naquela área. Um curso? Um conhecimento? Mostre que você está atualizado com o que as empresas estão buscando. Além disso, se sua área permitir trabalhos freelancer, monte um portfólio com seus trabalhos.   

Seja seletivo   

Em vez de se candidatar para todas as vagas possíveis, sem pensar, concentre seus esforços em alavancar sua rede de contatos para conseguir oportunidades adicionais que façam sentido para você.   

Seja flexível   

A hora de buscar um estágio é a hora de identificar e candidatar-se para vagas em empresas que se adaptaram bem aos tempos de incerteza, como os de agora.  

A maior parte das empresas de tecnologia, por exemplo, está preparada para fazer a transição de suas funções presenciais para alternativas remotas e, assim, se manter funcionando. 

Além disso, empresas nas áreas de  saúde, varejo e logística também estão contratando devido às demandas da covid-19.   

O que é o Opet Placement   

plataforma foi criada para ajudar no desenvolvimento do aluno para que possa atuar no mercado de trabalho. Por meio dela, são oferecidos programas de orientação e preparação profissional para alunos e egressos. São ações, eventos, programas e serviços planejados para cada fase da carreira: a inserção, a transição e a consolidação profissional. Todos com a temática voltada para desenvolvimento de carreira e empregabilidade.