Conflito saudável

18 de novembro de 2021 0 min

Trabalhar em equipe exige muita conversa e respeito entre as partes para que não haja desavenças

Seja no trabalho ou nos estudos, o conflito faz parte da rotina. E inclusive cresce a busca por profissionais que saibam intermediar conflitos. É normal que surjam pequenas desavenças e desentendimentos, ainda mais quando se trabalha em equipe. Mas atritos em excesso podem prejudicar o dia a dia de uma equipe toda. Por isso, é necessário aprender sobre como resolver os conflitos no trabalho em equipe.

Pode ser complexo lidar com as divergências dentro de um escritório ou na faculdade – até mesmo com a equipe trabalhando em home office ou tendo aulas remotas. Quando se trata de seres humanos, uma série de variáveis entram em ação. E até os fatores mais simples podem prejudicar a convivência entre colegas.

Para minimizar problemas e rivalidades dentro da empresa, é válido conhecer algumas estratégias para resolver conflitos em equipes de trabalho ou de estudos. Coloque-as em prática e sinta os benefícios no dia a dia

Afinal, o conflito também pode ser saudável, já que ele evita o acúmulo de problemas, que podem virar uma “bomba relógio” entre as relações interpessoais. Veja como.

1) Converse
O ideal é escolher qual é o melhor momento para confrontar a pessoa que está incomodando. Sem indiretas e de forma sutil. Seja educado e racional ao conversar com a pessoa. Fique calmo e procure manter o foco na situação e nos fatos. Deixe de lado as fofocas e ataques pessoais.

Seja muito cuidadoso para não expressar hostilidade durante a conversa. Fique atento a sua postura, expressão facial e tom de voz. Você precisa ser assertivo sem partir para a agressividade.

2) Ouça os dois lados
Um bom líder ou gestor de equipe precisa estar sempre preparado para ouvir os dois lados, procurando entender a opinião de todos os envolvidos em uma rivalidade.

Saber ouvir a opinião alheia e se posicionar de forma neutra para resolver um conflito não é nada fácil. Mas cada um dos lados precisa ser ouvido (além de se sentir acolhido), objetivando minimizar as contradições. Isso promove um ambiente mais saudável para a troca de opiniões e resolução de conflitos no escritório.

3) Troca de feedbacks
Quando uma equipe não tem espaço para falar o que pensa e como se sente, abrem-se portas para as desordens. No ambiente laboral, fazer treinamentos que estimulam escuta ativa são extremamente bem-vindos para que todos aprendam a ouvir com foco, empatia e mente aberta. Só desta maneira é possível chegar a acordos comuns e tentar entender o próximo, sem gerar conflitos excessivos.

4) Facilite a comunicação
Existem na internet algumas ferramentas que facilitam uma boa comunicação, como o Bitrix24. Para atender todas as esferas de funcionários e suas respectivas necessidades, o ideal é contar com recursos variados. Softwares colaborativos oferecem chat ao vivo para reuniões online, conversas em grupo, videoconferências em HD, intranet corporativa, entre outros. Até mesmo as redes sociais oferecem esses recursos!

5) Instigue reuniões e brainstorms
É através do intercâmbio de ideias que muitas confusões podem ser prevenidas ou até mesmo remediadas. Estimule a troca de informações, insights e feedbacks. É uma das maneiras mais eficientes de saber como resolver pequenos conflitos.

6) Senso colaborativo
Quando os funcionários sentem que colaboram por um propósito comum e participam do progresso nos projetos, é muito mais fácil criar um senso colaborativo. Então, permitir que os colaboradores estejam a par do andamento dos projetos da equipe é uma das maneiras para minimizar intrigas na equipe.

Quando todos estão cientes das atividades em conjunto, torna-se muito mais fácil chegar a grandes resultados e reduzir a confusão de informações ou com prazos e entregas de trabalho.

7)  Mediadores de conflito
Gerentes ou líderes do time podem atuar como mediadores de conflitos, desde que estejam a par da situação. Em vez de ignorar o conflito, eles devem ajudar seus funcionários a resolvê-lo e recuperar o foco necessário para continuar o trabalho.Ter empatia e praticar a escuta ativa fará toda a diferença no momento de resolver os problemas.

8)  Sem fofoca
Caso esteja tendo algum conflito com seus colegas, comunique aos seus superiores. Talvez o problema possa ser resolvido de maneira mais eficiente por alguém fora da situação. Mas evite parecer fofoqueiro, isso não vai ajudá-lo.


ACESSE NOSSO SITE