Concurseiros iniciantes também têm vez

19 de agosto de 2021 0 min


Quem quer entrar na vida pública deve traçar objetivos e se concentrar neles. Confira dicas e livros


Quem presta concurso sabe que não é fácil. Ainda mais para quem é iniciante no assunto. É preciso muito preparo e disciplina. E principalmente saber aonde se quer chegar. Não adianta separar apenas um “tempinho” para estudar e muito menos fazer a prova por fazer. É preciso ter objetivos. A ideia não é que se deixe de trabalhar ou se divertir enquanto se prepara. A questão é manter o foco. 

Para que tudo isso ocorra, é necessário um plano de estudos. Acordar mais cedo, usar os finais de semana para estudar, usar horário de almoço para revisar conteúdo, tudo é válido para passar naquela vaga que há tanto tempo é cobiçada. 

Para se ter uma ideia, somente no Paraná os concursos abertos somam 5.174 vagas. No país todo, as vagas somam 31.267 vagas abertas. Se você é iniciante, confira as dicas a seguir:


Objetivo de vida
Se a ideia é entrar na vida pública e ganhar estabilidade, foque em seu objetivo. Primeiro escolha o lugar em que quer trabalhar. E tenha em mente que sua rotina de vida irá mudar. Caso não trabalhe e seja solteiro, não se anime, a rotina também será alterada. Nada de dormir tarde ou se distrair (só de vez em quando para relaxar). Tenha o concurso como sua principal motivação, pois a motivação é o principal desse processo.


Pesquise a área
É a dica mais valiosa para iniciantes. O ideal é que se escolha apenas um concurso ou área para se dedicar. Mas antes de escolher, pesquise. Veja se realmente te interessa. Um bom começo é fazer provas menores ou regionais. Se for aprovado, daí parte para concursos mais complexos. Dá mais tranquilidade, segurança e ajuda a diminuir a ansiedade.


Para lembrar sempre:
● Tenha a aprovação como um propósito

● Escolha o concurso e/ou área;

● Pesquise por editais e provas anteriores;

● Tenha um local de estudos adequado

● Aprenda a diferença entre estudar e ler

● Mantenha-se bem informado

● Procure pessoas que já foram aprovadas nessas provas e converse para saber como se prepararam. Hoje a internet facilitou muito esse processo e você pode buscar por grupos do Facebook que reúnem aprovados e concurseiros;

● Quando o edital sair, leia-o com atenção;

● Analise a banca examinadora do seu concurso. Talvez você ainda não tenha ideia da importância desse fator em sua caminhada, mas busque saber mais sobre cada uma


Livros podem ajudar
Dentro do universo dos concurseiros, existem várias publicações que podem ajudar.Os livros voltados para o assunto estão entre eles. O ideal é que procure obras para quem está começando e que realmente vão contribuir para a seleção. Saiba quais são eles:


Manual do Concurseiro Iniciante

Autor: Charles Dias

Nele, o autor compartilha histórias e dá conselhos a partir de sua própria experiência como concurseiro em tempo integral, servidor público federal e blogueiro. O autor ensina vocabulário, estratégias para conciliar estudo e trabalho, dicas sobre as matérias básicas e sobre organização de estudos.


A Gramática para Concursos Públicos

Autor: Fernando Pestana

A obra traz  a íntegra do conteúdo pedido nos principais editais do país, desde tópicos tradicionais até temas pouco abordados como Período Misto, Estilística, Teoria da Comunicação, Operadores Argumentativos, entre outros. Traz, ainda, mais de mil questões comentadas de provas recentes, detalhes das principais bancas organizadoras. Inclusive sobre pegadinhas.


Matemática Básica para concursos

Autores: Fabrício Mariano e Anderson Meneses

Os autores discorrem sobre tópicos fundamentais da disciplina, como Aritmética, Álgebra, Geometria, Progressões, Análise Combinatória e Probabilidades. As questões comentadas e as explicações teóricas  têm linguagem clara e acessível e ajudam o candidato a se preparar para as provas.


Direito Administrativo Descomplicado

Autores:  Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo

Os autores abordam a disciplina de maneira bastante didática, tendo como base suas próprias  experiências em sala de aula. Temas complexos são tratados de forma objetiva e clara, em uma linguagem acessível para os concurseiros iniciantes. Conta com um conteúdo completo, exigido nos principais editais do país, e exercícios extraídos de provas 



ACESSE NOSSO SITE