Como montar o cronograma para apresentação de um projeto?

12 de novembro de 2020 0 min

Você precisa apresentar uma ideia ou projeto no trabalho mas não sabe exatamente por onde começar a desenhá-lo? Siga as dicas para um cronograma perfeito de apresentação  

Falamos no último dia 10 sobre como apresentar uma ideia ou um relatório   para os gestores no seu trabalho. Hoje  vamos nos aprofundar no assunto orientando como você deve montar sua apresentação e criar um cronograma para este momento. Confira as dicas e boa sorte!   

Defina o escopo  

O escopo ou o esquema do projeto é o primeiro passo para começar. Aqui serão definidos os caminhos que devem ser seguidos para que ele ganhe vida, uma espécie de esboço. Sua elaboração será fundamental para determinar informações importantes, como: quais serão os recursos, orçamento e quanto tempo levará para que o projeto esteja pronto.  

Construa uma estrutura analítica  

Esse processo é o aprofundamento do escopo e, neste tópico, todos os passos definidos serão desmembrados em partes menores. Ou seja, ele estabelece o que deverá ser feito para cada coisa que foi determinada no escopo. Com isso definido, a próxima ação é listar as atividades de acordo com sua importância e execução. 

Será um bom momento para definir se elas dependerão de outras atividades menores para serem concluídas.  

Estabeleça a duração  

Outro ponto importante do cronograma é definir o prazo para que cada atividade seja concluída. Esse procedimento ficará mais fácil, já que você sabe o que será feito e qual é a sequência. Utilizar outros projetos semelhantes que deram certo para ter uma noção é uma boa dica. Além disso, não se esqueça de contar com a sua equipe para ajudar a definir melhor os prazos de cada atividade. 

Isso é ainda mais importante se todos os membros tiverem participação nesse processo, afinal, é preciso levar em conta quanto tempo cada funcionário leva para concluir sua função.  

Coloque as mãos na massa  

Com todo esse levantamento, você já terá informações suficientes para criar o seu cronograma. Não se esqueça que hoje em dia há muitas tecnologias que ajudam a organizar os dados, inclusive softwares de gerenciamento de projetos que podem colaborar para tornar o processo mais organizado e evitar erros. 

Vimos quais são os passos para elaborar bem a apresentação de um projeto. Lembramos que a apresentação não precisa ser vista com nervosismo. É possível treinar para ter uma boa experiência. Busque sempre engajar seu público de forma positiva, pois isso será a chave para ter boa receptividade. 

Com planejamento é possível vender melhor a ideia e aumentar as chances de sucesso.