Medo de apresentar um projeto no trabalho? Temos dicas pra te salvar!

10 de novembro de 2020 0 min

Se você quer argumentar sobre suas ideias sem se perder na oratória e quer criar uma apresentação consistente, podemos te ajudar  

Muita gente acaba surtando quando o assunto é apresentar um projeto ou uma ideia no trabalho para os gestores e demais colegas. O nervosismo é o mesmo quando têm que apresentar dados e números de relatórios. Essa situação ocorre por consequência do despreparo que alguns profissionais apresentam quando o assunto é falar em público. 

E, acredite, você vai precisar aprender a se expressar para plateias em sua carreira.   

Como se sentir seguro?   

Sabemos da dificuldade que é uma apresentação, ainda mais quando é um projeto que pode garantir um novo cliente. Aqui, listamos algumas medidas para que esse processo seja um sucesso. Confira!  

1. Organize direitinho o que vai dizer  

Selecione todas as ideias que você precisa transmitir e então organize-as das mais importantes para as menos. Defina bem a introdução, mostrando para que o projeto será útil. Em seguida faça uma descrição detalhada do projeto e, por fim, elabore uma conclusão mostrando o que se poderá ganhar, quais são as possibilidades.  

2. Destaque os objetivos   

Do que o seu projeto ou ideia se trata? Sobre o que são os números que precisa apresentar? Qual o objetivo de falar sobre o assunto? Responda primeiro essas questões mentalmente. Tenha em mente que essa entrada deverá ser clara, para que todos os presentes entendam bem qual o objetivo proposto e aonde se quer chegar. 

Use uma linguagem bem simples e direta, evite que os objetivos apresentados pareçam dúbios. Isso pode gerar uma certa desconfiança por parte das outras pessoas.  

3. Como funciona o lugar onde você trabalha?   

Observe se sua ideia está alinhada à cultura da organização. Empresas mais hierarquizadas são mais resistentes a mudanças ou a apoiar novas causas. Procure estudar bem e tenha embasamento real para obter maiores chances de apoio. Além de entender as particularidades da organização, durante a apresentação de um projeto observe também quem será seu público-alvo e tente personalizar ao máximo seu trabalho. 

 4. Seja bem específica com os dados/números  

Apresentar fatos é fundamental para conseguir apoio. Utilize números concretos e informações que possam ser facilmente comprovadas. É muito mais fácil tomar decisões com base em dados palpáveis numericamente do que em suposições. Ao utilizar dados verdadeiros há outro ponto que merece atenção redobrada: as fontes. 

É importante citar sua origem ao mostrar as informações. Pois, além de mostrar que há embasamento para o que está sendo dito, ainda confirma que houve pesquisa e cuidado em apresentar esses dados. Se não for possível comprovar, é melhor nem mencionar. 

5. Treine sua oratória em casa antes de apresentar  

Se você já revisou o material e está com tudo pronto, agora é a hora de se preparar para expor. A apresentação oral é sempre um momento de ansiedade, por isso, fazer simulações, reler os dados e ter cartões com as informações chaves são boas formas para estar bem preparado para este momento. 

Se possível, ensaie sozinho, apresente para outros colegas e peça as impressões deles.  

6. Seja breve e direto  

Tenha um tempo pré-determinado para a duração de sua apresentação. Apresentações longas demais fazem com que o público perca o foco principal e se disperse. Apresentações curtas podem dar a sensação de que foram mal preparadas. Procure um meio termo e treine antes. É muito importante deixar um espaço para perguntas e possíveis debates que possam surgir.  

7. A partir do que apresentou, se disponha a ouvir  

Muitas dúvidas e opiniões dos ouvintes surgirão durante sua apresentação. Escute e responda a cada uma delas com clareza e firmeza, mostrando que você está por dentro do assunto e que ainda está aberto a possíveis sugestões. Faça o possível para não levar nenhuma opinião negativa para o lado pessoal. 

Durante a apresentação de um projeto, seja ele uma ideia nova ou uma sugestão de melhoria, esteja ciente que a crítica negativa poderá surgir a qualquer instante.  

8. Tenha bons argumentos para defender sua ideia  

Acredite na proposta que será apresentada! Estude bem todos os pontos de melhoria que sua ideia trará, assim como o quanto será gasto para a implementação. Tenha segurança e clareza na fala. Mostre empolgação durante a sua apresentação. Com isso, você conseguirá envolver as pessoas na sua causa e será mais fácil obter uma receptividade positiva.