10 profissões que já foram criadas pelo Metaverso

12 de julho de 2022 3 min

Com uma popularidade cada vez maior, o Metaverso começou a chamar a atenção de empresas e investidores.

Esta nova camada da realidade integra os mundos real e virtual em um ambiente imersivo, que pode ser utilizado com diversas tecnologias, seja realidade virtual, realidade aumentada e até mesmo hologramas.

Dentro deste universo as pessoas podem interagir umas com as outras,estudar, trabalhar e ter uma vida social através de seus avatares. Mas para criar um mundo mais realista e revolucionário, é preciso que trabalhadores dedicados se interessem pelas profissões que estão sendo criadas para o desenvolvimento do Metaverso.

Tatiany Melecchi, CEO da Consultoria Transforma People & Performance, relata que já existem profissões direcionadas a profissionais especializados no desenvolvimento de software e códigos, em que eles podem exercer suas habilidades em um projeto que promete revolucionar a indústria. 

“As funções de Construtor de Mundos e Desenvolvedor de Avatares, por exemplo, podem ser perfeitas para programadores de jogos ou até mesmo designers. Os construtores são responsáveis por construir os mundos, empresas, locais de eventos, feiras, parques e todas outras localidades. Enquanto isso, os desenvolvedores de avatares criam todos os visuais que as pessoas poderão escolher para representá-los dentro da plataforma”, explica.

As funções não se limitam apenas ao desenvolvimento visual desse novo universo virtual. Também é necessário contar com profissionais capacitados da área de cibersegurança e até mesmo na de criação de hardware. 

“Os construtores de hardware do metaverso são responsáveis pelo desenvolvimento de sensores, óculos virtuais (VR), luvas, câmeras e headsets que são usados para uma maior imersão nesse mundo. Mas é necessário estar atento com a segurança online desse ambiente, que vai contar com os dados de milhões de usuários e empresas. Os profissionais deste setor deverão bloquear ataques em tempo real, garantindo que leis e protocolos de segurança sejam respeitados dentro e fora”, pontua a especialista em marketing. 

O Brasil carece de trabalhadores na área tecnológica, com diversas empresas enfrentando um desafio frequente para encontrar mão de obra qualificada no setor. Tatiany acredita que a introdução do metaverso pode, de alguma forma, movimentar o mercado nacional. 

“Até 2024, serão necessários 70 mil especialistas ao ano para ocupar todas as vagas geradas. No entanto, o Brasil capacita apenas 46 mil pessoas aptas para trabalhar na área de TI por ano. Esse déficit é, claramente, um problema para a expansão prevista para o Metaverso nos próximos 10 anos, mas pode ser aproveitada por profissionais qualificados”, analisa.

Uma das soluções para essa carência na categoria, é a qualificação de trabalhadores dentro das próprias empresas.

“O Banco BMG, por exemplo, criou uma escola de programação com imersão em projetos reais. Ao concluir o curso, os participantes com alto desempenho são contratados imediatamente pelo próprio banco ou empresas parceiras. Por outro lado, o Google oferece uma série de cursos e certificações de programação e inteligência artificial e acredito que, em breve, disponibilizará cursos voltados ao desenvolvimento do Metaverso. Além disso, existem leis de incentivo, como o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, que buscam dar estímulos a estas parcerias”, finaliza a CEO.

10 profissões do Metaverso

1. Programadores

Os programadores terão a missão de criar redes descentralizadas, sendo um profissional indispensável. O desafio será o cuidado com a estrutura da plataforma desenvolvida a partir da tecnologia 5G.Para o desenvolvimento e implementação de empresas, a demanda é sobre programadores especialistas em XR (extended reality) que saibam empregar a realidade virtual, a realidade aumentada e a realidade mista.

2. Designers gráficos

Em conjunto com a expertise dos profissionais de arquitetura, que consigam levar os detalhes do mundo físico para o mundo virtual, os designers serão os profissionais responsáveis por essa modelagem.

3. Cientista de pesquisa 

Essa é uma nova profissão que pode ser ocupada por profissionais como cientistas em economia comportamental, designers, arquitetos, programadores ou antropólogos.

São os responsáveis por criar experiências digitais que ficarão acessíveis ao público, como a interação com uma empresa de conexão instantânea pneumática.

Para o estabelecimento das relações no metaverso haverá como base os hábitos comportamentais de cada público e povo. Isso engloba todo um estudo dirigido para o desenvolvimento de soluções que sejam específicas e pessoais nesse novo universo.

O conhecimento em tecnologia é um pré-requisito para exercer essa função tão específica para o desenvolvimento no metaverso.

4. Desenvolvedores de ecossistemas

Essa é outra nova profissão que pode englobar profissionais da área de recursos humanos, marketing, negócios ou administração. O objetivo é a criação da comunidade de maneira atraente, bem como de um ecossistema em torno delas, devendo ser especialista em produtos e soluções.

5. Professores

O metaverso conta com a Decentraland, que é uma plataforma baseada na navegação 3D. Esse ambiente possui uma universidade que demanda professores capacitados para o ensino no mundo virtual.

Esse é um campo para especialistas em experiências imersivas, criadores de novos métodos de ensino que podem ser especialistas comportamentais, cientistas cognitivos e neurocientistas.

6. Storyteller

Os storytellers são os roteiristas que desenvolvem a história para o entretenimento no metaverso, criando narrativas que emocionam e envolvem as pessoas.

São contadores de histórias que criam experiências imersivas no ambiente virtual para tornar marcas atrativa

7. Seguranças ou police metaverse

Estes profissionais são responsáveis por impedir qualquer violação ou desrespeito aos avatares, que são as representações virtuais dos usuários. É preciso impor as regras determinadas pelas plataformas, evitando abusos e situações problemáticas.

Essa é uma profissão um pouco controversa, afinal o metaverso é uma rede descentralizada que não deve ter a interferência de terceiros. No entanto, casos sérios como abuso sexual demandam uma forma de estabelecer normas e garantir a segurança dos usuários.

8. Especialista em um só mundo (múltiplas realidades)

Estes serão os responsáveis pela modelagem 3D que vai permitir que o mundo virtual se integre ao mundo real, como pela projeção de óculos de realidade virtual ou projetores holográficos.

A ideia é que não haverá mais a necessidade dos computadores para conectar a realidade virtual ao mundo real, de forma que os usuários poderão interagir com outros avatares, realizar compras ou criar oportunidades de negócios com estes novos hardwares.

9. Especialista em bloqueio de anúncios

O propósito é que os anúncios tenham uma limitação no ambiente virtual no metaverso, de forma a não bombardear os usuários com as propostas.

Para limitar os anúncios e criar um ambiente saudável, esse profissional deve ter amplo conhecimento em codificação.

10. Digital influencer do metaverso

Os influencers continuam tendo seu papel no metaverso e já existem representantes brasileiros, como a cantora Anitta e a apresentadora Sabrina Sato, que estão presentes no metaverso.

Bônus

O metaverso é um amplo leque de possibilidades para quem quer exercer uma atividade profissional, e a demanda é grande. Existem outras profissões, tais como:

  • Analista de taxas de transação virtual;
  • Gerente de seguros financeiros;
  • Desenvolvedores de avatares;
  • Estilista de moda digital.

Não perca suas chances de se desenvolver profissionalmente para essas novas áreas que emergem com o metaverso. Conheça os cursos oferecidos pelo Centro Universitário UniOpet e conquiste uma vaga neste mercado.