Você sabia? Curso superior rende o dobro do salário do ensino médio

24 de março de 2021 0 min

Estudos mostram que no Brasil o diploma da faculdade e da pós-graduação aumenta os ganhos do trabalhador 

Em tempos de pandemia, com a explosão de casos de Covid-19 no Brasil, a vacinação em ritmo lento e sem remédios que assegurem a cura para a doença, os sentimentos são de medo e incerteza sobre o futuro.  

Mas o isolamento social, necessário para conter a propagação do vírus, é o momento para refletir sobre a necessidade de qualificação profissional para quem busca o primeiro emprego e também para os que querem se recolocar com vantagens no mercado de trabalho. 

Muitos se questionam se vale a pena investir tempo e dinheiro para começar a cursar uma faculdade ou mesmo continuar os estudos do ensino superior num cenário de indefinições. 

Estudar sempre vale a pena. Veja aqui alguns motivos para iniciar ou concluir a faculdade.

Crescimento pessoal  

Fazer um curso superior, além da aquisição dos conhecimentos técnicos e específicos da profissão escolhida, é uma oportunidade de crescimento pessoal. Através do convívio e da interação com professores e colegas, o estudante tem a chance de aprender sobre a ética no trabalho, a importância do trabalho em equipe, os valores e as exigências do ambiente acadêmico e do mercado de trabalho. É na faculdade que você vai construir um pensamento analítico e crítico e conquistar sua independência intelectual. Será a sua escola de vida, acredite. 

Diferencial importante 

Segundo o Censo da Educação Superior divulgado no ano passado pelo Instituto de Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação ( Inep), mais de 70% dos jovens entre 18 e 24 anos não se formaram no ensino superior nem estão cursando faculdade atualmente. Mas o número de estudantes cursando faculdade no Brasil aumentou 44,6%  entre 2008 e 2018. Em 2018, cerca de 8,45 milhões de pessoas estavam cursando uma faculdade. Em um momento de desemprego e de poucas vagas, o diploma de uma faculdade é um diferencial importante. 

Mais chances de empregabilidade 

Num mercado de trabalho cada vez mais competitivo, ter um curso superior no currículo é fundamental. As empresas buscam cada vez mais profissionais qualificados, que tenham cursado faculdade. Estudar é essencial  quando se está buscando ser valorizado no mercado de trabalho. O estudante precisa pensar no presente, apesar das indefinições, como o momento de preparação para seu futuro profissional. Ao ter um diploma de ensino superior o trabalhador sinaliza às empresas que a qualificação educacional lhe proporcionou importantes habilidades, mesmo antes da etapa da seleção em que possa detalhar melhor suas competências e habilidades. 

Quanto mais estudo, maior o salário 

Um relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), organização internacional com 36 países com o objetivo de coordenar políticas econômicas, revela que ter curso superior é garantia para uma boa renda no Brasil. Segundo o estudo Education at a Glance, publicado em outubro de 2020, um brasileiro com curso superior ganha, em média, mais que o dobro (140%) de quem só cursou o ensino médio. Se tiver cursado pós-graduação, o salário pode ser mais de quatro vezes maior (350%) na comparação com quem só se formou no ensino médio. Fazer uma faculdade é fazer um investimento no seu futuro, ter uma carreira flexível e garantir seu crescimento pessoal e profissional.