Você sabe mesmo a diferença entre tecnólogo, licenciatura e bacharelado?

30 de novembro de 2020 0 min

Descubra a diferença entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo e saiba como escolher o melhor curso para as suas necessidades!  

No Brasil  em cursos superiores existem três tipos de graus: licenciatura, tecnólogo e bacharelado. Os três, ao serem concluídos pelos alunos, dão direito a diploma de curso superior e são suficientes para - por exemplo - conquistar uma vaga de emprego que exija este grau de escolaridade e também para prestar concursos públicos e fazer uma especialização. 

A forma de ingresso nos cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo também são bem parecidas, podendo ingressar via vestibular tradicional, vestibular agendado, Programa Universidade para Todos (ProUni), Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou mesmo com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  

Mas, apesar dessas características semelhantes existem diferenças interessantes entre cada um deles que você precisa conhecer:   

Duração  

Bacharelado: entre 3 e 6 anos. 

Licenciatura: entre 4 e 5 anos. 

Tecnólogo: entre 2 e 3 anos.  

Formação   

Bacharelado

Forma profissionais generalistas. O estudante tem um panorama amplo da área, com disciplinas teóricas e algumas práticas. Ao terminar o curso, o aluno está apto a atuar em diversos ramos de uma mesma área do conhecimento, podendo se especializar em uma delas tanto com a experiência no mercado de trabalho como por meio de pós-graduações.  

Licenciatura

Forma essencialmente educadores. O currículo conta com disciplinas ligadas à Pedagogia e à Didática. Quem se forma em licenciatura pode dar aulas nos ensinos fundamental e médio.  

Tecnólogo:

É uma formação específica em determinada profissão. O currículo tem uma carga considerável de disciplinas práticas e está ligado às necessidades do mercado de trabalho.  São organizados em “eixos tecnológicos”, uma classificação do MEC que distribui os cursos por área de atuação no mercado e vai desde “Ambiente e Saúde” até “Segurança”. 

Tipo de diploma  

Bacharelado

Confere grau de bacharel. Para o exercício de algumas profissões, como de Advogado, Médico e Engenheiro, o grau de bacharel é obrigatório. Alguns concursos públicos de nível superior, sobretudo na área de Direito, também exigem o diploma de bacharel. 

Licenciatura:

Quem se forma em licenciatura recebe o grau de licenciado. Tal grau é exigido para lecionar, principalmente no ensino médio. Com o diploma de licenciatura também é possível fazer concursos públicos que exigem nível superior (boa parte deles não determina qual o curso que o candidato precisa ter feito ou o grau conferido). 

Tecnólogo

Os cursos superiores de tecnologia conferem o grau de tecnólogo. Com este diploma, além de entrar no mercado de trabalho, o profissional formado também pode seguir seus estudos em uma pós-graduação e participar de concursos públicos que exijam nível superior.  

Fonte de pesquisa: https://www.mundovestibular.com.br/cursos/qual-a-diferenca-entre-bacharelado-licenciatura-e- 



 

Compartilhe