Você sabe falar a língua da sua profissão?

01 de setembro de 2020 0 min

Os jargões mudam de empresa para empresa, mas algumas expressões podem ser consideradas “universais” no mundo corporativo. Conheça algumas  

Em um recrutamento para qualquer vaga os avaliadores estão atentos à forma como as pessoas se comunicam. Expressar-se bem, de forma articulada e falar e escrever um bom português são fatores determinantes para ter sucesso num processo seletivo. 

Mas, para além dessa capacidade de bem se comunicar, é preciso conhecer um  novo idioma que vai ajudar a lhe integrar ao time: o jargão corporativo. 

Isso independe de onde você pretende trabalhar, numa grande indústria, numa holding, numa rede de escolas, num centro de saúde e estética ou ainda em um hospital. Cada ambiente tem seus termos corriqueiros e conhecer a forma cotidiana de falar da empresa onde você trabalha é tão importante quanto estar bem preparada com formações e diplomas.  

Mas o que é esse tal jargão corporativo? 

De acordo com o dicionário Aurélio, jargão significa “linguagem característica de um grupo profissional ou sociocultural”.  A origem da maioria dos jargões são traduções do inglês para o português. Mas também existem as expressões e termos que ganham um novo sentido no contexto corporativo. 

Os jargões mudam de empresa para empresa, mas algumas expressões podem ser consideradas “universais” no mundo corporativo. Então observe a lista dos termos que você deve acrescentar ao seu vocabulário para não se sentir em um país estrangeiro dentro da empresa: 

Schedular 

Do inglês schedule (‘agenda’ ou ‘agendar’). Refere-se a “marcar uma reunião”.  

Brainstorm 

Reunião específica para gerar ideias ou soluções para um problema.  

Empowerment 

Em tradução literal: dar poder. Normalmente usado para referir-se à incumbência de tarefas.  

Feedback 

Resposta a um assunto em aberto.  

Quebrar paradigmas 

Adotar novas práticas e métodos.  

Sinergia 

Significa coesão e colaboração entre os membros de um time.  

Briefing/Debriefing 

É o ato de passar informação sobre um projeto e depois avaliar como a informação foi utilizada. 

Tropicalizar 

É a adaptação das estratégias da empresa para a cultura do local onde está instalada. 

Deadline 

“Prazo final” em inglês.  

Follow-up 

É o acompanhamento ou retomada de assuntos e projetos em andamento, além de representar o retorno a conversas em aberto por telefone ou e-mail. 

Business Plan 

É o plano de negócios ou a diretriz da empresa. 

Budget 

Orçamento.  

Workshop 

Qualquer tipo de treinamento oferecido aos funcionários.  

Coaching 

Expressão usada para processo de desenvolvimento profissional supervisionado e aconselhado por um profissional mais experiente.  

CEO 

Chief Executive Officer: Diretor Executivo, cargo mais alto na hierarquia de uma empresa.  

CFO 

Chief Financial Officer: Diretor Financeiro.  

COO 

Chief Operating Officer: Diretor Operacional.  

CTO 

Chief Technology Officer: Diretor de Tecnologia.  

B2B/B2C 

Abreviações de Business to Business e Business to Customer. Representam os negócios entre empresas e de empresa para cliente, respectivamente.  

Performar 

Define a performance de uma ação qualquer no negócio.  

No entanto, atenção! É  importante lembrar que utilizar jargões em excesso pode se tornar cansativo e parecer um esforço desnecessário para se inserir no ambiente. Então observe os hábitos de comunicação e os momentos em que cada expressão é utilizada.   

Tendo em vista que uma comunicação clara é a forma mais eficiente de se atingir um profissional – ocupe ele o cargo que for – de maneira precisa, fica clara a importância de usar a linguagem corporativa adequada na hora de se dirigir à colegas e, principalmente, superiores ou possíveis parceiros de trabalho; facilitando o entendimento de quem recebe uma mensagem e, consequentemente, o alinhamento entre profissionais. 

 

 

Compartilhe