Vida universitária: 5 super dicas para conseguir um dinheirinho extra

27 de outubro de 2020 0 min

As dicas que vamos dar a seguir não vão comprometer seu tempo para os estudos ou para o estágio. São formas práticas e fáceis de conseguir um dinheirinho extra que vai lhe salvar no fim do mês  

É bastante comum na época em que estamos cursando a universidade que venham como consequência uma série de novas responsabilidades. Muitas vezes somo os responsáveis pelas mensalidades ou ainda inicia-se o auxílio a nossa família nas contas mensais de energia, água, internet e tantos outros boletos, não é? 

O estudante universitário começa a ganhar mais maturidade, porém percebe esse aumento nas despesas. Assim, é preciso encontrar formas de conseguir renda extra e equilibrar o orçamento de forma que não comprometa muito o tempo necessário para os estudo ou para um estágio.   

O legal é saber que existem várias opções para essa questão. Os conhecimentos adquiridos ao longo do curso de graduação já são suficientes para encontrar meios de aumentar seus ganhos e pagar as mensalidades. 

Outras habilidades também podem ser bem úteis nesse momento, já que oferecem diferentes possibilidades para ter um reforço no orçamento.  

Confira as possibilidades de ganhos extras:   

1 - Tradução 

É fluente em outro idioma? Você pode usar esse conhecimento para faturar uma renda extra, sem prejudicar a sua rotina de estudos. Os serviços de tradução são muito requisitados, especialmente no mercado editorial e no envio de documentos para outros países. Mas você não precisa estar nesse nível para começar. 

Existe demanda relacionada a trabalhos acadêmicos e outros conteúdos mais simples, para empresas online. Esse tipo de trabalho é ideal para quem tem bom domínio do português e de outro idioma. Existem plataformas freelancer voltadas para este serviço, mas você também pode fazer uma divulgação corpo a corpo com colegas. 

As redes sociais também são de grande ajuda na hora de construir uma rede de contatos e conseguir mais oportunidades de tradução. Além da possibilidade de obter renda extra, realizar esse tipo de serviço é importante para desenvolver um portfólio e ampliar seu conhecimento de outros idiomas, o que é muito valorizado pelo mercado de trabalho.  

2 - Criação de um site 

Pode parecer que não, mas os blogs continuam sendo uma boa opção para quem quer ser visto online. Escolha um tema do seu interesse e comece a produzir conteúdo — sempre tem alguém disposto a consumir informações por essa plataforma. Escreva artigos no linkedin, também!!  

Mas de onde vem o dinheiro? Com um volume razoável de acessos, dá para faturar uma renda extra com o uso do Google AdSense, que veicula aquelas propagandas que vemos na maioria dos sites que acessamos. A remuneração varia de acordo com a quantidade de cliques.  

3 - Vídeos no Youtube 

Se você tem mais desenvoltura na frente das câmeras e já dominou algumas habilidades de edição, a bola da vez são os vlogs no Youtube. A ideia é a mesma de um blog: produzir conteúdo a partir do seu interesse e lucrar com o número de visualizações no seu canal. A comunidade youtuber no Brasil é gigantesca, atingindo mais de 95% da população online. 

A forma de remuneração é a mesma do AdSense. No caso do Youtube, porém, você não precisa se preocupar em colocar os anúncios na página. O Google cuida dessa parte automaticamente. A produção de vídeos também pode ser direcionada para vários nichos. Tem facilidade com alguma disciplina do Ensino Médio? 

Realizar uma websérie, com os principais conteúdos que são cobrados no Enem, é uma boa estratégia para atingir um grande número de usuários. Seus hobbies também podem servir de base para a criação de um canal. Aproveite a propriedade que você tem para tratar de certos temas e crie conteúdos de qualidade.

A quantidade de influenciadores digitais que surgiram nos últimos anos é o melhor indício de que essa atividade pode se tornar uma boa fonte de renda extra.  

4 - Pet-sit e andador de cachorro 

Se você tem facilidade em lidar com animais, pode fazer disso uma forma de conseguir renda extra. Enquanto o tutor trabalha ou faz uma viagem, você fica responsável por tomar conta do pet. O serviço costuma ser prestado de duas maneiras. Você pode visitar a casa do cliente periodicamente, dependendo da espécie e dos cuidados necessários, ou o animal fica hospedado em sua casa pelo tempo acordado. 

Essa última opção é ideal para quem tem espaço extra na residência. Se receber um animal em casa não é possível, ou o tempo disponível para a tarefa não é o bastante para visitar o cliente, uma alternativa de renda extra pode ser o trabalho como andador de cachorros. Muito conhecida pelo nome inglês —  dog walker — a atividade permite que você reúna vários animais para passear de uma só vez. 

A internet pode ser o lugar para você dar os primeiros passos nesses serviços. Aplicativos como o DogHero dão acesso a uma plataforma que conecta interessados em cuidar dos bichinhos com pessoas que precisam desse serviço.   

5 - Brechó para revenda  

Se você se destaca pelo bom gosto e “faro” para pechinchas, o comércio online é uma boa oportunidade para alcançar uma renda extra. São diversas as plataformas para garimpar bons itens a preços baixos, e depois repassar com algum acréscimo para o público que não tem essa mesma habilidade de pesquisa aprofundada. Novamente, as redes sociais são de muita ajuda. 

Basta criar e divulgar um perfil específico para a atividade. Você não precisa criar uma loja online — embora a ideia também seja interessante e simples de ser implementada. Além da exibição e divulgação das peças, o ambiente digital oferece outras facilidades para quem comercializa produtos de todos os tipos.  

Existem diversas plataformas para realizar os pagamentos online, com segurança e agilidade. Aplicativos de entrega também podem ser de grande ajuda para seu negócio, já que eles fazem com que as mercadorias cheguem cada vez mais rápido para os clientes. Aumentar o dinheiro do mês é uma necessidade da maioria dos brasileiros. Com tempo limitado e gastos que crescem cada vez mais, o estudante de graduação deve buscar meios para conseguir renda extra e equilibrar as contas. 

 


 
 


Compartilhe