Vale a pena ser freelancer no Brasil?

16 de novembro de 2020 0 min

Confira um guia para entender melhor sobre como ser um trabalhador freelancer em nosso país, com a crise que o mundo atravessa esta pode ser uma boa opção   

O mundo atravessa uma crise bastante extensa, desde que entramos na pandemia de Covid-19. Muitas pessoas desempregadas estão optando por trabalhos freelancer. Mas o que é um trabalho assim?  Como ele funciona? 

Freelancer, também conhecido popularmente pelas expressões ou gírias freela ou frila, é o termo inglês para denominar o profissional autônomo que se auto emprega em diferentes empresas ou, ainda, guia seus trabalhos por projetos, captando e atendendo seus clientes de forma independente.  

Mas e aí, será é possível mesmo viver de freelancer em nosso país?Com a crise no o desemprego virou pauta em noticiários e muitos profissionais foram obrigadas a buscar alternativas de renda. Em paralelo a essa situação, os profissionais vêm buscando jornadas mais flexíveis, o que faz com que alguns modelos de trabalho, como o freelancer, ganhem evidência no Brasil. 

Uma prova de que o trabalho freelancer está em alta é a recente reforma trabalhista, que pontuou particularidades que beneficiam os freelas.  

Vantagens de ser um “freela”  

Algumas das vantagens são, sem dúvida,  a flexibilidade e a autonomia. Além de fazer o próprio horário, esses profissionais também podem trabalhar onde se sentem mais à vontade, como em casa, em cafés, em bibliotecas ou em coworkings. Em alguns casos, esse tipo de trabalho pode pagar até mais do que um emprego formal. 

É o profissional que determina quanto receberá (por hora ou por demanda) e, naturalmente, quanto mais trabalho pegar, mais dinheiro terá na conta. Dependendo da área de atuação e das habilidades, é possível aumentar o valor da hora de trabalho de forma considerável.  

Desvantagens de ser um freelancer  

Mas, não se engane, é preciso falarmos taambém sobre o que o profissional autônomo acaba tendo como desvantagem. A maior delas, com toda certeza, é a instabilidade financeira e a insegurança de ficar o registro trabalhista. Se o profissional não for organizado pode ir de ter bastante dinheiro a não ter nenhum de uma hora para a outra.  

É essencial ter uma boa organização financeira para não passar aperto em momentos de pouca demanda.  

Por que, para alguns,  vale a pena ser freela no Brasil  

Independentemente do valor que você esteja ganhando, é fato que vale a pena apostar nessa carreira. Confira a seguir os motivos:   

1. Contatos 

Uma das principais vantagens de ser freelancer no país é a possibilidade de fazer contato com vários profissionais de diversas empresas diferentes.   

2. Liberdade e flexibilidade 

Um dos benefícios mais evidentes de um profissional freelancer é a possibilidade de ter horários flexíveis e mais liberdade no dia a dia.   

3. Comodidade 

A comodidade é uma vantagem que está diretamente ligada à liberdade e à flexibilidade. Atuando como freelancer, você poderá escolher o local em que trabalha, que pode ser na sua casa, em um café ou em um coworking.  

4. Tempo 

Em relação à gestão do tempo, vale dizer que, como freela, você tem toda a liberdade para controlar seu tempo, mas atenção:  isso em nada quer dizer que você vai trabalhar menos. Bem pelo contrário.   

5. Experiência 

Mais uma vantagem de atuar como freelancer, principalmente para quem está começando nessa carreira, é poder rechear o currículo com essa experiência. É possível que você se identifique como prestador de serviços e relate suas principais atividades desenvolvidas.   

6. Aprendizado constante 

Ser freelancer exige que você lide com diversos tipos de pessoas e de trabalhos. Você acaba se tornando um profissional muito mais aberto para as mudanças e transformações do mercado de trabalho.  

7. Legalização mais fácil 

Como em qualquer empresa, no Brasil existe muita burocracia para legalizar um negócio. Mas, ultimamente, as leis estão mais flexíveis e ficou mais fácil ter um trabalho freelancer legalizado.   

8. Mais oportunidades de trabalho 

Na era digital, encontrar trabalhos como freelancer está cada vez mais fácil. Na internet, você encontra inúmeros clientes buscando trabalhos que você pode executar sem a necessidade de se deslocar a uma empresa. Na Rock Content, por exemplo, os freelancers encontram inúmeras possibilidades de trabalho e renda.  

9. Dinheiro 

Conforme já destacamos neste texto, a questão financeira é muito relativa para o freelancer. Em um mês você pode faturar muito dinheiro, mas em outro pode haver escassez. Por isso, é muito importante que você sempre tenha uma reserva para não passar por situações difíceis. 

 


Compartilhe