Tratamento especial: Calendário Acadêmico

20 de março de 2020 0 min

Todas as instruções abaixo aplicam-se exclusivamente para os cursos de graduação do Centro Universitário Uniopet. Diante da pandemia do Coronavírus COVID-19, dos casos de infecção no Brasil, das Orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Portaria nº343 de 17 de março de 2020 publicada pelo Ministério da Educação (MEC), o Centro Universitário Uniopet passa a considerar a partir do dia 17/03/2020 Tratamento Especial ao Calendário Acadêmico.

Os procedimentos do Tratamento Especial ao Calendário Acadêmico e seu funcionamento estão abaixo descritos:


1. Procedimentos do Tratamento Especial ao Calendário Acadêmico  

O Tratamento Especial ao Calendário Acadêmico será desenvolvido de acordo com as necessidades do momento, em virtude do COVID-19 e são apresentados a seguir:

1.1 Cenário 1: 

Retorno das atividades presenciais no dia 30/03/2020. (já em implantação) Período de suspensão das atividades presenciais: 17 de março a 29 de março de 2020.

Conteúdo Programático: Serão trabalhados os conteúdos previamente planejados pelos professores , conforme planos de ensino.

Retorno às atividades presenciais: 30/03/2020

 Provas presenciais: Ficam mantidas as provas conforme o calendário acadêmico, de 13 a 18 de abril. (apenas para os cursos da EaD (Fase 1), EAD (com encontros presenciais) (Fase 1) e Direito.

1.2 Cenário 2: 

Retorno das atividades presenciais dia 20/04/2020

Conteúdo Programático: Serão trabalhados os conteúdos previamente planejados pelos professores , conforme planos de ensino.

Retorno às atividades presenciais: 20/04/2020

Provas presenciais: As provas serão realizadas entre os dias 24 e 30 de abril.

 

2. Premissas do Tratamento Especial ao Calendário Acadêmico  

Meio de desenvolvimento: Ambiente Virtual de Aprendizagem

Horário das webconferências e chats: As atividades academicas acontecerão no mesmo horário das aulas já em andamento. Os professores organizarão suas atividades utilizando momentos de interação síncrona, fóruns, trabalhos em grupo e atividades de estudo individual.

3. Avaliações durante o Tratamento Especial ao Calendário Acadêmico  

As atividades propostas no AVA poderão ser divididas em 3 eixos:  

  • Atividades de Interação  
  • Materiais de Estudo  
  • Atividades Avaliativas: os alunos serão avaliados mediante participação das aulas e tarefa avaliativa porposta 1 por semana. O valor será atribuido pelo professor de cada disciplina.

 

4. Presença nas aulas  

A Presença será aferida por meio do acesso às atividades, interações e resoluções das proposições no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

5. Atribuições das coordenações de curso  

Cabe aos coordenadores dos cursos de graduação do Uniopet gerenciar o Tratamento Especial ao Calendário Acadêmico.

 

6. Atribuições dos professores  

Cabe aos professores dos cursos de graduação do UniOpet:  

  • Realizar o treinamento por webconferência disponibilizado pela Coordenação Acadêmica do UniOpet nos dias 17 e 18/03.  

  • Disponibilizar os materiais de estudo aos alunos no Ambiente Virtual de Aprendizagem.  

  • Conduzir interações síncronas, no dia e horário das aulas presenciais..

  • Propor uma atividade avaliativa por semana.  

 

7. Atribuições dos alunos  

Cabe aos alunos dos cursos de graduação do UniOpet:  

  • Acessar as disciplinas correspondentes no Ambiente Virtual de Aprendizagem a partir do dia 18/03/2020 nos dias e horários das aulas presenciais.  

  • Participar das interações via webconferência, chats etc propostas pelo professor

  • Estudar material de apoio. 

  •  Resolver as atividades avaliativas previstas.  

 

8. Das exceções  

Em caso de problemas técnicos que impeçam o professor de ministrar webconferências, chats e outras interações no horário previsto, o mesmo deverá gravar um vídeo e disponibilizar aos alunos para que não tenham prejuízo em relação ao conteúdo.

O aluno que estiver impossibilitado de participar das interações, por qualquer motivo, poderá realizar as demais atividades a fim de garantir a aprendizagem.

Disciplinas que contemplam estágios, pesquisa e atividades práticas terão carater especial, sendo que cada professor poderá desenvolver um plano de ação a fim de contemplar a aprendizagem da teoria, durante o Tratamento Especial ao Calendário Acadêmico e da prática após o retorno à normalidade das aulas presenciais.

Poderão ser tomadas novas medidas, coerentes com os orgãos competentes e de acordo com o Plano de Contingência estabelecido pelo Uniopet.