Trabalhar bem não significa trabalhar sem limite de horário: a importância do descanso

08 de outubro de 2020 0 min

Em tempos de home office surge a discussão sobre alguns profissionais que não sabem delimitar as horas que devem trabalhar das de relaxamento. É preciso tomar cuidado: muitas horas de trabalho não significa muita produtividade  

Uma pesquisa realizada em 2019 na Universidade de Illinois confirmou a importância de profissionais saberem delimitar bem o tempo destinado à vida pessoal do necessário para o trabalho. Se cada um souber controlar os limites poderão, assim, lidar melhor com o estresse e principalmente aumentar a produtividade. 

Parece paradoxal, mas acredite, ficar muito tempo a mais que o necessário não vão lhe transformar em uma máquina de bons resultados.  

Muitas pessoas não estão sabendo diferenciar a hora de trabalho da de descanso enquanto trabalham home office. Se antes a preocupação era que os profissionais não se comprometeriam com o horário, hoje surge uma discussão sobre aqueles que não sabem a hora de parar.  Depois que o novo coronavírus exigiu o isolamento social, as casas se tornaram um lugar de demandas impossíveis. 

Nossa vontade de relaxar e estar com a família competem com demandas da casa  e e-mails de trabalho, tudo no mesmo espaço físico. O estresse é muito real e coloca as equipes em risco de desgaste e diminuição da qualidade do trabalho. 

Portanto estar realmente focado nos momentos em que trabalha para então curtir momentos de descanso e relaxamento quando as tarefas acabam é fundamental: impactará em benefícios para a qualidade do que faz e para a saúde física e mental.   

Importância do descanso  

Você deve pensar que quando não está trabalhando ou estudando não está absorvendo nenhum conhecimento ou produzindo nada. Mas não é bem assim que funciona. Enquanto vê um filme, faz um exercício físico que gosta muito, dorme ou pratica um hobby os ganhos são outros. 

A parte do cérebro ativada quando não estamos fazendo “nada” é conhecida como rede de modo padrão (DMN, na sigla em inglês), que tem um papel central na consolidação da memória e visualização de possibilidades futuras. Também é a área cerebral ativada quando as pessoas estão observando outras, pensando sobre si próprias, fazendo julgamentos morais ou processando as emoções de outras pessoas. 

Em outras palavras, se esta rede fosse desligada, teríamos dificuldade de lembrar ou prever as consequências, compreender interações sociais, agirmos eticamente ou termos empatia por outros – todas as coisas que nos tornam não apenas funcionais no trabalho, mas na vida. 

A boa notícia é que você não precisa fazer absolutamente nada para colher os benefícios disso. Descansar é importante, mas a reflexão ativa também. É quando você mastiga um problema ou pensa sobre uma ideia. Se você estiver bem intencionado, poderá ativar sua DMN até se estiver passando tempo nas redes sociais.  

6 Dicas para descansar a mente e o corpo  

Relaxamento conduzido 

Músicas relaxantes e relaxamentos conduzidos ajudam a esvaziar a mente e descansar o corpo. Pratique antes de dormir, deitado em sua cama.  

Visualização 

Sua mente é capaz de criar qualquer coisa que você quiser. Deitado e de olhos fechados, crie um local de descanso que seja tranquilo e transmita paz. Imagine-se descansando e reabastecendo as energias nesse local. Uma musica relaxante pode ajudar a intensificar o momento.  

Yoga 

As técnicas de Yoga trazem interação entre corpo, mente e espírito, proporcionando paz, quietude e consciência emocional. Além de trazer benefícios para a saúde e o corpo, esta prática diminui o estresse e aumenta a sensação de bem-estar. 

Meditação 

A prática regular da meditação aumenta a sensação de serenidade e alegria. Para meditar, é necessário se concentrar apenas uma coisa: pode ser sua respiração, um objeto específico ou as batidas do seu coração. Apenas coloque toda sua atenção em alguma coisa e, de forma consciente, perceba e libere os pensamentos que surgirem.  

Respiração 

Apenas cinco minutos diários são suficientes. Quanto mais consciente você for durante a respiração, mais consciência levará para o dia a dia, aumentando sua capacidade de estar presente e lidar com os desafios.  

Coloque o foco no ar que entra e que sai. Comece apenas fazendo respirações longas e profundas. Toda vez que surgir um pensamento, apenas volte sua atenção para a respiração.  

Relaxamento muscular progressivo 

Libertar a tensão muscular ajuda a afastar as preocupações e relaxar a mente. Você só precisa contrair e, em seguida, descontrair os diferentes grupos musculares do seu corpo.  

Adote hábitos saudáveis 

– Tenha um hobby e faça coisas que lhe façam feliz;  

– Pratique atividades fora do ambiente de trabalho, como cursos e aulas de pintura ou música;  

– Seja organizado, planejando suas tarefas e fazendo uma coisa de cada vez;  

– Converse com alguém querido: boas risadas e conversa agradável podem reduzir significativamente o estresse;  

– Durma bem; 

– Cuide da alimentação, sem descontar as emoções em comidas pesadas e gordurosas.