Tolerância é uma das maiores características do profissional de sucesso

14 de setembro de 2020 0 min

Dentro das soft skills, listadas como características imprescindíveis para os profissionais, hoje vamos dar atenção à TOLERÂNCIA  

Ser tolerante é uma das características mais solicitadas no momento em que o mundo atravessa. Vivemos um tempo de “sinceridade” extrema na internet e nas redes sociais, de discussões acaloradas sobre política e polarização extrema nas opiniões. 

E essa “tal” tolerância, desta forma, é um dos principais fatores para alcançar o sucesso, pois uma pessoa mais racional pode ser muito mais assertiva em suas tomadas de decisões, isso é precioso . 

Diminuir a impulsividade e agir com paciência e discernimento diante das mais diversas situações, que acontecem, tanto na sua vida pessoal, quanto na profissional aumenta as possibilidades de conquistarem cargos de liderança e exercer sua gestão de forma efetiva e alto desempenho. 

O líder tolerante é capaz de estabelecer relacionamentos saudáveis em cenários de estresse, além de ser habilidoso em gestão de conflitos, competências determinantes para promover um clima organizacional positivo e motivado.   

Independentemente de sua posição no trabalho, essa habilidade deve ser colocada em prática diariamente. Deste modo, você promoverá a boa convivência e um clima agradável para se trabalhar, além de reforçar sua imagem pessoal, agindo com cordialidade e polidez. 

Pessoas de sucesso são cercadas de boas relações. Seja no ambiente de trabalho ou na vida pessoal, agir de forma tolerante vai fazer com que você chegue cada vez mais longe em sua jornada.  

A tolerância é o caminho do sucesso 

Tolerar é determinante para melhorar a qualidade de seus relacionamentos e também para o seu próprio bem-estar pessoal. Abaixo você confere as razões que fazem com que ela seja tão importante em nosso dia a dia.   

Ouvir com atenção 

Geralmente, quando um conflito ou um desentendimento acontece é porque nós nos empenhamos ao máximo para expor nossos argumentos, tentando convencer o outro daquilo que nós acreditamos, sem deixar que ele fale e também exponha suas ideias. 

E é exatamente neste contexto que a tolerância se apresenta e faz com que tudo seja diferente.   

Relações saudáveis 

Com a evolução tecnológica e a globalização, algumas mudanças ocorreram no estilo de vida das pessoas, inclusive na forma de interagirem umas com as outras. Com tantos compromissos diários, dedicar tempo para investir nas relações, tem se tornado uma tarefa cada vez mais desafiadora, promovendo um certo distanciamento entre os indivíduos, e com isso, a impaciência e intolerância para lidar com o próximo. 

Neste cenário, as pessoas tolerantes se inserem e fazem questão de separar um tempo para cuidar de suas relações familiares, sociais e profissionais. Isso acontece, porque elas entendem que somos seres relacionais, portanto, manter contato e trocar experiências com outros indivíduos é essencial para que todos sintam-se verdadeiramente plenos em sua jornada evolutiva. 

Com isso, elas passam a estabelecer relacionamentos mais construtivos e saudáveis.   

Networking  

Além se ser um forte contribuinte para a construção de uma carreira de sucesso a tolerância também contribui para a ampliação do networking de todo e qualquer tipo de indivíduo. 

Isso acontece porque as pessoas em volta do indivíduo com esta característica logo percebem que se trata de alguém com um grande diferencial e fazem questão de estabelecer e manter contato, lembrando sempre dele caso surjam oportunidades nas quais ele se encaixe, seja no âmbito profissional ou no pessoal.   

Sem julgamentos 

Ao longo de nossa vida lidamos com indivíduos de diversos perfis, cada um com seu jeito de falar, se comportar, com opiniões, crenças e valores diversos. Naturalmente, em meio a essa vasta diversidade de personalidades, estamos propensos a conhecer algumas pessoas com as quais não nos identifiquemos. Neste momento é preciso exercitar a tolerância, principalmente, se houver necessidade de manter contato frequente com elas.