TCC inova com produtos inéditos

29 de novembro de 2021 0 min

Alunos de Engenharia Mecânica apresentarão 14 produtos e serviços que prometem sair da teoria para a prática 

Produtos como uma mesa portátil que ajuda a auxiliar nas posições de quem pratica yoga, um elevador móvel e até um sanitário automatizado para pets fazem parte dos projetos de conclusão de curso da turma de Engenharia Mecânica do UniOpet. 

Ao todo, 47 alunos irão apresentar 14 projetos para a banca examinadora. Serão apresentados protótipos do produto ou serviço, todos inéditos. 

O projeto foi conduzido pela professora Silmara Kowalski e a banca examinadora será constituída por ela, pela professora Lucinete Hey e pelo professor Abel. 

Silmara explica que o trabalho do semestre do curso de Engenharia Mecânica 8p, na matéria de Engenharia de Produto, foi pautado pela confecção de um protótipo de produto ou serviço, inédito no Brasil, contemplando também o P.I. do período, com inserção das matérias ministradas no mesmo. 

Como segundo produto gerado pelo projeto e em consonância com ele, os alunos escreveram um artigo para a Revista de Engenharia. “Assim trouxemos a teoria e a prática de mercado para a sala de aula e aplicação de metodologias ativas tão importantes para o meio acadêmico”, enfatiza a professora. 

Veja a seguir os projetos que serão apresentados como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos:.   

Produtos e Serviços  

1)YOGUI TABLE - Mesa portátil para auxiliar em posições yoguis. 

2) Bomba d'água com filtros - Filtra a água do banho para reaproveitamento em pias e sanitários. 

3) Lubrificador automatizado para correntes de motocicleta - Lubrificação automatizada para corrente da moto. Evita desperdício do óleo e contribui para as práticas sustentáveis.  

4) Elevador Móvel - O objetivo é fazer a elevação dianteira ou traseira em estilo gangorra. O equipamento é portátil e ajuda na ergonomia.  

5) Projeto RACK JC01 - Rack para transportar pranchas de Surf com segurança e praticidade.  

6) Dispositivo de acoplamento para otimização de produção em equipamento de usinagem - Ferramenta acoplada ao torno para aumentar a qualidade dos produtos produzidos. 

7) Desembarque e içamento motorizado (elevador) de estepe -  Desembarque e Içamento motorizado para veículos, com ganhos ergonômicos.  

8) Aplicação de madeira plástica para produção de casinha para cachorros -  Projeto que visa desenvolver uma forma inovadora de aproveitamento de material de forma sustentável para confecção de produtos. 

9) Sacola tecnológica biodegradável - O projeto pretende propor materiais para confecção de sacolas biodegradáveis. 

10) Extensão de tomadaA extensão tem um sensor que identifica diferentes tensões no equipamento.  

11) Alimentador bovino com timer, movido a luz solar -  Objetivo é contribuir com a sustentabilidade automatizando a alimentação bovina. 

12) Canudo duplo em formato de serpentina, canudo ICE - Objetivo : ao beber um líquido frio a serpentina terá o objetivo de fazer a troca de calor gerando resfriamento.  

13) Prótese auxiliar para levantamento de cargas e auxílio a idosos. O Produto tentou viabilizar um exoesqueleto que ajudará no levantamento de cargas de forma a contribuir para a ergonomia do trabalhador e também poderá ser usado para auxiliar idosos.  

14) Aki Pode XIXI - A Revolução dos Banheiros PETS - Objetivo é construir um sanitário automatizado para os pets eliminando o xixi, que irá diretamente para o ralo.  


Para saber mais sobre o curso de Engenharia do UniOpet, acesse aqui