Série cursos - Engenharia de Produção

12 de julho de 2022 3 min

Profissão está em alta no mercado e vai além do chão de fábrica

Com a intensa industrialização e globalização, cada vez mais os processos produtivos precisam ser otimizados para que haja um aumento de competitividade na empresa, de forma a aumentar a satisfação dos clientes e reduzir os custos.

Sendo assim, é interessante conhecer um pouco mais sobre esse universo da produção, suas áreas de atuação e principalmente qual é o salário dessa profissão, para saber se essa é a Engenharia certa para você.

Mas afinal, o que é Engenharia de Produção?

Em resumo, a Engenharia de Produção é a área da Engenharia que estuda e realiza melhorias quanto à implementação de sistemas de produção e tudo que o envolve, como o uso de materiais, equipamentos, recursos naturais, humanos e energéticos.

Apesar de ser ligada em um primeiro momento ao chão de fábricas e indústrias, a Engenharia de Produção não se resume a isso. Ela atua em diversos segmentos, como no setor de serviços e também no varejo.

Sendo assim, torna-se uma área muito extensa, que abrange conhecimentos de várias etapas e processos em uma determinada linha de produção. Aqui vale ressaltar que a produção é a transformação de um estado para outro, não necessariamente em um bem físico.

O Curso do UniOpet

Assim como as outras Engenharias, o curso de Engenharia de Produção do UniOpet é presencial e também possui matérias da formação básica, que são as disciplinas de Matemática, Física, Química e Computação.

Quem opta por fazer este curso deve saber que o currículo envolve, entre outros, os seguintes conhecimentos:

Engenharia de Operações e Processos: Projetos, operações e melhorias dos sistemas que criam e entregam os produtos (bens ou serviços) primários da empresa.

Logística: Técnicas para o tratamento das principais questões envolvendo o transporte, a movimentação, o estoque e o armazenamento de insumos e produtos

Qualidade: Planejamento, projeto e controle de sistemas de gestão da qualidade que considerem o gerenciamento por processos

Engenharia de Produto: Conjunto de ferramentas e processos de projeto, planejamento, organização, decisão e execução, compreendendo desde a concepção até o lançamento do produto e sua retirada do mercado, entre outros.

Para saber mais sobre o curso de Engenharia de Produção do UniOpet, acesse aqui.

Ao final do curso são necessárias horas de estágio e o trabalho de conclusão de curso (TCC).

Ao longo do curso, a Engenharia de Produção se desdobra em áreas mais específicas, tanto nos processos industriais, nas linhas de produção do chão de fábrica, quanto em processos gerenciais, como gestão financeira, estratégica e operacional.

Áreas de atuação

A Engenharia de Produção participa de todos os processos de transformação de produtos. Como consequência, ela acaba possuindo diversas áreas de atuação, mais precisamente dez, segundo a ABEPRO.

1. Logística

Essa área compreende as técnicas que envolvem as atividades de movimentação, estoque, transporte e armazenamento de produtos, sempre com a preocupação de reduzir custos, garantir a disponibilidade dos produtos e o atendimento às necessidades dos clientes.

2. Pesquisa Operacional

A área de Pesquisa Operacional foca na resolução de problemas e tomadas de decisão embasadas por modelos matemáticos processados computacionalmente. Compete ao profissional dessa área o planejamento com objetividade e racionalidade nos processos de tomada de decisão.

3. Engenharia da Qualidade

O engenheiro que trabalha nessa área tem o foco no planejamento e controle dos sistemas e da qualidade. Utiliza ferramentas da qualidade para o gerenciamento dos processos e tomadas de decisão.

4. Engenharia do Produto

Participa de todas as etapas de processamento pelas quais o produto passa, desde o projeto até o seu lançamento, assim como o desenvolvimento de novos produtos.

5. Engenharia Organizacional 

Aqui, o foco é a gestão das organizações, utilizando planejamento estratégico e operacional, técnicas de produção e gestão empreendedora e uso de ferramentas de sistemas de informação.

6. Engenharia Econômica

Essa área é voltada para as comparações, estimações e avaliações de resultados econômicos para a tomada de decisão de forma estratégica. Utiliza de ferramentas matemáticas para facilitar a análise.

7. Engenharia do Trabalho

O foco dessa atuação é na interação entre máquina e ser humano, envolvendo o ambiente e sua organização. O engenheiro desta área se preocupa na implementação dos sistemas de trabalho em conjunto com as necessidades e habilidades das pessoas, visando a melhor qualidade e produtividade.

8. Engenharia da Sustentabilidade

A Engenharia de Sustentabilidade busca a utilização dos recursos naturais na empresa de forma consciente, além da destinação e tratamento corretos dos resíduos gerados, com responsabilidade social e gestão ambiental.

9. Educação em Engenharia de Produção

Finalmente, há a área de Educação em Engenharia de Produção (graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão) e suas áreas afins, aborda a formação de pessoas, organização didática e metodologias de ensino/aprendizagem.

10. Engenharia de Produção X Administração

A Engenharia de Produção se difere da Administração por ser um curso voltado para projetos, assim como as demais engenharias. Contudo, ao invés de projetar carros, instalações elétricas ou construções, o foco do engenheiro de produção são projetos de sistemas logísticos e produtivos.

Além disso, sendo um curso de engenharia, o uso da tecnologia de uma forma mais técnica é outro ponto a se destacar como diferença. O profissional de Engenharia de Produção utiliza seu conhecimento técnico para desenvolver sistemas que otimizem e integrem a produção.

11. Engenharia de Produção na sociedade

O engenheiro de produção participa do planejamento de diferentes sistemas produtivos e de como serão utilizados os recursos naturais necessários no processo. Além disso, também é competência dele o descarte de materiais e tratamento de resíduos

Sendo assim, é essencial uma escolha consciente de materiais que serão utilizados nos processos e produtos, além do descarte adequado para que não haja danos ao meio ambiente. Para isso, o profissional precisa ter responsabilidade social e ambiental em seus projetos.

Além disso, a Engenharia de Produção está fortemente ligada ao aumento da eficiência da produção e redução de desperdícios, o que gera consequentemente uma diminuição de materiais descartados e no uso de recursos naturais.

Salário de um engenheiro de produção

Apesar de ser essencial saber mais sobre o curso de Engenharia de Produção e conhecer suas áreas de atuação, precisamos ter uma ideia do que vem após a formatura, né?

No Brasil, temos a Lei 4.950/A, de 22 de abril de 1966, que especifica o salário mínimo dos profissionais de Engenharia. Pela Lei mencionada:

  • Jornada de 6 horas: 6 salários mínimos
  • Jornada de 7 horas: 7,25 salários mínimos
  • Jornada de 8 horas: 8,5 salários mínimos

Contudo, como são muitas engenharias, campos de trabalho e diversas empresas onde um engenheiro de produção pode atuar, os valores reais de salário podem destoar um pouco dos valores acima.

Com a crise, não apenas na indústria como também em lojas de varejo, prestadoras de serviço e no setor da agroindústria, passaram a se preocupar ainda mais com a otimização do processo, melhora da eficiência e, claro, redução de custos. É nesse cenário que entra o engenheiro de produção, encontrando mais oportunidades no mercado de trabalho.

Resumindo

A Engenharia de Produção está envolvida em processos aos quais, na maioria das vezes, não temos acesso, mas que influenciam diretamente na qualidade dos produtos que chegam em nossa casa. Sendo assim, é uma profissão de extrema importância para a sociedade como um todo.

A Engenharia de Produção é uma grande área do conhecimento que abarca disciplinas voltadas para a melhoria de um sistema produtivo. Todas as atividades que envolvem o projeto de um produto, sua viabilização, o planejamento da produção e a distribuição de insumos fazem parte do que é a Engenharia de Produção.

A Engenharia de Produção vai além dos aspectos técnicos. 

Ela combina conhecimentos científicos, tecnológicos e humanos para obter os melhores resultados em determinada produção. Ela lida, portanto, com bens e serviços integrados, o que envolve desde os recursos humanos até a informação e tecnologia.