Saiba o que pode ajudar a melhorar hábitos e organizar a vida

21 de julho de 2021 0 min

Pequenas mudanças no dia-a-dia ajudam a ter mais qualidade de vida, ganhar tempo e tirar os maus hábitos do caminho


Alguns hábitos - seja para o bem ou para o mal - são muito difíceis de mudar. Fumar, roer unhas, começar uma dieta. 

Quem nunca estabeleceu planos para que essas pequenas mudanças ocorram? Algumas pessoas mais persistentes, conseguem.

Não é fácil, mas é possível. E para tanto, existem técnicas e estudos que ajudam. Estabelecer uma rotina e organização, por exemplo, ajuda a ganhar tempo e tranquilidade. E no mercado existem até aplicativos que ajudam nessa mudança.

E como dizia Mahatma Gandhi – pacifista e ativista indiano que promoveu a independência de seu país: “Você tem que ser o espelho da mudança que está propondo. Se eu quero mudar o mundo, tenho que começar por mim”. 

Você  pode começar por coisas pequenas. E quando se der conta, estará mudando o mundo. Pelo menos o seu!


Veja como:

Pequenos hábitos
Para experimentar a força da mudança, comece com pequenos hábitos. Por exemplo: ter horários para dormir e acordar. Geralmente, para despertar, usamos um alarme. Se ele tocar todos os dias no mesmo horário, você irá notar que com o tempo, seu corpo despertará antes do relógio. Mas não vale colocar no modo soneca. Esta pequena mudança te ajudará a acordar com mais disposição para enfrentar um dia de trabalho. Outra dica: tire seu cérebro da zona de conforto. Mude hábitos como escovar os dentes com a mão contrária, dar carona para alguém e ir conversando. Ajudam a tirar o cérebro do automático.

Mudança de rotina
Partindo do princípio de que todo hábito tem um gatilho que o desperta, então, temos que entender qual é ele, o que o desperta, e mudar rotinas e comportamentos como fumar, beber ou roer unhas. A recompensa é a tranquilidade que a rotina nos proporciona e que faz com que nosso cérebro queira repetir.

Corpo são, mente sã
Uma vida saudável não depende apenas de alimentação e exercícios. Uma noite de sono bem dormida ajuda, mas também é necessário cuidar da mente. E por que não também do espírito? Ler bons livros, ver um bom filme, estar com amigos e familiares. Uma mente saudável num corpo saudável, evita a depressão. E no plano espiritual, meditar e rezar, ajudam.

Trace um plano
Não improvise e nem confie na sua força de vontade. Quantas vezes já não começamos uma dieta na segunda-feira e no final de semana já quebramos? Então, trace um plano e estabeleça como mudará seu comportamento nocivo. Ter um plano estratégico é a melhor forma de mudança de hábitos.Coloque num papel, leia todos os dias e foque.

Paciência
Não é de um dia para outro que mudamos nossos comportamentos. Use sua sensibilidade para detectar hábitos que te prejudicam e afetam a sua vida. É preciso compreender que hábitos são comportamentais e é preciso entendê-los. E como todo hábito é comportamental,muitas vezes não obedecem à racionalidade. 

Aplicativos ajudam
Existem na internet vários aplicativos que ajudam nas rotinas. Tanto para Android quanto para IOS. Eles ajudam a organizar seu dia a dia, lançando alertas e dando dicas. Confira alguns:

  ● “Fabulous: Motive-me” – disponível para Android e iOS;

  ● “7 Weeks” – disponível para Android;

  ● “Streaks” – disponível para iOS.


ACESSE NOSSO SITE