Reta Final do ano letivo: 7 dicas para manter desempenho nos estudos

01 de dezembro de 2020 0 min

Em um ano tão atípico quanto foi 2020, qualquer auxílio para se manter motivado é muito bem vindo, não é? Confira as nossas dicas  

Enfim, chegamos ao mês de dezembro, também conhecido como o último do ano letivo!  E, vamos combinar, que ano complexo foi 2020, não é?! Pensando nisso separamos 7 super dicas para manter a motivação nesta reta final dos estudos visando não diminuir o desempenho nas provas, artigos, trabalhos, enfim, nos estudos.   

Qual é o seu objetivo? 

Por que você precisa finalizar o ano com um bom desempenho nos estudos? Para conseguir uma bolsa de estudos fora do país ou para uma pós-graduação? Para conseguir um bom emprego ou aquela vaga de estágio dos sohos? Para se formar com honras? Qualquer que seja o seu objetivo, ele sempre é bastante eficaz em alimentar a sua motivação.   

Você tem metas claras?  

As metas ajudam a manter o foco sempre alerta e colaboram para que seja atingido o resultado esperado. Essa iniciativa vai ajudá-lo a ter um plano de estudos mais eficiente.  

Todos os dias, nas horas separadas do seu dia para o estudo, saiba bem o que você precisa produzir (se textos, artigos, exercícios, resumos...) e não desista antes de finalizar.  

Se você atingir as metas, qual será a recompensa?  

Todo mundo merece um bom “agradinho” após se esforçar bastante. Procure se “presentear” com momentos de descontração e lazer após ter cumprido a missão.  

Ninguém é de ferro.  Infelizmente neste momento que atravessamos, estar com os amigos e sair de casa está cada vez mais restritivo. Porém, você pode maratonar uma série, fazer um jantar delicioso em família ou apenas fazer “vários nadas” para descansar.  

Como não desistir frente a uma dificuldade? 

Ficar constantemente preocupado com a possibilidade de fracassar é sinal de que você precisa mudar a maneira de pensar. Com o acúmulo de conteúdo, é mais complicado dar conta do recado. Porém, não há motivo para desespero. Pelo contrário, deve ser uma motivação a mais para você superar as próprias limitações.  

Já revisou o que aprendeu?  

Você é um estudante muito dedicado e organizado. Além disso, está cumprindo o calendário de estudos à risca. Será que não está faltando algum detalhe? Sim, você precisa verificar o que foi assimilado durante o dia. Para ter uma melhor compreensão do conteúdo, a dica é fazer uma revisão do que foi estudado naquela data.   

Como está a sua saúde física e mental?  

Não adianta ficar noites sem dormir para compreender os tópicos de cada disciplina com exatidão. Se você quer se diferenciar da concorrência, é necessário se preocupar com a saúde. Ou seja, procure ter uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos e dormir com qualidade.  

Está mantendo o foco aceso?  

Nem sempre tudo acontece da forma como gostaríamos, certo? Apesar disso, você precisa ter foco no seu principal objetivo, definido lá na primeira dica. Evite que os problemas com familiares e os amigos tirem a sua concentração. Pense nos benefícios que você terá no futuro ao concluir uma faculdade, em uma instituição de ensino superior, reconhecida pelo mercado como é  o UniOpet.