Quando vender seu peixe promove toda a comunidade

05 de março de 2021 0 min

A startup “Olha o Peixe” entrega pescados do litoral paranaense em sistema de assinatura, e logo terá um app  

Curitiba e vizinhança terão em breve um aplicativo para encomendas online de pescados frescos do litoral paranaense. Com o app, a startup “Olha o Peixe” dá mais um passo para ampliar um serviço lançado há dois anos, e que nasceu cheio de propósito.  

O principal deles é incentivar o consumo do pescado local e fomentar a cadeia da pesca artesanal. A “Olha o Peixe” oferece um serviço de impacto social ao conectar pescadores com o mercado consumidor.  

O modelo de negócio reúne um sistema de comercialização e delivery de pescados frescos. Eles são entregues diretamente ao consumidor final ou a restaurantes. O pulo do gato da startup é fazer a ponte entre as comunidades pesqueiras e os clientes.  

Com isso, busca garantir negociações mais justas e pescaria com menos impacto ambiental.  

A startup já conquistou reconhecimento público. No finzinho de 2020, ficou em primeiro lugar no Programa Natureza Empreendedora, que a Fundação Boticário promove para dar visibilidade a negócios inovadores, capazes de contribuir com a conservação da biodiversidade.  

O prêmio de R$ 10 mil vai financiar o aplicativo e reforçar uma estratégia de marketing de conteúdo. O primeiro projeto é um livro de receitas produzido com o apoio de cozinheiros profissionais do Paraná e do Instituto Linha D'Água.  

O e-book “Da pesca artesanal para sua mesa - Conhecendo e preparando os pescados paranaenses” poderá ser baixado no site da empresa. Fique de olho para receber receitas à base de pescado, com destaque para as espécies encontradas no litoral do Paraná, como o atunzinho, o bagre, a cavala, o camarão branco e o caranguejo.  

Vale a pena acompanhar a trajetória da “Olha o Peixe”. Quem aprecia consumo consciente, também pode experimentar uma assinatura de delícias pescadas e preparadas por pescadores do nosso litoral. 


Adriana Karam, pesquisadora e implementadora de inovação em educação, é presidente do Grupo Educacional Opet.