Pesquisar, antes de fazer

22 de outubro de 2021 0 min


Antes de definir uma carreira profissional, pesquise em que área quer atuar


Para quem está pensando em fazer um curso de graduação, é fundamental pesquisar sobre as áreas de interesse para conhecer melhor a atuação na prática, e assim decidir por uma profissão. Além de ajudar a identificar quais as áreas de seu interesse, é possível ver com quais profissões há  mais identificação e quais trabalhos você se vê exercendo no futuro.

Uma boa dica é diversificar as fontes de pesquisa e procurar aprofundar um pouco mais os conhecimentos sobre a área de interesse .

Mas aí vem um outro questionamento. Se uma carreira de sucesso pode ser pensada a partir de se fazer o que gosta, será que só isso basta?

Escolher uma profissão, não é simplesmente optar por um hobby. Para tanto, é preciso analisar uma série de fatores.

Mas para isso a decisão deve ser bem fundamentada e não pode ser impulsiva. Essas dúvidas devem ser resolvidas antes de marcar a opção do curso nos formulários da faculdade.

Entender a importância de escolher uma carreira que lhe apetece pode fazer toda a diferença no futuro.

Para ajudá-lo a escolher uma carreira de sucesso, preparamos um  guia para mostrar o que é preciso analisar antes de eleger uma profissão e como visualizar os fatores que devem ser fundamentais no processo.


Satisfação X carreira de sucesso

Em algum momento no século passado, era comum ouvir as pessoas dizerem que trabalho não tem nada a ver com prazer. Essa postura pode ter sido verdade, mas hoje as coisas funcionam de forma diferente. Há inúmeras histórias de jovens bem-sucedidos, que fazem o que realmente gostam, e encontraram o bem-estar e a satisfação na carreira que escolheram.E cada vez mais procuram se realizar dentro de suas profissões.
Para chegar a essa decisão, basta fazer as seguintes  perguntas.

● Como você se vê daqui a cinco anos?
● Qual seria a sua rotina de trabalho?
● Você se imagina na carreira ideal?


Essas respostas devem servir de base para responder a outras — no futuro — quando for medir o grau de satisfação da sua carreira:

● Você está cumprindo seus objetivos traçados na faculdade?
● Você se sente bem na empresa?    
● Quais são suas aspirações salariais e profissionais?
●  Elas são viáveis no seu contexto?


Estudar sobre o assunto
Ao optar por um curso em que há prazer nos estudos, as chances de você se especializar são maiores. Isso também é refletido em todas as fases da faculdade: participação nas aulas, preparação de trabalhos, pesquisas, procura por estágios e networking.
Quando as pessoas se envolvem com algo que lhe dá satisfação, tudo fica mais natural. Os problemas que se apresentam são mais prazerosos de serem resolvidos, mesmo quando as dificuldades são imensas.

Isso não acontece numa área em que não se tem afinidade. O estudo será uma tortura e seu empenho não ficará à altura das necessidades. Isso tudo refletirá nas notas e avaliações.

Talento é tudo
Ter a oportunidade de trabalhar com o seu talento é das maiores satisfações que uma pessoa pode ter. E isso se reflete naturalmente na relação com seus colegas, chefes, subordinados, clientes, parceiros e fornecedores.

Rotina prazerosa
Quando alguém opta por estudar aquilo que gosta e segue a carreira que mais lhe apetece, as chances de insatisfação são mínimas. Pelo contrário, a rotina pode ser massacrante, mas ela não impede o prazer nem o envolvimento.
O profissional que faz o que gosta sempre encontra, no dia a dia do emprego, um jeitol para que a rotina não o atrapalhe ou incomode. Ao fim do dia, o aborrecimento é apenas momentâneo.

Envolva-se
Para se manter atualizado, você deve procurar as melhores disciplinas, buscar os professores para dividir dúvidas e pesquisar conteúdo extra, envolver-se nas atividades relacionadas ao curso, entre outros.Tudo isso conta como uma preparação para o  futuro no mercado de trabalho.

Para quem já se formou e quer disputar uma vaga na empresa em que sempre desejou trabalhar, a dica é conhecer bem a área de atuação, suas competências, o mercado em que ela está inserida, as tendências e possibilidades, contam muito no momento da avaliação por um recrutador. Uma vez lá dentro, o interesse por se aperfeiçoar também será muito valorizado.

Além da pesquisa básica na internet, você também pode:

1 – Buscar profissionais que atuem com aquilo que você tem curiosidade de saber mais para conversar e tirar dúvidas;
2 – Procurar pessoas que trabalhem com sua área de interesse no LinkedIn para acompanhar sua trajetória profissional e suas publicações;
3 – Seguir pessoas que sejam referência na área em que deseja trabalhar para se manter atualizado e poder conhecer mais de perto a profissão na prática;
4 - Fazer networking, estabelecendo conexão com pessoas que sejam de áreas afins. Isso também pode ajudar!

Para quem quer começar uma carreira de sucesso, o Uniopet oferece vários cursos em diversas áreas. Os cursos são presenciais, EAD (com encontros presenciais), EAD, de  extensão e pós-graduação. Conheça melhor sua área de interesse acessando aqui.