Paz para diversidade: PEA Unesco do Paraná debate segurança e paz nas escolas

31 de outubro de 2023 0 min

Há 70 anos, o mundo se recuperava do trauma da Segunda Guerra e buscava formas de evitar novos conflitos. Foi nesse cenário que surgiu, em 1953, o Programa das Escolas Associadas à Unesco (PEA), que partia do pressuposto de que “se a guerra nasce na mente dos homens, é lá que ela deve ser combatida”.

"O PEA está presente hoje em 10 mil escolas de 180 países, incluindo o Brasil, onde mais de 580 instituições de ensino estão associadas ao programa. No Paraná, as instituições do PEA se reuniram em setembro para realizar ações que fomentem a paz nas escolas e combater a violência no ambiente escolar, após os episódios recentes ocorridos no Brasil. As escolas associadas definiram em conjunto a realização de uma semana para a paz, com ações definidas por cada escola a partir de uma mesma linha de atuação", explica a professora Adriana Karam, presidente do Grupo Educacional Opet e coordenadora regional do PEA Unesco no Paraná.

Uma pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) revela que o Brasil teve 24 registros de ataques com violência extrema em escolas nos últimos 20 anos. O mais recente caso, nesta segunda-feira (23), aconteceu em um colégio estadual na zona leste de São Paulo (SP).

De acordo com a educadora, a temática está em sintonia com os objetivos do PEA Unesco, que trabalha para construir ativamente um mundo mais justo, pacífico, inclusivo e sustentável.

“A paz significa olhar o outro e acolher a diversidade. Ela reconhece as diferenças, que são vistas como características de cada pessoa, e não um potencializador de discriminação e dor. Dentro das escolas, buscamos construir um ambiente em que a paz seja possível”, define Adriana Karam

Atuação conjunta

“No PEA Unesco no Paraná, temos uma atuação conjunta, que fortalece as escolas por meio da atuação em rede. É um amadurecimento das instituições de ensino, dentro e fora de seus muros, com as comunidades e outras escolas, todas pensando a paz em conjunto”, detalha Adriana.

Segundo a coordenadora regional, o PEA Unesco tem sua ação definida por três grandes pilares:

- A cultura da paz

- A sustentabilidade a partir da ação humana, ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU

- O desenvolvimento da aprendizagem multicultural

“Com isso, nós buscamos educar nossos alunos para que se compreendam como habitantes do planeta, numa ideia de cidadania planetária enquanto humanidade, com desafios, direitos e deveres. A educação age na formação de sujeitos que promovam a paz e contribuam com a paz”.

Cartilha do MEC

O Ministério da Educação (MEC) elaborou a cartilha “Recomendações para Proteção e Segurança no Ambiente Escolar”, em formato online, para orientar toda a comunidade escolar e dar mais eficácia aos programas de prevenção e intervenção de atos de violência nas escolas e nas universidades. O material está no formato de vídeo e disponível no canal do MEC no YouTube, com tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e impresso em braile.