Centro Universitário UniOpet tem avaliação máxima do MEC

10 de julho de 2023 0 min

Assessoria – No ano em que comemora 50 anos de atividades, o Grupo Educacional Opet acaba de ter seu Centro Universitário UniOpet avaliado com nota máxima (nota 5) pelo Ministério da Educação (MEC). O recadastramento da instituição avaliou aspectos como corpo docente, capacitação técnica, projetos de iniciação científica e de extensão, projetos de responsabilidade social e percepção dos alunos, além de infraestrutura e gestão de pessoal.

“A nota 5 do MEC é o reconhecimento do trabalho que fazemos com total dedicação e foco na excelência. Quem vem realizar seu sonho de graduação sabe que encontrará o mais alto nível de formação e preparação para o mercado de trabalho, e com DNA de inovação de 50 anos da Opet. Nossa proposta é desenvolver as habilidades, competências, conhecimento técnico e formação profissional para que os profissionais formados aqui façam plena diferença na sociedade”, comemora a professora Cristiane Mello, diretora institucional do UniOpet.

A professora Adriana Karam, reitora do UniOpet e presidente do Grupo Opet, ressalta que o reconhecimento do MEC é fruto da dedicação de todos os colaboradores da instituição. “Só temos a agradecer aos professores, coordenadores, técnicos e administrativos”, diz.

Investimentos constantes

O UniOpet mantém um plano de investimentos constantes. Em 2021, iniciou um dos seus maiores projetos, ao expandir a oferta de cursos da área da Saúde, com a implantação das graduações de Odontologia, Psicologia e Medicina Veterinária, que se somaram às de Biomedicina, Fisioterapia, Nutrição e Estética e Cosmética.

Outra estrutura de destaque da instituição, inaugurada no segundo semestre de 2022, é a Clínica Saúde UniOpet, no Campus Rebouças. Tecnológico e funcional, o novo complexo de laboratórios e salas de atendimento do UniOpet é dedicado às práticas de Medicina Veterinária, Psicologia, Fisioterapia, Biomedicina e Nutrição.

O espaço é destinado à capacitação de pessoal, adequações na infraestrutura física e construção de laboratórios. O investimento permite que a comunidade acadêmica receba atendimento clínico de profissionais e estudantes. “A Clínica Saúde abriga laboratórios do curso de Medicina Veterinária e as clínicas de Psicologia, Fisioterapia e Nutrição. As salas de Veterinária contam com laboratórios de parasitologia, de anatomia animal, microbiologia e imunologia. São laboratórios versáteis e bem amplos dedicados às disciplinas, que permite inúmeras atividades, como fazer testes com tecidos animais em Histologia”, explica a professora Cristiane.

Já a clínica de Psicologia é voltada para futuros atendimentos à comunidade externa e prática da convivência dos estudantes. “Temos também uma sala de observação do comportamento humano. A clínica de Fisioterapia conta com pequeno estúdio de pilates, além de ser bastante equipada com a parte de cinesiologia e todas as práticas para a Fisioterapia.” A Nutrição presta atendimento em uma Clínica Escola dos estudantes. “Contamos ainda com todo o equipamento de bioimpedância, software de acompanhamento nutricional, dentre outros equipamentos de ponta”, detalha.

Cursos em expansão

A diretora ressalta, ainda, que os cursos de Direito e Psicologia na modalidade EAD estão em aprovação pelo MEC, com previsão de lançamento para 2023. “Também estamos lançando o curso presencial de Psicologia no campus Centro Cívico, ampliando a oferta de vagas e de instalações para nossos alunos. Ao todo, temos 37 cursos de graduação nas modalidades presencial, semipresencial e EAD, e 33 cursos de pós-graduação, com suporte de seis polos próprios pelo Paraná.”

Outro destaque da instituição, a Escola de Engenharia e Arquitetura do UniOpet mantém o Complexo de Laboratórios de Tecnologia no Rebouças. São contemplados os cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica, Civil e Engenharia de Software.