O TCC não será um estressante se você seguir estas dicas

14 de julho de 2020 0 min

Seu Trabalho de Conclusão de Curso poderá ser produzido com muito mais tranquilidade se você estiver atento a algumas pequenas dicas de organização e foco.   

Tem muito estudante que só de ouvir falar em Trabalho de Conclusão de Curso já perde noites e mais noites de sono. Tem até aquela máxima que diz “é mais fácil entrar na faculdade do que sair dela”. 

Mas calma, não é assim desesperador, pode acreditar. Se você se dedicar à pesquisa e estiver seguro do que quer desenvolver desde bem cedo na jornada acadêmica as coisas ficam bem mais simples.  

Se você está lendo isso aqui é porque já sabe muito bem o que é TCC, o que talvez ainda não saiba é: por onde vou começar? Como desenvolver essa tarefa tão importante para então receber seu sonhado diploma e começar a sua carreira profissional? 

O que é TCC você já sabe, e muito bem, aliás. Aluno, se você seguir estas etapas sobre as quais vamos falar aqui neste texto, esta fase da graduação não se tornará traumática.   

01) Escolha um tema  

Essa é a primeira dificuldade que o aluno encontra neste momento. Depois de passar por alguns anos de graduação, vários assuntos nos são apresentados. Fica mesmo bem difícil escolher. 

Mas, você consegue se lembrar de algo que conheceu na faculdade que fez toda diferença? Algum assunto que te interessou mais que os outros ou que ampliou seus horizontes profissionais? A dica é começar a pensar nisto cedo. 

Não precisa necessariamente decidir logo no começo do curso, mas vá sempre pensando que no fim, o TCC chegará e a escolha pode ser bem desafiadora. Opte por temas com objetivos bem claros, não tente abraçar o mundo com sua pesquisa. Isso acaba por dispersar a pesquisa e será difícil, no fim das contas, aprofundar qualquer tema.  

Em resumo: não torne as coisas ainda mais difíceis para você mesmo. Escolha um tema que você realmente goste, converse desde sempre com seus professores e não tenha vergonha de se aconselhar ao longo dos anos.   

02) Organize-se  

Se você foi um aluno exemplar durante todo o curso, excelente. Caso contrário, entenda que o TCC é mais complexo, demorado e demanda maior organização. 

Está pensando como organizar seu tempo? Aqui, vale contar com um caderno, documento online, bloco ou qualquer outra coisa que sirva para anotar suas ideias e referências. 

Tenha certeza de que algum dia você vai se perguntar “onde foi que eu vi isso mesmo?” e se estiver registrado nesse banco de dados central, seu trabalho vai ficar muito mais interessante.  

3) Pesquise/busque dados antes de iniciar a redação 

Seu trabalho pode até ser inédito, mas deve ter semelhanças com outras iniciativas e, até mesmo, com outros temas para TCC. Antes de começar a desenvolver ideias e soluções, levante informações. 

É hora de expandir, de tentar ver tudo o que há disponível como fonte para, só depois, fazer os recortes necessários e filtrar as referências mais importantes.  

04) Mergulhe no processo de  pesquisa 

Muita gente tem medo e não sabe bem como fazer um TCC porque nem tudo está tão definido como nas outras etapas da faculdade. Ou seja, agora você é quem decide sobre o que quer falar. 

Para isso, é importante contar com referências, mas também levar em consideração as suas próprias ideias, por mais incomuns que elas pareçam. A faculdade é um momento de experiências, então, por que não entender melhor as suas e tentar aplicá-las no seu trabalho de conclusão de curso? 

05) Faça pequenos respiros 

Em especial durante a reta final em que este processo pode se tornar bastante estressante é importante, e mais, imprescindível tomar distância da pesquisa a realizar. 

Pode parecer estranho, mas é fundamental dar um tempo no foco no TCC de vez em quando. Realizar outras atividades, literalmente deixar de pensar nisso. Conhece a ideia de ócio criativo? 

Ao contrário de ficar permanentemente tentando resolver um problema, dar espaço a atividades lúdicas pode ser exatamente o disparador de ideias e soluções.  

06) Entenda bem e depois aplique corretamente as normas ABNT  

Muita gente não dá a devida atenção às normas da ABNT enquanto está desenvolvendo o texto e acredita que pode fazê-lo depois. O problema é que você já estará bem cansado e não vai lembrar de onde tirou todas as citações, o que pode complicar bastante a adequação à normativa vigente. 

Para facilitar a tarefa, você pode usar soluções como o Mendeley, EndNote ou Zotero.  

07) Revise o texto MUITAS VEZES 

Seja em relação à revisão ortográfica e gramatical ou mesmo quando pensamos no vocabulário apropriado para um trabalho de conclusão de curso, não deixe de considerar as especificidades desta etapa da formação. 

O TCC pede outra linguagem, diferente da dos trabalhos corriqueiros. Para ambientar-se com estas novas exigências, vale a pena a leitura de outros TCCs. Outro detalhe está intimamente relacionado à compreensão das ideias. 

Coesão e coerência são imprescindíveis em qualquer texto, e mais ainda em um TCC, documento no qual os argumentos são desenvolvidos ao longo de muitas páginas. Peça para outras pessoas lerem seu material e retornarem opiniões sobre a clareza do entendimento do que se está tentando dizer. 

 

E lembre-se, esse trabalho que você apresentará à banca avaliadora nos seus últimos momentos na jornada acadêmica é a prova de que tudo que aprendeu durante o tempo que esteve matriculado no curso foi bem assimilado. 

Desta forma, é como se você estivesse sendo avalizado por estes professores para, então, seguir finalmente pro mercado de trabalho como um profissional qualificado. Ou seja, a faculdade é um período de aprendizagem, você vai ter o resto de sua vida para desenvolver iniciativas inovadoras e interessantes. 

Por isso, seja prático, objetivo e assertivo na hora de planejar seu trabalho.  

 


Aproveite nosso vestibular online e agende sua prova: Vestibular e Matrículas UniOpet   

Conheça nossos cursos e inscreva-se: Pós-Graduação UniOpet