Novas formas de ensinar e aprender

29 de janeiro de 2021 0 min

O semestre já vai começar e está cheio de novidades para desafiar e apoiar os nossos alunos.

O novo semestre letivo do UniOpet já tem data para começar: entre 22 e 24 de fevereiro, conforme cada curso (o cronograma que será divulgado em breve). A volta às aulas será marcada por novidades destinadas a desafiar e apoiar ainda mais os alunos em sua jornada de aprendizagem.  

Todo o planejamento foi feito levando em consideração três pontos importantes:

1 – as novas diretrizes do MEC;

2 – os estudos mais recentes sobre as competências que os profissionais do século 21 precisam ter;

3 – a pesquisa constante do UniOpet junto a empresas empregadoras, no que diz respeito ao que buscam nos profissionais em seus processos de recrutamento.

O projeto educacional atende a este momento, profundamente marcado pelas dinâmicas ocasionadas pela pandemia da Covid-19, desde março de 2020, e certamente preparará os alunos para se destacarem no mercado de trabalho.

Os cursos foram reorganizados a fim de enriquecer a formação. Para isso, aproveitamos os recursos da tecnologia e as avaliações feitas junto aos nossos alunos ao longo de 2020.

As novidades incluem a oferta de dois tipos de disciplinas: as Disciplinas MIX e as Disciplinas 4.0. Com isso, as disciplinas anteriormente ofertadas em EAD terão interação regular com os professores, e todas as disciplinas terão à disposição um material de apoio e atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Qual a diferença entre elas? 

1 – Disciplinas MIX – Os alunos estudam a teoria e realizam as atividades remotamente, neste modelo, os alunos podem escolher quando estudar. Haverá interações remotas ao vivo com o professor da disciplina a cada 4 semanas. Se o aluno quiser vir ao campus, poderá usar os espaços de estudo e convivência.

2 – Disciplinas 4.0 – Os alunos estudam a teoria antes das aulas. As atividades práticas serão realizadas semanalmente no campus em horários predeterminados.

O cronograma semanal incluirá disciplinas destinadas ao desenvolvimento de competências e habilidades voltadas para o mercado de trabalho.

Veja como elas vão funcionar: 

As disciplinas MIX desenvolvem as competências autoformativas, abordam temas transversais necessários à formação profissional e focam na resolução de desafios no mundo do trabalho. Seu planejamento é baseado na capacidade de estudo autônoma do acadêmico. Ao longo do semestre, haverá o desenvolvimento de um projeto de aplicação prática do conhecimento que será mediado pelos professores, por meio de interações síncronas remotas, a cada quatro semanas.

As disciplinas 4.0, que preveem um encontro presencial por semana, organizam os conteúdos em temáticas, com textos, vídeos, atividades e outros materiais disponibilizados em ambiente virtual. A principal característica é que os conteúdos devem ser estudados previamente em casa, ou seja, o aluno deve se preparar para participar das atividades em sala de aula antes de cada encontro.

Os encontros presenciais abordarão três dimensões: aplicação do conhecimento na prática; uso de tecnologia que apoia o exercício da profissão e vínculo com o mercado de trabalho. 

Durante a aula, os alunos aplicam os conceitos estudados em atividades práticas e recebem feedback do professor. Após cada aula, verificam o seu desempenho, a partir do feedback do professor e, se necessário, aprofundam os estudos.