A nova paternidade é afetuosa e responsável

12 de agosto de 2022 4 min


Pesquisa aponta que homens estão mudando conceitos antigos e se preocupam mais com a educação dos filhos


Uma pesquisa encomendada pela rede de cosméticos O Boticário para celebrar o Dia dos Pais, em 14 de agosto, mostra que os pais estão mais afetuosos e preocupados com a educação dos filhos. De acordo com os dados, dois a cada três homens brasileiros (66%) disseram que mudaram diversos conceitos após se tornarem pais.

A pesquisa ouviu mil pais de 25 a 55 anos, de todas as regiões do país e revelou que existe uma nova paternidade se consolidando entre pais da geração Millenial e X. E também descobriu que o papel e a visão desses pais diante das transformações de padrões e comportamentos contemporâneos vem mudando consideravelmente ao longo dos últimos anos.

Pais brasileiros, que foram entrevistados, afirmaram ter reduzido a fala rotineira de frases consideradas machistas após a chegada dos filhos. Frases como “seja homem”, “menino não chora”, “engole esse choro”, ou seja, frases machistas e opressoras de pais antigos, felizmente saíram de moda. A expressão “seja homem”, por exemplo, caiu em 50% nas falas dos pais e a frase “menino não chora” caiu 36%, indicando uma mudança no comportamento após a paternidade.

Com a evolução da sociedade, a paternidade tem feito muitos homens se tornarem seres humanos melhores e assim, tratarem filhos com mais amor, proximidade e respeito.

Hoje a paternidade participativa tem mais expressão de afeto e diálogo. O que é bom para os papais e para as crianças, que serão os pais do futuro. 

A mudança de atitudes também pode ser percebida em outro dado: 56% dos entrevistados afirmam que consideram muito importante ser um exemplo positivo para os filhos. Mais da metade dos entrevistados também considera a relação saudável com os filhos algo que os favorece nas relações sociais.

Entre os entrevistados, um número expressivo já demonstra maior preocupação e responsabilidade em abrir diálogo sobre preconceitos: 69% relatam que explicam aos filhos que as diferenças sociais entre homens e mulheres existem e que temos que ser cuidadosos para minimizá-las.

No mundo onde os desafios acerca da educação são muitos, é necessário trazer o pai para o centro dessa discussão. O estudo mostra uma preocupação genuína dos novos pais em deixar um legado positivo e consciência que a própria paternidade tem o poder transformador”, disse Marisa Camargo, Diretora de Pesquisa da Grimpa.

Educação

Alguns dados também apontam para desafios futuros partindo do retrato mais atual da paternidade e educação no Brasil.

Enquanto 56% dos entrevistados declararam acreditar ser um ótimo pai para os filhos, apenas 27% afirmam que querem que seus filhos sejam felizes, mesmo que fuja daquilo que o pai idealizou.

O dado também é expressivo quando são perguntados sobre corresponsabilidade: 90% acreditam que os cuidados diários e a educação devem ser igualmente divididos entre os responsáveis.

A pesquisa

Intitulada Retrato da Paternidade no Brasil, a pesquisa inédita foi conduzida pela Grimpa, Consultoria de Pesquisa de Mercado e Consumer Insights.

Além de traçar os perfis dos pais brasileiros, a pesquisa mostrou o pai como figura masculina mais importante.

  • 62% dizem que a escolha é motivada pela transmissão de ensinamentos essenciais para a vida.
  • 57% afirmam que a educação recebida deve ser passada da mesma forma aos filhos, uma vez que não se transforma com o passar do tempo.
  • Quando o tema é conexão e afeto, 62% dos pais entrevistados alegam que, sempre que possível, têm o hábito de beijar, abraçar e fazer carinho nos filhos.
  • 59% dizem conversar sobre escolhas e consequências de ações.
  • E 57% declaram que têm como hábito dizer frases amorosas e encorajadoras.
  • 56% almeja ser um exemplo positivo para os filhos e se preocupam em influenciar positivamente seu futuro.

E mais:

  • Os pais estão ativamente envolvidos na educação: são responsáveis pelas atividades rotineiras, lazer e questões de saúde.
  • Diálogo: Os pais estão atentos à linguagem utilizada na educação dos filhos, tanto para não repetir padrões quanto como pelo fato de diminuírem o uso de frases consideradas sexistas.
  • Assédio está em revisão: há uma postura de maior consciência sobre o tema: machismo é uma forma de assédio para 6 a cada 10 pais.


Você pode conferir todos os dados da pesquisa clicando aqui.