Nomofobia, o medo de ficar sem celular

03 de dezembro de 2021 0 min

Estudo revela que 68% dos brasileiros têm dependência do aparelho; angústia e fobia são alguns dos sintomas


Derivada da expressão inglesa "no mobile phone phobia", a nomofobia é um termo que descreve o medo de ficar sem contato com o celular. Apesar do termo não ser reconhecido pela comunidade médica, tem sido utilizado e estudado desde 2008 para descrever o comportamento de dependência e os sentimentos de angústia e ansiedade que algumas pessoas demonstram quando não têm o celular por perto.

Por ser uma fobia, nem sempre é possível identificar a causa que leva as pessoas a sentirem ansiedade por estarem longe do celular. E não é um transtorno para ignorar, porque pode ter consequências para a saúde. Entre os sintomas mais comuns estão a ansiedade e o estresse de perder o telefone ou não ter cobertura de operadora de internet / WiFi para se manter conectado.

Estudo realizado no Brasil pelo Departamento de Medicina Comunitária do Instituto de Ciências Médicas de Dehradun, Uttarakhand e do Departamento de Medicina Comunitária de PGIMER, Chandigarh, na Índia, revelou que 68% dos participantes relataram dependência do aparelho celular.

Entre os sintomas estão o medo, ansiedade, estresse e ataques de pânico ao pensar em sair sem celular. Os sintomas podem levar a outros efeitos colaterais, como tremores, sudorese, tontura, dificuldade em respirar, náuseas, dor no peito, aceleração da frequência cardíaca. São sintomas de dependência.

Esta dependência psicopatológica vai além de uma fobia simples, de modo que os remédios naturais, tais como anti-ansiedade, podem não ser eficazes. Baixa auto-estima e dificuldades nos relacionamentos sociais são fatores de risco que podem causar nomofobia.

O vício no sistema de recompensa de redes sociais – como os likes de facebook, retuítes, views em vídeo de youtube, e ‘corações’ no Instagram – também pode ser um fator que contribui para a dependência, pois é uma forma de obter pequenos prazeres psicológicos de forma fácil e rápida.

O que causa a nomofobia?

Relacionada com o fato de os celulares, assim como outros aparelhos eletrônicos, terem se tornado cada vez menores, mais portáteis e com acesso à internet, a nomofobia é um tipo de vício e fobia que foi surgindo lentamente ao longo dos anos. Isso significa que a pessoa precisa estar contactável o tempo inteiro e pode também ver o que está acontecendo à sua volta em tempo real, o que acaba gerando um sentimento de tranquilidade e de que não se está perdendo nada de importante.

Por isso, sempre que alguém fica longe do celular ou de outra forma de comunicação, é comum o medo de estar perdendo algo importante e de não se estar facilmente contactável caso surja uma emergência. É aí que surge a sensação conhecida como nomofobia. 

Principais sintomas

Alguns sinais que podem ajudar a identificar o vício incluem: 

●     Sentir ansiedade quando se fica muito tempo sem usar o celular;

●     Necessitar fazer várias pausas no trabalho para utilizar o celular;

●     Nunca desligar o celular, mesmo para dormir;

●     Acordar no meio da noite para olhar o celular;

●     Carregar frequentemente o celular para garantir uma bateria sempre cheia;

●     Ficar muito chateado quando esquece o celular em casa;

●     Verificar o telefone frequentemente para ver se tem notificações;

●     Ansiedade quando está em um ambiente sem sinal de internet;

●     Levar o carregador de telefone para todos os lugares por medo da bateria acabar.

 Além disso, outros sintomas físicos que parecem estar associados aos sinais de nomofobia são os associados ao vício, como aumento do batimento cardíaco, sensação de transpiração excessiva, agitação e respiração rápida.

Uma vez que a nomofobia ainda está sendo estudada e não é reconhecida como um transtorno psicológico, ainda não existe uma lista fixa de sintomas, existindo apenas vários formulários diversos que ajudam a pessoa a entender se pode ter algum nível de dependência para com o celular.

Como evitar a dependência

Para tentar combater a nomofobia existem algumas orientações que podem ser seguidas todos os dias:

●     Ter vários momentos durante o dia em que não se está com o celular e se dá preferência para conversas frente a frente;

●     Diminuir progressivamente o uso do aparelho;

●     Não utilizar o celular nos primeiros 30 minutos após acordar e nos últimos 30 minutos antes de dormir;

●     Colocar o celular para carregar numa superfície longe da cama;

●     Desligar o celular durante a noite.

Atenção

Quando já existe algum grau de dependência, pode ser necessário consultar um psicólogo para iniciar terapia, que pode incluir vários tipos de técnicas para tentar lidar com a ansiedade gerada pela falta do celular, como ioga, meditação guiada ou visualização positiva.

Sozinho, é possível tentar se ‘desviciar’ aos poucos, encontrando outros interesses que não sejam na internet, e tentando priorizar atividades offline e encontros sociais presenciais, seguindo os protocolos da pandemia, claro! E também, começar a considerar que não é necessário tirar fotos de todos os momentos da sua vida para colocar nas redes sociais.


ACESSE NOSSO SITE