Nomadimo Digital: Morar e trabalhar sem lugar fixo

18 de novembro de 2021 0 min

Nomadismo digital é o novo conceito de trabalho em que o espaço físico não faz a diferença

Entre as transformações que o isolamento social trouxe para o mundo do trabalho, está um novo conceito, o chamado "nomadismo digital”. A partir do momento em que os profissionais em home office perceberam que era possível conjugar trabalho e viagem, sem precisar tirar férias para isso, o movimento virou tendência, em particular entre os profissionais mais jovens.

Levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), em agosto do ano passado, revela que 70% dos entrevistados não têm apego a uma moradia fixa.

O estudo do Ipespe apontou, ainda, que 82% dos jovens brasileiros entre 16 e 24 anos querem experimentar uma moradia flexível. Entre os mais velhos, 52% são simpáticos à ideia. Somente os idosos resistem mais à mudança (36%). Além disso, apenas 26% dos entrevistados veem com bons olhos o financiamento bancário da casa própria ao longo de 30 anos.

Mas afinal, o que é o nomadismo digital? A resposta é bem simples: nomadismo é um estilo de vida geralmente adotado por quem não tem casa fixa, que gosta de viver por algum tempo em diferentes lugares, conhecendo mais a fundo as pessoas, seus costumes e a região. Logo, quem adota esse estilo é chamado de nômade.

Quem costuma adotar esse estilo e ainda opta por um tipo de trabalho utilizando a tecnologia para simplificar os processos, para atrair clientes, se relacionar com eles, fazer atendimentos online, vender, gerar renda, é chamado “nômade digital''.

A escolha por este estilo de vida acontece porque o nomadismo digital privilegia a liberdade no mundo do trabalho, sem um lugar fixo, sem cobrança por horários, sem reuniões, mas nem por isso menos produtivo.

Sem ilusões
Quem pensa que ser nômade digital é moleza, está se iludindo. Como não bate cartão e nem está atrelado a um espaço físico, pode-se ter a ilusão de que é fácil. Mas não é. Às vezes trabalha até mais do que em um emprego formal, mas como a motivação é outra as tarefas ficam leves.

Também se ilude quem acha que o nômade digital está sempre na beira da piscina ou na praia, com uma caipirinha 
na mão.

De vez em quando até dá pra ter momentos assim, mas na maioria do tempo o nômade vai estar em um quarto de hotel, na varanda de casa, de pijama e pantufa ou num coworking, cafés, ou seja, em lugares com sinal de internet garantido.

Tecnologia
O nomadismo digital depende de equipamentos, da tecnologia e de uma boa conexão com internet para o desempenho das tarefas. Portanto, é preciso investir em laptop e aparelho celular. Bons equipamentos otimizam seu tempo e provavelmente não te deixarão na mão.

Você também deve investir em ferramentas. Domínio próprio, hospedagem, e-mail marketing, entre outras, para profissionalizar seu negócio online.

Na Europa e nos EUA por exemplo, já é uma realidade trabalhar uma parte do tempo em home office ou em qualquer lugar que tenha uma conexão de internet. A estrutura desses lugares é muito boa, as conexões são ótimas, os cafés criam espaços próprios para trabalhar, sem necessidade de consumo. Muitas vezes basta fazer um check in nas redes sociais, postar fotos do ambiente e eles já te agradecem por ajudar a conseguir mais clientes.

Além disso, ter um blog próprio ajuda muito nessa construção. Você poderá criar uma página com os seus serviços e adicionar depoimentos de clientes.

Caso ainda não tenha clientes, faça permutas. Isso garantirá a construção do seu portfólio.

Desenvolva habilidades
Estude e desenvolva tecnologia, pois é dela que vem o seu ganha pão. Esteja sempre atualizado. Um bom nômade digital fala outras línguas, em particular o inglês. E tenha noções básicas de contabilidade. Se morar em outros países terá que se acostumar a fazer câmbio e administrar suas próprias contas.

Todo esse conjunto de habilidades ajuda a economizar uns bons trocados e ter controle total das atividades. Além disso, abre um leque maior de oportunidades para ganhar dinheiro online.

Invista em livros, cursos online e tente aprender uma coisa nova por mês. Você não irá se arrepender.

Planejamento financeiro
Para quem está pensando em fazer as malas e cair no mundo nômade, é preciso fazer um planejamento financeiro antes de se jogar. Seu estilo de vida influenciará diretamente nesse cálculo – daí a importância do planejamento financeiro. Faça uma planilha com todos os gastos e identifique o que pode ser reduzido. Depois, pesquise sobre países onde o custo de vida é reduzido (Tailândia e México são os mais indicados). Veja se seus gastos são compatíveis com esses locais e comece a planejar a sua viagem.

Invista em marketing pessoal
Caso opte pela vida de freelancer, saiba que você deverá investir pesado em marketing pessoal. Como? Enxergue sua marca pessoal como uma empresa: como você vai comunicar os seus serviços? A melhor maneira para ter sucesso como freelancer na internet é criando conteúdos sobre a sua área. Uma espécie de marketing pessoal de conteúdo. O Linkedin oferece essa ferramenta.

Construa sua autoridade digital
Construir uma autoridade digital é mais fácil do que você imagina. Pode-se utilizar o LinkedIn para criar artigos sobre os temas que domina. Ainda na rede profissional, pode pedir recomendações para os seus clientes ou pessoas que já trabalharam com você. A tal da “prova social”.

Vantagens do nomadismo digital
• Liberdade
• Viver de forma mais barata
• Controle do próprio tempo
• Baixo custo de investimento
• Criatividade
• Viajar mais e intensamente
• Autonomia
• Mais oportunidades de rendimento
• Troca de experiências
• Conhecimento de novas culturas
• Qualidade de vida
• Diminuição de custos para empresas

Desvantagens
• Atualização constante
• Dedicação intensa
• Esforço mental
• Não é fácil começar
• Muito trabalho
• Estar longe da família e amigos
• Trabalhar sozinho
• Solidão

ACESSE NOSSO SITE