Networking ajuda profissionais de engenharia em tempos de pandemia

11 de maio de 2020 0 min

Seja antes, durante ou depois da pandemia de Covid-19, o networking é uma ferramenta que existe para ajudar o profissional ou estudante de Engenharia e deve ser usada

Para crescer e se destacar no mercado de trabalho, é muito importante ter uma boa rede de contatos. É o que estamos reforçando nesses últimos artigos no blog do UniOpet. 

O mercado de engenharia, área de atuação altamente competitiva, a disputa por um emprego se torna acirrada em tempos de crise. E para de destacar, usar as dicas de networking se torna essencial para conseguir boas oportunidades. 

É por meio delas que você vai entrar em contato com outros engenheiros profissionais que podem, um dia, ser referências do seu trabalho ou até mesmo virarem grandes parceiros. 

Confira a seguir algumas boas dicas de networking para você que é aluno do UniOpet da área de Engenharia.

Crie sua própria estratégia

Antes de mais nada, encare o networking como uma tarefa no seu diária e pense em como vai colocá-lo em prática, desenvolvendo uma estratégia. 

Como fazer isso?

  • Procure fazer parte de associações e grupos relacionados à sua área de atuação;
  • Tenha um calendário de eventos - pós-pandemia - que sejam boas oportunidades para conhecer pessoas novas;
  • Reflita sobre seus pontos fortes e fracos, habilidades, competências e experiências de trabalho de destaque;
  • Invista em um bom cartão de visita com seus dados e contatos.

Tenha boas referências

Descubra quem são as pessoas com quem você deve se conectar, aquelas que podem contribuir de forma significativa para o desenvolvimento da sua carreira.

Elas já são profissionais de sucesso, que conhecem todos os contatos do setor em que atuam, ou seja, especialistas que se tornaram referência em determinada área ou assunto. Onde encontrá-los?

  • Blogs, redes sociais e comunidades de engenharia;
  • Organização de eventos da área;
  • Rádios, emissoras de televisão, jornais, revistas e portais de notícias, como fontes recorrentes para entrevistas.

Procure encontrar uma forma de entrar em contato com essas pessoas. Caso não consiga falar diretamente com elas, vale a pena buscar intermediários.

Compartilhe conteúdo de qualidade na internet

Não guarde as coisas boas só para você. Ao deparar com uma informação relevante, uma ferramenta nova ou qualquer outra novidade que possa contribuir com o seu trabalho e de seus colegas, passe adiante. 

Seja por e-mail, redes sociais ou grupos de WhatsApp, compartilhar bons conteúdos fará com que as pessoas sempre se lembrem de você como alguém inteligente, culto e generoso.

Quando a pandemia acabar, participe de eventos

Encontrar-se pessoalmente com as pessoas é parte essencial do processo de networking e vai lhe dar mais confiança. Ao fim do período de isolamento social, corra atrás de workshops, palestras, seminários, congressos e outros eventos. 

Eles são ótimas oportunidades para ampliar e amplificar seus contatos profissionais. Monte um calendário de acordo com seus interesses e não perca nenhuma data. 

Durante os eventos, aproveite os intervalos para o café e converse com as pessoas.

Mantenha seus contatos

De nada adianta entender tudo sobre networking, se depois você se esquecer de manter contato com sua rede. Foque em fazê-los se lembrarem de você. 

Como?

  • Estabeleça uma frequência para contato e não procure a pessoa apenas quando precisar;
  • Após o primeiro encontro, é de bom tom enviar um e-mail agradecendo pela oportunidade ou dizendo como foi bom conhecer aquela pessoa;
  • Marque encontros ou reuniões para falar de negócios e oportunidades.

Seja acessível

Você também precisa ser facilmente encontrado quando um contato da sua rede quiser lhe procurar. Portanto, mantenha seus dados de contato sempre atualizados e sempre comunique se houver alguma mudança.

Vale ainda investir em um site próprio e reformular a sua apresentação nas mídias sociais para que elas lhe ajudem a passar uma imagem mais profissional.

Para ter um networking amplo e forte na área de Engenharia é preciso muito planejamento, uma boa estratégia e cuidado constante para manter bons relacionamentos. 

Lembre-se: otimizar esses resultados positivos só depende do seu empenho e interesse.

Investir no seu crescimento e na sua formação é essencial para trilhar uma carreira de sucesso. Então aproveite seu tempo livre dentro da quarentena para traçar o melhor plano para o seu salto profissional quando a pandemia acabar.



Aproveite nosso vestibular online e agende sua prova: Vestibular e Matrículas UniOpet   

Conheça nossos cursos e inscreva-se: Pós-Graduação UniOpet