Não basta ser digital, tem que pensar digitalmente

13 de julho de 2021 0 min

Rapidez e inovação são características típicas da tecnologia e viram conceitos dentro das empresas


O avanço da tecnologia também trouxe uma mudança de pensamento dentro das corporações. Que a tecnologia se renova e avança a cada dia, não é novidade. Então, o que a transformação digital trouxe em sua esteira foi a transformação do pensamento cultural em relação à tecnologia. 

É o chamado “pensamento digital”, em que a rapidez e inovação dos processos obedecem à lógica do universo tecnológico. E não importa se o produto analógico recebido ou fabricado, o que importa é o mindset (pensamento) digital implantado dentro da empresa.

Em resumo, o pensamento digital é o processo em que as empresas se valem dos processos tecnológicos para solucionar problemas cotidianos. 

Questões como queda no desempenho, agilidade, produtividade, entregas mais rápidas e respostas instantâneas do consumidor são alguns dos benefícios que o pensamento digital pode trazer para a sua empresa.

Mas este pensamento é recente. Até pouco tempo atrás, o conceito se baseava apenas na digitalização da empresa. A renovação era necessária, já que o mercado se modifica muito rápido. Mas com o avanço de novas tecnologias, a linguagem mudou. Mesmo porque a concorrência exige a inovação. 

De forma geral, todos os processos de uma corporação podem se encaixar dentro do pensamento digital. Veja como.


Operacional

Analisar desempenho, comunicação entre as equipes e digitalização do trabalho se encaixam como processos operacionais de uma empresa. Hoje, muitas delas são cumpridas pela automatização. No pensamento digital, a lição que se tira é o rápido compartilhamento de ideias e informações, interligando os times, conferindo agilidade aos negócios. 

Os especialistas chamam o processo de “rompimento de silos de comunicação”, problema comum entre os diversos setores da empresa, que comunicadores e gestores não percebem. O rompimento se dá através de incentivo à equipes multidisciplinares.


Negócios

As novas tecnologias definitivamente quebraram barreiras e fronteiras e mudaram as formas de negociar. As empresas podem usar os meios digitais como recursos estratégicos para compra, venda e até negociação. Na pandemia, muitas delas saíram do físico para o digital.

Em relação aos clientes, o processo ajuda a conhecê-los melhor. E assim melhorar o atendimento.

Mas aqui é preciso fazer uma observação: muitas organizações automatizaram o atendimento ao cliente, dificultando a comunicação. Então, é preciso que os canais de comunicação, mesmo que digitais, tenham um atendimento presencial na resolução de problemas. Robotização, internet das coisas, e compartilhamento ajudam nos processos operacionais.


Funcionários

O envolvimento dos funcionários no processo é fundamental. Isso significa que se deve educar e informar os colaboradores. Equipes e departamentos devem estar envolvidas e entender o processo. Só assim poderão fazer uma entrega dentro do conceito para os clientes.


Consumidores

Hoje em dia é fácil entender os desejos dos consumidores, então é fundamental que as informações orientem o trabalho da empresa. Da mesma forma, os feedbacks dos consumidores, principalmente as falhas, chegam mais rápido. Então, use as informações para melhorar o produto. Todos os processos de produção e colocação do produto no mercado e correção de erros, quando houver, devem ser ágeis. As entregas também devem ser rápidas, pois o cenário muda a toda hora.


Desenvolvimento de competências

Introduzir e desenvolver o pensamento digital dentro das empresas é um trabalho que deve envolver todos os stakeholders. Mas há perfis mais preparados para liderar esses processos. Se você se identifica com essa atividade, saiba mais como se preparar aqui.



acesse nosso site vestibular 

Compartilhe