Mudar de curso pode ser a solução para o aluno que escolheu errado

03 de agosto de 2020 0 min

Cerca de 7% dos alunos brasileiros que ingressam no ensino superior acabam trocando de curso no decorrer da jornada acadêmica. Mas por que isso ocorre?   

No Brasil, entre os anos de 2016 e 2017, 2  em cada 100 alunos do ensino superior (tanto presencial quanto na modalidade a distância) mudam de curso por não terem escolhido bem a carreira que pretendiam seguir.  

No UniOpet muitos alunos também passam por esse dilema. Entre os meses de novembro de 2019 e maio de 2020 quase 350 estudantes solicitaram mudança de curso ou transferência interna na Instituição.  

Mas por que isso acontece? Essa alteração é um dilema bem mais comum do que se imagina. Muitas vezes munido de muita empolgação você começa a universidade e percebe com o decorrer das aulas que aqueles temas e objetos de estudo não fazem tanto sentido. 

E, antes que a motivação vá embora de vez,o melhor é trocar o curso mas seguir em busca da formação superior.   

Quando é hora de trocar?   

- Você não se sente motivado durante as aulas, o conteúdo não rende como era esperado e o tédio acaba tomando conta. Como consequência, claro, ocorre a baixa no rendimento acadêmico prejudicando não só a futura formação como também a carreira profissional. Se na grade curricular você considera tudo muito chato é bem provável que esse curso não seja para você. Trocar e seguir em frente é uma alternativa válida e menos complicada do que pode imaginar.   

- Você se decepcionou com o seu curso porque não pesquisou suficientemente a respeito dele.  Aí, quando a graduação começa, as decepções e as frustrações também dão as caras.O ideal é conhecer detalhes específicos a respeito da carreira que você pretende seguir antes mesmo de prestar o vestibular. Para isso, você pode responder algumas perguntas, como: 

Como funciona a grade curricular do curso? 

Você tem aptidões relacionadas às matérias da grade curricular? 

Quais oportunidades estarão disponíveis a você depois de formado?  

Porém, se você entrou na faculdade sem saber exatamente o que encontraria pela frente, não há razões para se desesperar. Agora, a melhor opção talvez seja mudar de curso e ir em busca da carreira dos seus sonhos.  

- Você percebeu que não tem afinidade com a área escolhida, como por exemplo,  entrou na área da saúde mas não aguenta ver uma gota de sangue e detesta lidar com gente; ou então um aspirante a pedagogo que não leva o menor jeito com criança. Isso pode acontecer a qualquer um! Com o tempo, perceber que a área escolhida não tem nada a ver com você. Se depois de refletir bastante você perceber que essa é a sua situação, não pense 2 vezes na hora de trocar de curso.  

- Você descobriu outra área que é mais a sua cara e até gosta do curso que faz, mas, por acaso, encontrou uma área que tem ainda mais a ver com tudo que você espera de uma faculdade e de uma profissão. Se, depois de ponderar os prós e os contras, você perceber que seria muito mais feliz e realizado nessa nova área, esse pode ser um indicativo de que está na hora de mudar de curso.  

Como mudar de curso?   

Procure por cursos similares na instituição. Tem gente que não curte muito o curso que faz, mas até que gosta da área de atuação na qual ele está inserido. Por exemplo: você começou a fazer o curso de Letras, mas não gostou dele. 

Porém, você gostaria de seguir a carreira como professor. Então, que tal investir em Pedagogia ou qualquer outra licenciatura? Veja quais cursos mantêm relação com a área que você goste e opte pelo que mais se aproxime do que você espera. 

Para dar entrada neste processo no UniOpet você deve procurar a Central Unificada de Atendimento ao Aluno onde será orientado sobre como proceder, quais matérias podem ou não ser abatidas entre outros trâmites. Essa transferência interna ajuda a economizar tempo, dinheiro e é, sem dúvida, uma experiência mais tranquila do que ter que se submeter ao vestibular novamente. 

Ainda sobre o reaproveitamento de disciplinas, alguns cursos têm disciplinas em comum e, na hora de mudar de curso, isso é excelente, pois permite que o aluno não perca completamente aquilo que estudou no curso anterior. 

Antes de abandonar tudo o que você estudou e começar do 0, veja se há cursos que podem aproveitar as disciplinas nas quais já obteve aprovação. 

Nunca é tarde para realizar o que realmente vai lhe satisfazer pessoal e profissionalmente. Boa sorte!