Marketing do futuro é agora

07 de dezembro de 2021 0 min

Empreendedorismo digital cresce junto com o comércio eletrônico e abre leques de profissões na área

Preste atenção nestes dados: somente no primeiro semestre de 2021, o comércio eletrônico brasileiro movimentou R$53,4 bilhões, cresceu 31% e bateu recorde de vendas.

De acordo com o 44 relatório Webshoppers, elaborado pela Ebit | Nielsen, cujo objetivo é gerar dados estratégicos e táticas para o mercado online, o empreendedorismo digital ganhará ainda mais força nos próximos anos e é neste setor que se encontra boa parte das chamadas “profissões do futuro”.

O resultado semestral foi impulsionado pelo aumento de 22% no tíquete médio, que chegou a R$534. Além disso, houve alta de 7% no número de pedidos, que chegaram à marca de 100 milhões.

A Região Sul foi a que mais cresceu, com  57% do faturamento total, conforme os dados do estudo, seguida pela Norte, com 52%, e Sudeste, com 51%.

Os números - animadores - abrem todo um universo para quem estuda Marketing e quer trabalhar no meio digital. Para José Paulo Pereira Silva, empresário brasileiro reconhecido internacionalmente e CEO do Grupo Ideal Trends, o empreendedorismo digital ganhará ainda mais força nos próximos anos.

Baseado em sua experiência de mais de 30 anos de estudos aplicados e da prática adquirida, o empresário apresenta as dez profissões que se tornarão as principais tendências do marketing digital nos próximos anos. Confira!

1. Designer

Qualquer trabalho de marketing digital tem que ter uma comunicação clara e bonita e exige designers de extrema capacidade. As plataformas online são extremamente visuais e precisam ser funcionais. A verdade é que um bom produto e um bom sistema de vendas podem ficar comprometidos negativamente se você não tiver um site esteticamente bonito e fácil de usar.

2. Especialista em usabilidade

É responsável por estudar as métricas, analisar o heatmap (mapa de calor) das páginas e o comportamento dos usuários. Usando estes dados, ele pode propor melhorias através de estratégias que otimizem o tráfego e a experiência do usuário ao navegar por páginas de serviços e produtos. 

3. Gestor de tráfego

Profissional extremamente valioso para a manutenção e o crescimento de um negócio digital, ele traça as diretrizes para o sucesso de vendas na internet. Entre suas funções estão desenvolver estratégias de atração para páginas de captura de Facebook, Instagram, blogs, sites etc, analisar o tráfego online e pensar em ações para otimizar os investimentos.

4. Copywriter

O copywriter é o profissional que pensa estrategicamente nos textos que serão utilizados para promover um produto ou negócio. Este profissional cria textos que despertam as “dores” do cliente e o convencem de que seu produto ou serviço é a melhor solução.

5. Coprodutor de lançamentos

É responsável pelas estratégias de lançamento de um produto digital. O coprodutor deve “amarrar” todas as pontas e acionar as demais áreas envolvidas no lançamento para que as estratégias sejam executadas da melhor maneira possível, de acordo com a proposta do produto ou serviço.

6. Especialista em SEO

Usando as ferramentas de Search Engine Optimization (SEO), este profissional ajuda empresas e marcas a conquistarem um posicionamento favorável nas plataformas de busca como o Google. Este trabalho é realizado por meio de otimização de conteúdo, como publicações em blogs, e também por informações estruturais dos sites.

7. Gestor de mídias sociais

Como as pessoas estão passando cada vez mais tempo online, as interações de conteúdo e a necessidade de novas ações aumentarão. O gestor de mídias sociais tem a responsabilidade de promover a marca (branding) e, ao mesmo tempo, gerar vendas pelos canais digitais.

8. Videomaker

A profissão de videomaker se tornará progressivamente indispensável em qualquer negócio. Isso porque o vídeo tem a capacidade de encantar e contar histórias de uma maneira mais pessoal. Além disso, tem uma didática que facilita a aprendizagem, característica essencial para transmitir a mensagem que sua empresa deseja.

9. Desenvolvedor

Este profissional tem um potencial extraordinário de criar as mais variadas aplicações (software, aplicativos, ferramentas digitais) que as empresas necessitam para interagir e conversar com o público online. Existe uma infinidade de aplicações que precisam do trabalho de um desenvolvedor para que o negócio se destaque no mundo digital.

10. Especialista em analytics

Tudo o que existe pode e deve ser metrificado. É possível ter parâmetros e métricas de todas as ações de marketing digital. Então, é fundamental para as empresas ter um profissional que reúna todas as informações de métricas e possa mensurar o negócio e passar para as equipes o que deve ser melhorado.

O UniOpet oferece curso de Tecnólogo em Marketing (EAD e presencial), cujo objetivo é formar líderes com visão estratégica e qualificados para atuar na área mercadológica em diferentes tipos e portes de empresas. O curso apresenta uma metodologia baseada na realidade de mercado e no que acontece no dia a dia do mundo corporativo. A instituição também oferece curso de extensão em Marketing de Negócios. Confira todas as informações e faça sua inscrição aqui.