Inscrições abertas para o Dia Mundial da Criatividade em Curitiba

04 de abril de 2024 0 min

Nos dias 19 e 20 de abril, Curitiba será uma das sedes do Dia Mundial da Criatividade, uma iniciativa que promove a união de forças em busca do desenvolvimento do potencial criativo humano. Com o tema "Inteligências Plurais", o evento deste ano se concentra na valorização das diversas habilidades e talentos individuais, desde aspectos lógicos e emocionais até os artísticos e científicos.

A edição de 2024 busca celebrar e expandir o entendimento e aplicação da criatividade em múltiplas esferas da vida cotidiana. "Curitiba, com sua reconhecida veia criativa, serve como o palco ideal para este evento. Como mantenedor e sede do evento em Curitiba, o UniOpet assume o papel de articulação de parcerias locais e na promoção de atividades que visam a inspirar e cultivar uma nova geração de mentes inovadoras", explica Guilherme Barbosa, head de inovação do Opet Lab, o hub de Inovação do Centro Universitário UniOpet.

O Dia Mundial da Criatividade, criado no Brasil por Lucas Foster em 2014, ganhou reconhecimento global em 2018, quando a ONU designou 21 de abril como o Dia Mundial da Criatividade e Inovação, reconhecendo seu valor para a solução de problemas e desenvolvimento sustentável. O evento deste ano, com mais de 55 cidades participantes globalmente, promete ser um marco na economia criativa da capital paranaense, reunindo milhares de participantes em atividades que variam de painéis e palestras a workshops e performances.

A iniciativa traz profissionais com cases inspiradores, voluntários e anfitriões que buscam debater e refletir sobre o desenvolvimento sustentável e a inovação aberta. Sabrina Moreira, líder local do evento e cofundadora da Casa Caos, destaca a importância de desmistificar o conceito de criatividade e inovação, promovendo a conexão entre pessoas de diversas áreas como chave para a inovação.

"A celebração do Dia Mundial da Criatividade em Curitiba é um movimento vibrante que combina com a essência criativa da nossa cidade. O nosso objetivo é desmistificar a criatividade e a inovação, criando um espaço onde a conexão humana e a diversidade de pensamentos são as verdadeiras protagonistas. Acreditamos firmemente que a chave para desbloquear o potencial inovador reside na colaboração entre mentes criativas de diferentes disciplinas."

Barbosa afirma que a escolha por Curitiba como uma das sedes do evento ressalta o papel vital da inovação no desenvolvimento social, tecnológico e econômico e reforça a posição de Curitiba como um catalisador local, na vanguarda da revolução criativa. "Estamos empenhados em mostrar que, ao olhar para nossa cidade sob novas perspectivas, podemos tornar Curitiba um centro de criatividade e inovação, além de um exemplo de como a criatividade pode ser o motor para uma sociedade mais conectada e inovadora. A participação ativa do UniOpet no evento sublinha seu compromisso com a promoção da diversidade de inteligências e o fomento de um futuro mais criativo e inovador."

As inscrições para o Dia Mundial da Criatividade em Curitiba estão abertas e são gratuitas. Os interessados podem escolher entre mais de 35 opções de atividades disponíveis e sem pré-requisitos. Para se inscrever, acesse: https://worldcreativityday.com/brazil/curitiba/activities

Mais informações sobre o evento em www.worldcreativityday.com

Compartilhe