Inscrições abertas: Aluno UniOpet pode fazer intercâmbio em outros estados

21 de novembro de 2023 0 min

Programa de Mobilidade Acadêmica recebe e envia estudantes para um semestre de estudos em instituições parceiras de SP, RJ, MG, ES e MA


Aluno UniOpet, fique atento ao prazo de inscrições para o Programa de Mobilidade Acadêmica Nacional! Até esta sexta-feira (24), você pode se inscrever para um semestre de estudos com possibilidade de estágio em instituições parceiras da Rede de Cooperação G7. Faça sua inscrição pelo link.

Para o aluno intercambista, não há custo adicional. “Ele continua pagando a mensalidade em sua instituição de origem, e vai estudar na instituição de outro estado, trocando de lugar com outro aluno intercambista. Por exemplo, paga a mensalidade do UniOpet e cursa o semestre na Unisuam, enquanto um aluno da Unisuam cursa o semestre na UniOpet. Existe ainda a oferta de moradia ou vaga de estágio remunerado. No nosso caso, pra quem vem pra Curitiba, o UniOpet oferece estágio remunerado. No retorno, após o fim do semestre, eles fazem a equivalência do semestre cursado fora”, explica Raphaella Caçapava, head de inovação do OpetLab.

O programa promove a cooperação entre as instituições de ensino, com intercâmbio acadêmico e tecnológico, além de oportunidades de qualificação aos estudantes. Além do UniOpet, o programa inclui a Faesa de Vitória (ES), Unisuam do Rio de Janeiro (RJ), UNDB em São Luís (MA), UNIS em Varginha (MG), Unifateb em Telêmaco Borba (PR) e Eniac em Guarulhos (SP).

“O Mobilidade OpetLab é um programa em parceria com o G7, que reúne instituições de ensino que cooperam entre si e abrem um edital em conjunto. Os alunos dessas sete instituições podem se candidatar para estudar um semestre em uma das faculdades parceiras”, afirma Raphaella.

Experiência em Curitiba

Neste momento, segundo Raphaella, o UniOpet tem uma estudante na Faesa, no Espírito Santo, e um estudante na UNDB, em São Luís. Por sua vez, a instituição recebeu uma aluna da Unifateb e outra da Eniac.

"Estou gostando muito dessa experiência e trabalhando no OpetLab, como estagiária. A gente aprende muito e conhece pessoas novas, conseguimos ampliar nossas visões de trabalho e experiências. Eu recomendo dar uma chance para essa oportunidade", indica Natália Fiorezze, vinda de Telêmaco Borba (PR).

Já Gleidhy Mendes, que é de Guarulhos (SP), está feliz pela experiência no UniOpet, mas triste porque o semestre já está acabando. "Pena que esse projeto maravilhoso já está acabando para mim. O intercâmbio acadêmico é uma proposta maravilhosa. Além de estudar na instituição, eu trabalho também como estagiária, na Psicopedagogia, com bastante aprendizado para nossa carreira", conta.