Inovação sustentável: como essas startups brasileiras estão ajudando a transformar o mundo

11 de março de 2024 0 min

No panorama atual da inovação no Brasil, startups como NoFront, Trashin, Mete a Colher, Glic e Anariá estão contribuindo para a transformação social, enfrentando desafios ambientais e sociais com soluções criativas e impactantes. São exemplos de startups que mostram um ecossistema de inovação brasileiro maduro, com destaque para as suas inovações tecnológicas e profundo impacto social e ambiental que promovem. 

Quais são as startups e o que contribuem para a transformação social no Brasil?

  1. NoFront: A NoFront é uma fintech brasileira criada com o objetivo de democratizar o acesso a serviços financeiros para comunidades historicamente marginalizadas no Brasil, utilizando tecnologia para oferecer soluções financeiras inovadoras que promovam a inclusão financeira.

  2. Trashin: A: Trashin é uma startup focada na gestão e reciclagem de resíduos com a missão de melhorar o sistema de descarte e reciclagem de resíduos no Brasil. Ela desenvolve soluções para conectar geradores de resíduos com recicladores, facilitando a coleta seletiva e promovendo práticas sustentáveis.

  3. Mete a Colher: A Mete a Colher é uma startup de tecnologia social dedicada ao combate à violência contra as mulheres. Ela oferece uma plataforma de apoio e recursos para mulheres vítimas de violência doméstica, visando criar uma rede de suporte e um ambiente seguro para que possam buscar ajuda e orientação.

  4. Glic: A Glic é uma startup na área da saúde digital, focada em diabetes, com uma plataforma digital que auxilia pessoas com diabetes a gerenciar sua condição de forma mais eficaz. A Glic fornece ferramentas para monitoramento de glicose, dicas de saúde e um plano de cuidados personalizado, buscando melhorar a qualidade de vida dos diabéticos.

  5. Anariá: A Anariá é uma startup que atua no setor de saúde, com foco no diagnóstico de doenças. Ela busca desenvolver soluções tecnológicas para o diagnóstico rápido e acessível de doenças tropicais. A startup tem como missão impactar positivamente a saúde pública, especialmente em comunidades carentes, por meio de tecnologias que facilitam o diagnóstico precoce e o tratamento eficaz.

Ao analisarmos as suas trajetórias, observamos uma lição clara: a inovação sustentável requer mais do que boas ideias, exige uma nova geração de profissionais e empreendedores preparados com as competências necessárias para liderar a transformação. 

Guilherme Barbosa, head de inovação do Opet Lab, ecossistema de inovação do UniOpet, comenta. "O sucesso das startups brasileiras em áreas críticas como financeira, ambiental, social e de saúde reflete a força do nosso ecossistema de inovação. Elas demonstram como soluções inovadoras podem surgir de um profundo entendimento dos desafios locais e globais, combinado com uma abordagem sustentável e socialmente responsável. No UniOpet, nosso objetivo é incutir essa consciência em nossos alunos, preparando-os para serem os próximos inovadores e empreendedores sociais."

A preparação dos futuros profissionais e empreendedores vai além do desenvolvimento de habilidades técnicas. Envolve fomentar uma mentalidade que valoriza a inovação, a sustentabilidade e o impacto social. "A educação tem um papel transformador na sociedade, e isso nunca foi tão verdadeiro quanto no contexto da inovação sustentável. Ao integrar princípios de sustentabilidade, responsabilidade social e inovação em nossos currículos, estamos preparando nossos alunos para os empregos do futuro e também para serem agentes de mudança em suas comunidades", afirma.

Guilherme explica que o ecossistema de inovação no Brasil é diversificado e rico, mas enfrenta desafios únicos, desde o acesso a financiamento até a burocracia. "As startups brasileiras têm superado esses obstáculos com criatividade, resiliência e uma forte orientação para a missão. Parte da nossa missão é garantir que nossos alunos saiam daqui como profissionais inovadores e prontos para contribuir para esse ecossistema."

Além disso, o UniOpet atua como um catalisador para o ecossistema de inovação em Curitiba e no Paraná, promovendo parcerias entre startups, empresas e comunidades, e facilitando o acesso a redes de mentoria e financiamento. "Essas iniciativas são fundamentais para apoiar o crescimento sustentável do ecossistema de inovação local e garantir que os futuros profissionais e empreendedores estejam preparados para enfrentar os desafios do mundo real", finaliza.

Já conhece o ecossistema de inovação do UniOpet? Clique aqui.

Compartilhe