Iniciação Científica: você já ponderou ser um pesquisador?

13 de julho de 2020 0 min

Se você tem interesse em seguir carreira na pesquisa e na vida acadêmica, aqui você vai achar dicas preciosas de como alcançar seus objetivos 

Você sabia que existe um núcleo no UniOpet realizando trabalhos de iniciação cientÍfica? De acordo com o professor Uipirangi Câmara, Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPEX), o trabalho já existe há 4 anos de maneira formal.  

Atualmente está sob à Coordenação Geral do Núcleo em parceria com as Coordenações dos Cursos e Escolas da instituição

“A pesquisa científica de natureza extracurricular será orientada no sentido de possibilitar o desenvolvimento do pensamento reflexivo, espírito científico, tecnológico e difusão da cultura. Além disso, a participação nos grupos de pesquisa é fundamental para que os alunos possam desenhar sua carreira futura dentro dos cursos, estando aptos inclusive para seguirem com confiança e competência em projetos de pós graduações diversos”.  

Anualmente, cada Escola (Comunicação, Engenharias, Direito, Tecnologia, Gastronomia, Bem-Estar e Saúde, Gestão de Negócio e Educação) deve lançar edital próprio para a seleção de professores e temas de pesquisas. 

A seguir, passam por um processo de avaliação que inclua a Coordenação Geral do Curso e o NDE, e são selecionados os docentes e os grupos de pesquisa.   

Então é lançado um Edital para a seleção dos alunos tendo como principais critérios: Inscrição com apresentação de disponibilidade de compor o grupo de pesquisa (Reuniões quinzenais), cursar entre o terceiro e o décimo períodos e ser aprovado no processo de seleção interno realizado pelos coordenadores de cada grupo de pesquisa. 

No último dia 7 de abril foi lançado os editais para o Curso de Direito. O NUPEX irá solicitar, então, que os outros cursos abram editais até o dia 20 de agosto.   

Os Grupos de Pesquisa do UniOpet, acontecem com reuniões quinzenais, e devem sempre estar norteados por um referencial teórico que serve de fundamentação para todas as discussões, aprofundamentos e pesquisa. 

Os alunos participantes precisam ter uma frequência mínima de 75% de participação e serão aprovados ao final com a publicação de um artigo acadêmico. Neste período deverão participar de simpósios ou eventos promovidos pelos Coordenadores dos grupos.  

No UniOpet, os grupos de Pesquisas são Chamados de Nics (Núcleos de Iniciação Científica) e neste ano a Escola de Direito está realizando quatro grupos que são:   

Grupo 1: 

O NOVO ACORDO DE NÃO PERSECUÇÃO PENAL E A MITIGAÇÃO DO DIREITO DE PUNIR DO ESTADO  

Grupo 2: 

DIREITO E SOCIEDADE BRASILEIRA: LIBERDADE DE EXPRESSÃO E ALTERIDADE NAS REDES SOCIAIS  

Grupo 3:

COOPERAÇÃO NA CONECTIVIDADE: NOVOS PARADIGMAS PARA A SOLIDARIEDADE NAS SOCIEDADES COOPERATIVAS  

Grupo 4: 

TELETRABALHO: ERA DIFÍCIL, AGORA, VIROU NECESSIDADE (COVID 19)  

Mas o que é INICIAÇÃO CIENTÍFICA? 

O aluno que tem interesse em seguir carreira acadêmica precisa entender bem do que se trata verdadeiramente a Pesquisa Científica. E para isto é necessário participar de uma iniciação científica em sua graduação. 

A Iniciação científica, nada mais é que um estudo aprofundado sobre um tema específico, que normalmente é desenvolvido por um grupo de alunos de graduação nas universidades brasileiras em diversas áreas do conhecimento. 

Os alunos têm o desenvolvimento de seus estudos acompanhados por um professor orientador, ligado ou não a um laboratório de pesquisa da faculdade na qual o aluno estuda ou a algum centro de pesquisa financiador.  

Nesta etapa da prática universitária, o estudante-pesquisador exerce os primeiros momentos da pesquisa acadêmica, como a escrita acadêmica, a apresentação de resultados em eventos, a sistematização de ideias, a sistematização de referenciais teóricos, a síntese de observações ou experiências, a elaboração de relatórios e demais atividades envolvendo o ofício de pesquisador. 

Um aspecto muito importante da iniciação científica é a formação no campo ético. Esta é uma das maiores contribuições para a formação dos futuros cientistas e cidadãos. 

É um programa teórico e metodológico que dá apoio aos alunos da graduação para que possam seguir carreira na pesquisa. Esses programas oferecidos pelas universidades são responsáveis por despertar grandes talentos e incentivar os novos cientistas a seguirem em pós-graduações, como mestrados e doutorados.  

Em termos de benefícios para a jornada, o aluno tem a oportunidade de experimentar diversas visões do mundo através da troca de conhecimento em eventos, congressos, palestras e estudos de projetos.  

Como consequência os projetos que saem dessas pesquisas são de extremo impacto na vida da sociedade da qual fazem parte. 

É visível que um aluno que opta por este caminho, participando de projetos de Iniciação Científica acaba por melhorar seu rendimento nas disciplinas de seu curso, porque se habitua a ser organizado, focado e disciplinado com os estudos. 

A jornada de pesquisa desperta sua criatividade e habilidade de lidar com imprevistos e também sua comunicação, escrita e oral.  



Aproveite nosso vestibular online e agende sua prova: Vestibular e Matrículas UniOpet   

Conheça nossos cursos e inscreva-se: Pós-Graduação UniOpet  


Compartilhe