Infodemia: quando saber demais sobre o vírus pode prejudicar

01 de junho de 2020 0 min

O coronavírus, ou Covid-19, tem modificado o cotidiano de incontáveis maneiras todos os dias. Mas uma delas tem sido bastante preocupante: quando o excesso de informação pode prejudicar a saúde mental e até mesmo, por consequência, a física? 

Para esse fenômeno a Organização Mundial de Saúde (OMS) já vem usando  o termo INFODEMIA: quando o excesso de conteúdo desencontrado sobre a pandemia passa a mais prejudicar o receptor que propriamente auxiliar.  

Fake News

Outra questão que preocupa é a qualidade do que se lê, compartilha através das redes sociais e se consome em notícias. 

É sabido que em tempos assim, confusos, algumas pessoas se aproveitam para criar as chamadas fake news ou os “hoax” que só servem para causar pânico em quem não tem o hábito de checar as informações. 

Muitas vezes uma notícia duvidosa chega a mais pessoas que o conteúdo de um veículo idôneo, o estrago dessa irresponsabilidade pode causar algumas situações bem bizarras: proliferam-se receitas mágicas de álcool em gel caseiro, remédios milagrosos e até matérias que dizem que o vírus sequer existe. 

Nessas horas é bom lembrar aquele conselho antigo, do tempo dos nossos pais e avós: nem tanto ao céu, nem tanto à terra. Para consumir informação é preciso parcimônia, cuidado, seletividade. 

A dica é simples: nem toda informação quer mesmo auxiliar.  

Não Caia Em Mentiras

Para isso, algumas dicas (essas foram divulgadas pelo próprio Whatsapp) são importantes:  

  1. Cuidado com mensagens encaminhadas sem fontes seguras 
  2. Sempre desconfie e cheque mensagens demasiadamente alarmantes 
  3. Desconfie de erro na grafia de nomes 
  4. Não clique em links desconhecidos 
  5. Ao receber conteúdo que suspeite ser falso, não tenha vergonha: pesquise a veracidade e então explique à pessoa que encaminhou que ela está enganada, para que pare de disseminar tal conteúdo. 
  6. Se receber fake news: denuncie! Várias plataformas de redes sociais tem a opção denunciar. É bastante simples 

 

Cuide Da Sua Saúde Mental

Esse momento que se vivencia hoje já é demasiadamente difícil para ocupar energias pensamentos com fatos que sequer são verídicos. 

Esses boatos podem ser aparentemente inofensivos mas hoje são disseminados mais rapidamente que o próprio Corona Vírus. Os danos ao emocional podem ser desastrosos: insônia, crises de depressão e ansiedade. 

A qualquer sintoma, o melhor é se afastar das redes sociais, ler menos notícias, eleger um veículo de confiança para se abastecer dos fatos reais diariamente sem a compulsão de consumir qualquer conteúdo que tiver acesso. 

A pandemia vai desacelerar e em breve a rotina será retomada. É responsabilidade de cada um cuidar das suas fragilidades pessoais para que os danos desse período não se tornem permanentes.  



Aproveite nosso vestibular online e agende sua prova: Vestibular e Matrículas UniOpet   

Conheça nossos cursos e inscreva-se: Pós-Graduação UniOpet