Gestão de tempo e produtividade: características essenciais do bom profissional

13 de agosto de 2020 0 min

Depois de descobrir os principais “ladrões” da sua atenção é hora de se organizar para ser mais produtivo e ainda tirar um tempinho para a diversão. Saiba como  

Saber administrar seu tempo é uma das habilidades sócio-comportamentais que mais chamam a atenção dos recrutadores. Essa é uma característica que demonstra quão comprometido e respeitoso com o trabalho dos outros uma pessoa pode ser. Esse é um desafio para diversas pessoas, principalmente no ambiente empresarial. 

Gerir bem o tempo não é apenas programar detalhes mas sim ter controle sobre o tempo que dispõe para cada tarefa do seu dia. 

Quem administra o tempo produz bem. Ainda mais em tempos de várias outras coisas que nos tiram a atenção: smartphones, WhatsApp...tanta coisa! Como cuidar de tantas distrações sem deixar de lado os momentos de diversão e entretenimento?  

Pois bem, após tirar um tempo para identificar tudo aquilo que desperdiça seu tempo é hora de dar início à organização. Há algumas práticas que podem ser executadas para melhorar sua produtividade. Um fato muito importante e que muitas pessoas não prestam atenção é que há horários ao longo do dia em que você produz mais. 

Alguns especialistas chamam isso de horário nobre. É aquele período em que você sente que desempenha melhor suas atividades. Ele muda de pessoa para pessoa e pode ser de manhã, à tarde, à noite e até mesmo de madrugada. 

Descobrir em qual horário você é mais produtivo é útil para realizar aquelas atividades que merecem mais sua atenção. Além disso, é preciso traçar planos das atividades a serem realizadas. Esta também é uma dica que varia para cada pessoa. 

Existem planos anuais, mensais, semanais e até mesmo diários. É preciso descobrir qual funciona melhor para você. Os planos servem tanto para definição de prioridades quanto um meio de consulta e referência. Além de servir como um ótimo organizador de tempo. 

Mas veja bem, a tecnologia pode ser uma grande aliada na organização dos seus dias. É só conhecer melhor os aplicativos que foram feitos para deixar seu dia mais produtivo. 

Confira:   

11 Apps para você gerir melhor seu tempo e aumentar a produtividade:  

(FONTE: SELEÇÕES https://www.selecoes.com.br/superdicas/10-aplicativos-de-produtividade/3/)  

Google Keep 

Produzido pela gigante de buscas Google, o Keep é um bloco de notas com o intuito de unir funções básicas com uma aparência simples. É possível compartilhar as notas com todos os seus contatos, além de criar lembretes com alarmes.  

OneNote 

O OneNote possui maior mais opções na criação de notas. É possível criar notas e desenhar sobre elas, por exemplo, além de permitir que você compartilhe seu trabalho em tempo real com outras pessoas.  

Remember The Milk 

Se você pretende apenas organizar listas simples, o Remember The Milk com toda a certeza é a opção correta. Assim como o Google Keep, sua aparência é simples e mexer nele é intuitivo. Para quem não quer perder tempo com muitas funções e cores, é a opção ideal.  

Evernote 

As listas são formas eficientes de organizar conteúdo. As listas de supermercado, por exemplo, são um dos 9 melhores truques que podem te ajudar a economizar mais na hora das compras. O Evernote é uma agenda virtual robusta. No mercado já alguns anos, o Evernote permite criar notas em diferentes formatos, como áudio e vídeo, e salvá-los na nuvem. Assim, o arquivo fica disponível em diversos dispositivos, basta que você os acesse através da sua conta.  

Trello 

Outro aplicativo muito intuitivo e prático para organizar listas é o Trello. Além de poder ser usado em âmbito pessoal, para organizar afazeres, por exemplo, ele também é muito utilizado em estratégias empresariais, uma vez que é possível compartilhar os “quadros” do aplicativo e editar coletivamente as listas.  

Any.Do 

Perder eventos porque não se lembrou da data não dá, não é? 

O ponto forte do Any.Do é a conectividade com outros serviços, como o Google Calendar. Possui uma aparência simples, e é um dos aplicativos de produtividade mais baixados quando o objetivo é não perder eventos importantes.  

Google Calendar 

O Google Calendar é uma forma simples de visualizar seus compromissos em um calendário. Você pode, por exemplo, criar eventos com cores diferentes e organizá-los em grupos separadamente. Além disso, é possível utilizar tanto a versão web como o aplicativo para smartphones.  

Pocket 

Já quis guardar alguma coisa que viu na internet, mas não conseguiu? O Pocket é uma ferramenta poderosa para evitar essa frustração. Ele funciona como uma tesoura virtual, que recorta e cola partes de páginas da internet que você quer e reúne em uma lista que você organiza para ler mais tarde. É possível salvar qualquer coisa, não só artigos de texto como também vídeos! 

Google Drive 

Outro aplicativo interessante para salvar documentos é o Google Drive. Basta ter uma conta Gmail e você terá acesso a 25gb gratuitos no Google Drive. Salve arquivos, vídeos, fotos e muito mais sem correr o risco de perdê-los.  

Optimize 

Optimize é um aplicativo que tem como objetivo melhorar a sua vida. Você insere seus dados, como tarefas diárias, pessoas com quem se encontrou ou seu estado de saúde e ele te dá dicas sobre como melhorar o seu estilo de vida. O aplicativo é ótimo para quem deseja um assistente ao vivo direto no smartphone.  

Guia Bolso 

É um ótimo aplicativo para quem deseja acompanhar de perto as finanças. Com o Guia Bolso, é possível calcular e controlar os seus gastos, além de fazer previsões sobre quanto você deve economizar caso planeje comprar alguma coisa. É um dos melhores aplicativos financeiros disponíveis gratuitamente.