Gastronomia semipresencial otimiza rotina de alunos chefs de cozinha

21 de julho de 2023 0 min

Lançado em 2009 de forma pioneira em Curitiba, o Curso de Gastronomia do Centro Universitário UniOpet já formou mais de mil egressos em 14 anos. Eles atuam como chefs, baristas e mixólogos em restaurantes e empreendimentos gastronômicos espalhados pelo Brasil. O curso de tecnólogo oferece a modalidade semipresencial, que amplia a flexibilidade e o dinamismo das práticas presenciais e EAD. E não são apenas técnicas e receitas que os alunos aprendem. O Curso de Gastronomia do UniOpet é o único da cidade a oferecer diploma de barista, além de formação em cozinha criativa.

“Somos o primeiro curso de Tecnólogo em Gastronomia de Curitiba, já formamos mais de mil alunos e muitos deles hoje são chefs renomados. A Simone Matoso hoje é sous chef da Manu Buffara, nome no comando do restaurante Manu, em Curitiba, eleita em 2022 a melhor chef mulher da América Latina, pelo Latin America’s 50 Best Restaurants. A Débora Teixeira está em Fernando de Noronha, e também trabalhou no restaurante da Manu. Alguns ex-alunos hoje são professores do UniOpet, como Eduardo Scorsin, campeão mundial na categoria de cafés, que leciona a disciplina de Cafés”, comemora a professora Camila Pazello, coordenadora do curso.

O curso de Gastronomia forma profissionais em educação tecnológica, com foco específico, capazes de atender mais rapidamente as demandas de mercado. É voltado para a elaboração, implantação, avaliação e gerenciamento das áreas de Gastronomia, formando profissionais éticos, pró-ativos e com espírito empreendedor, capazes de se adaptar às constantes mudanças. “Nosso objetivo é formar profissionais que tenham flexibilidade, criatividade, motivação e crescente autonomia intelectual. Para isso, contamos com parceiros reconhecidos no mercado, como a Vale Fértil e a Anaconda, no fornecimento de produtos usados na nossa cozinha escola”, detalha Camila.

Mais de mil alunos já foram formados desde 2009, quando o curso pioneiro de Gastronomia em Curitiba foi lançado pelo UniOpet

A história de Eduardo Scorsin no UniOpet começou em 2009, quando voltou ao Brasil após cinco anos morando na Itália. “Fui militar do Exército por sete anos, mas não era meu objetivo de vida. Desde criança, gostava de trabalhar com bebidas. Eu me criei atrás dos balcões, tinha um avô maître de restaurante e outro avô dono de bar. Como não tinha dinheiro para montar meu bar, investi o que tinha num curso na Itália. Fiquei cinco anos lá, numa escola de hotelaria, uma espécie de curso técnico, que também oferecia cursos de barista, sommelier, mixologista. Em 2009, resolvi voltar para o Brasil, queria fazer faculdade de Gastronomia para ter diploma e me recolocar no mercado. Escolhi o UniOpet, pois havia na grade o módulo de café. O barismo em cafés era promissor, estava crescendo, e decidi me especializar”, conta Eduardo.

Formado em 2011, logo depois o especialista começou sua jornada em campeonatos mundiais. “Fui campeão brasileiro em 2015 na categoria de café com bebidas alcoólicas, 'Coffee in good spirits', e representei o Brasil na Suécia, ficando em quarto lugar. Fiz uma harmonização de café expresso com espumante. Até hoje, é a melhor colocação brasileira nessa categoria. Mais recentemente, tenho atuado como juiz nos campeonatos internacionais. Em 2019, fui convidado a fazer parte do corpo docente do curso de Gastronomia.”

A área de barismo em cafés foi o que conquistou o aluno Henrique Maruyama Wogel, que trabalha no Manana Cafés, no Centro de Curitiba. “Sou barista desde 2019. Trabalhava no contraturno da faculdade de Geografia. Quando cheguei na fase de estágio, vi que gostava mais de trabalhar como barista. Tranquei a faculdade e resolvi me especializar em Gastronomia como curso superior. Meu chefe é formado pelo UniOpet e me recomendou. A modalidade semipresencial é muito boa, pela flexibilidade que nos dá com o trabalho. Podemos conciliar bem as rotinas. As competições que a faculdade promove são muito boas também, se assemelham muito com os campeonatos”, relata.

Com duração de dois anos, carga horária de 1600 horas e práticas presenciais no campus Rebouças, o curso de Gastronomia capacita os alunos em áreas específicas ao final de cada semestre. Entre elas, gestão de hospitalidade, técnicas de cozinha, food concepts e cozinheiro profissional.

"Pensando em inovação, o nosso curso possui duas disciplinas exclusivas: Café e Cozinha Criativa. Além disso, é o único curso de Curitiba em que o aluno sai com certificação de barista. O Bistrô Escola proporciona ao aluno a prática da produção, venda, gestão e empreendedorismo", detalha a professora Camila.