Principais golpes em tempos de pandemia

14 de maio de 2020 0 min

Fique esperto, pois em tempos de pandemia e com pessoas em busca de soluções, os golpistas se aproveitam e os golpes se multiplicam

No momento em que o Brasil e parte do mundo enfrentam quarentena por causa do Covid-19, ios golpistas já começam a tentar tirar proveito da situação. 

Então, mais do que nunca, é importante estar atento aos principais golpes que são aplicados nesse momento de distanciamento social, pois trata-se de uma época muito complicada para ter prejuízos financeiros. 

A seguir temos os principais golpes aplicados em tempos atualmente. Tome nota!

Falso auxílio de governo

Estelionatários se passando por agentes oficiais entram em contato, informando haver pagamentos por parte do governo, e recrutam dados bancários de pessoas simples, induzindo-as até fazer transferências de valores, ou mesmo entregar senhas e coisas do tipo.

Fique esperto e desconfie sempre, pois o Governo seja Federal, Estadual ou Municipal nunca entra em contato por telefone. 

Há postos de atendimento, sejam em bancos, ou em repartições públicas para isso.

Vírus de computador e celular

Cuidado com mensagens que venham com links clicáveis, sejam e-mails, torpedos ou até mesmo mensagens no WhatsApp.

Isso pode instalar um malware no seu aparelho com o objetivo de danificar seus dispositivos, roubar dados e causar danos.

Sempre fique atento a mensagens muito atrativas, oferecendo prêmios, dinheiro, ou facilidades que não existem, simplesmente apague todas. 

Já ouviu aquele ditado que diz “quando a esmola é demais o santo desconfia”?. 

Se veio de uma origem desconhecida, não clique. Se a origem for conhecida, desconfie.

Assaltos residenciais

Esse é um golpe perigoso. 

Bandidos têm-se se apresentado como servidores da vigilância sanitária e ao terem as portas abertas. Por estarem acima de qualquer suspeita, eles acabam tendo a entrada autorizada em condomínios e residências.

Jamais abra sua casa para estranhos, mesmo com uniforme ou crachá. Cuidado redobrado nesses tempos.

Falso empréstimo

Esse golpe consiste em oferecer um empréstimo de valores altos, com prestações e juros muito baixos, tornando-se altamente chamativos. 

Mas a condição é um sinal precisa ser inicialmente depositado previamente à conclusão do que geralmente é algo em torno de 5% a 10% do valor do empréstimo.

Os estelionatários, utilizam nomes de bancos, mandam contratos timbrados, com dados reais e altamente críveis. Mas quando há a solicitação de depósito antecipado, fuja!

Sites falsos de vendas

As páginas falsas de vendas de produtos para uso em grande escala como álcool em gel e máscaras, em preços baixos, se tornam argumentos muito eficientes para golpistas, especialmente por ter muita gente procurando por esses produtos, e realizando compras gigantescas, inclusive para revenda.

Mas como saber se um site é seguro?

Sites muito mal construídos, já são uma pista de que são falsos. Dificilmente estelionatários gastarão tempo caprichando no visual. 

Mais do que a aparência do site, você deve procurar a opinião de outros usuários antes de fechar o pedido. Pesquise.

Se você está acessando um site e desconfia dele, verifique se há um ícone de cadeado em algum lugar. 

Para ser confiável o site deve ter o cadeado. Inclusive, uma outra dica é você nunca digitar seus dados em sites que não possuam este ícone.

Sinais óbvios que um site é falso.

  • Se um site apresenta muitos alertas piscantes ou pontos de exclamação, é provavelmente um site suspeito.
  • Se ao acessar um site você se deparar com inúmeras pop-ups, é melhor fechar tudo e sair correndo dali.
  • Se você é redirecionado imediatamente a um site completamente diferente, especialmente um que pareça bastante suspeito, isso pode significar que o site original era falso ou que ele foi atacado.



Você conhece mais algum golpe que está sendo feito nesse período de pandemia? 

Vamos compartilhar essas experiências com todos os alunos do UniOpet para que todos fiquemos vigilantes.



Aproveite nosso vestibular online e agende sua prova: Vestibular e Matrículas UniOpet   

Conheça nossos cursos e inscreva-se: Pós-Graduação UniOpet