Feira de Startups é reconhecida como uma das melhores iniciativas profissionalizante do país

21 de março de 2023 0 min

Iniciativa que integra os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Gastronomia do UniOpet obteve destaque no Prêmio Educador Transformador, entre 3 mil projetos de todo o país


Uma feira colaborativa entre as Escolas de Gestão e Gastronomia. Essa é a proposta da Feira de Startups, Gastronomia e Cultura do Centro Universitário UniOpet, realizada no primeiro semestre de 2022. A iniciativa foi um dos dois projetos profissionalizantes desenvolvidos na instituição, que acaba de ser selecionada pelo Prêmio Educador Transformador 2023. A feira integrou alunos e professores dos cursos de Bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Gastronomia.

A premiação do Sebrae reconhece e promove práticas educacionais transformadoras, a partir da união do Prêmio Professor Transformador da Bett Brasil e Instituto Significare e do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora do Sebrae.

"A Feira surgiu como apresentação final de um projeto semestral da disciplina de Gestão de Produção e Operações, do sexto período de Administração. Os alunos realizaram um trabalho em que tiveram que idealizar startups", conta a professora Silmara C. Kowalski, professora do curso de Administração e Ciências Contábeis e responsável pela iniciativa. “O prêmio teve quase três mil projetos inscritos de todo o Brasil, entre os quais foram selecionados os melhores em cada categoria. Fomos selecionados na categoria ensino superior e estamos entre os melhores do Brasil”, celebra.

O trabalho em equipe permite que a teoria seja aplicada à prática. “Foram montadas startups com estudo de viabilidade econômica e social, com o objetivo de se tornar um negócio lucrativo depois da conclusão do curso de Administração. Para isso, buscaremos parcerias e investimentos.

O projeto desenvolvido pelos alunos de Administração trabalhou a formatação de ideias de aplicativos, buscando a solução de algumas demandas relatadas pelas pesquisas feitas com o mercado consumidor, usando a gestão da produção, gestão da equipe e recursos, detalha a professora.

O outro projeto da instituição de ensino também selecionado pelo prêmio do Sebrae foi o desenvolvido pelos alunos da Engenharia intitulado “Exploração das possibilidades para obtenção de um eixo excêntrico desejado, mas ausente no mercado”, orientado pelo professor Abel José Vilseke, que desenvolveu e aliou a teoria à prática ao longo do semestre.          

Para a educadora Adriana Karam, reitora do UniOpet, a seleção ao prêmio do Sebrae e Bett Brasil coroa o trabalho de 50 anos do Grupo Educacional Opet. “Temos em nosso DNA, desde 1973, a vocação de integrar a formação superior com as necessidades do mercado, de maneira proativa e hands on, dentro da cultura maker. A gente já era ‘maker’ e punha a mão na massa bem antes do conceito surgir e ser incentivado como tendência de futuro”, afirma.

Alguns dos temas principais envolvidos no projeto, com estandes na feira:

Uso de metodologias ativas (PBL);

Compreensão do conceito de análise de Gestão da Produção, para o melhor desempenho da vida pessoal e profissional;

Avaliação de riscos de produção mal elaborada, custos para a empresa e a importância de aliar a teoria à prática;

Trabalho em equipe, para reconhecer e valorizar as diferenças individuais, mobilizando as pessoas para alcançar objetivos comuns.


Sobre‌ ‌o‌ ‌UniOpet‌

O‌ ‌Centro‌ ‌Universitário‌ ‌UniOpet‌ ‌tem‌ ‌a‌ ‌sua‌ ‌formação‌ ‌apoiada‌ ‌na‌ ‌experiência‌ ‌de‌ 50 ‌anos‌ ‌de‌ ‌ensino‌ ‌do‌ ‌Grupo‌ ‌Educacional Opet, cujo‌ ‌pioneirismo‌ ‌e‌ ‌‌espírito‌ ‌empreendedor‌ no Paraná ‌são‌ ‌características‌ ‌marcantes‌ e ‌fazem‌ ‌parte‌ ‌do‌ seu ‌DNA‌.‌ Em dois campi (Centro Cívico e Rebouças), com 37 cursos de graduação nas modalidades presencial e EAD, e 33 cursos de pós-graduação, o‌ ‌trabalho‌ ‌do‌ ‌UniOpet é dedicado à formação de profissionais para o mercado de trabalho, indo além do ensino, com enfoque na empregabilidade de seus estudantes. Sua missão é oferecer a preparação para transformar o mundo, por meio de uma educação de qualidade, alinhada à realidade do mercado e atenta à prática profissional.