Feira de Inovação leva tecnólogos EAD para dentro do campus

24 de julho de 2023 0 min

Alunos de Ensino a Distância estão habituados à praticidade de fazer aulas remotamente, no horário e local mais convenientes em seu dia a dia. A maioria dos cursos nessa modalidade não oferece atividades presenciais com potencial para integração e networking dos alunos. Justamente para favorecer encontros e aproximação, integrando as turmas EAD ao ambiente acadêmico, o Centro Universitário Uniopet realiza todos os semestres a Feira de Inovação, com a apresentação de trabalhos desenvolvidos na disciplina de Projeto Integrador dos Cursos Tecnólogos de Gestão.

Esses eventos garantem aos alunos a vivência dos conteúdos ministrados em sala de aula a partir da produção intelectual e da elaboração de material teórico/prático. Eles são utilizados como fator de integração e complementaridade entre os diversos objetos de estudo das disciplinas cursadas em cada período.

“Para o desenvolvimento desses projetos é usada a abordagem Design Thinking, técnica que facilita o raciocínio criativo e não linear. Incorporado por empreendedores no desenvolvimento rápido da inovação em negócios e produtos, ela permite maior agilidade nos testes de mercado buscando o alto desempenho da organização. Com isso, os alunos apresentam projetos como melhorias em serviços e novos negócios”, explica a professora Andrea Delfini, coordenadora da Escola de Negócios EAD do UniOpet.

"Para nossa turma de tecnólogos, foi uma experiência nova bem interessante. Gostei do resultado e do feedback positivo da professora e da coordenadora, que nos incentivaram a seguir com o projeto. Toda a atenção e estrutura do UniOpet também fizeram a diferença para nossa experiência. A turma só se conhecia por videochamada, foi uma boa oportunidade para a gente se entrosar pessoalmente", conta Gerson Luis Maestrelli Junior, aluno tecnólogo de Gestão Financeira, que apresentou projeto na edição de julho da Feira de Inovação.

O projeto desenvolvido pelo grupo de Gerson foi a criação de um aplicativo chamado “Building cheap” (construindo barato). “Buscamos otimizar a comercialização de materiais de construção, como areia, pedra, cimento, tijolo e cerâmica. A ideia é conectar pessoas que queiram comprar, vender, trocar ou doar. O objetivo é dar uma finalidade eficaz a esses materiais, para que os usuários do app possam descartar essas sobras de forma lucrativa, obtendo um valor por elas e recuperando parte do dinheiro investido”, detalha Gerson.

Tecnólogo em Gestão Financeira

Os alunos do Curso de Tecnologia em Gestão Financeira são preparados para elaborar o planejamento estratégico de uma organização, desde uma microempresa até uma empresa de grande porte. O UniOpet oferece o primeiro curso que aborda a metodologia para demonstrações financeiras, baseadas nos padrões americano e europeu. É indicado para pessoas aptas a mudanças e que tenham afinidade em negócios e administração.

“Durante o curso, o aluno aprende sobre as áreas de Investimentos, Contabilidade, Comunicação Empresarial, Operações de Câmbio e Gerenciamento de Riscos, com conteúdo voltado à aplicação prática e incentivo ao empreendedorismo. Com esse conhecimento, os profissionais formados terão subsídios consistentes para atuar na tomada de decisões, que reflita na gestão financeira assertiva do negócio ou empreender em um negócio próprio, na área de assessoria e consultorias para outras empresas”, detalha a professora.

Além das aulas teóricas em EAD, os alunos podem participar de encontros síncronos com o docente responsável pela disciplina, além de contar com o apoio dos tutores online que ficam disponíveis de forma síncrona e assíncrona. Outro momento presencial são as extensões dos cursos. “A extensão universitária é condição estratégica dos estudantes do UniOpet para um exercício profissional sistêmico, atualizado e preparado para o mundo do trabalho. É o movimento da práxis do estudante, quando encontra possibilidades de confrontar-se com experiências reais da sua área de atuação profissional e pode observar os resultados das suas tomadas de decisões na realidade”, explica Andrea.

Compartilhe