Fazer uma segunda graduação abre portas no mercado de trabalho e turbina o salário

11 de abril de 2022 0 min

Fazer uma segunda graduação abre portas no mercado de trabalho e turbina o salário

Ter somente um diploma na mão hoje em dia já não é um diferencial na hora de fazer uma entrevista de emprego: é necessidade absoluta e inadiável. E se tiver mais de uma graduação, o diferencial é maior ainda. 

Optar por uma segunda graduação tem sido cada vez mais comum entre os profissionais. De modo geral, existem duas grandes razões que levam a essa prática: a vontade de mudar de área e uma alternativa para se qualificar e melhorar a posição no mercado de trabalho. Em ambos os casos é importante levar em consideração diferentes fatores que podem influenciar a carreira.

Com duas formações, o profissional ganha conhecimento e a oportunidade de atuar, tendo mais propriedade nas funções que exercer dentro da empresa. 

Outro fator importante para aqueles que optam pela segunda graduação é a possibilidade de conquistar cargos de liderança e se destacar profissionalmente. 

O planejamento deve ser a base de toda carreira. Para os interessados em uma nova graduação não é diferente. Por isso, tenha plena consciência dos seus objetivos para traçar o melhor caminho rumo ao sucesso. 

Separamos algumas dicas para quem está com vontade de cursar uma segunda graduação. Confira:

Primeiro diploma

O ensino superior proporciona um aumento de até 156% no salário, segundo pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O estudo analisou o nível educacional de 30 países, tendo o Brasil apresentado o maior crescimento salarial dentre as nações estudadas. 

Portanto, concluir uma graduação é um passo importante para quem busca uma carreira de sucesso porque ter um diploma pode aumentar o salário. 

Para quem deseja realmente se destacar, somente uma graduação não é o bastante. Ela é um requisito e não um diferencial. Por conta disso, os profissionais buscam novas fontes de qualificação, como os cursos de idiomas, pós-graduação e a segunda graduação. 

Turbinar currículo

Quando um profissional já formado em uma determinada área investe em um novo curso é chamado de segunda graduação. Além de adquirir novos conhecimentos, é uma oportunidade para  turbinar o currículo. 

Mudar de área

É um pouco complicado saber exatamente o que fazer quando surge a vontade de trocar de curso. A angústia de estar em uma área que não empolga e o medo de ir em busca do desconhecido podem realmente deixar o estudante em um verdadeiro estado de nervos à flor da pele. O sentimento é semelhante para quem enfrenta a vontade de mudar de profissão. 

Nestas situações é importante manter a calma, refletir e buscar informações que ajudem a tomar uma decisão mais assertiva. E nesse processo realizar alguns questionamentos contribui para embasar a melhor opção para o futuro profissional, como por exemplo:

- Por que eu não estou gostando da área atual?

- O que me atrai na nova área? 

- Qual o tempo de duração do curso?

- Quanto tempo posso disponibilizar para adquirir uma nova formação?

- Como está o mercado de trabalho da área atual e da carreira pretendida? 

- O que vou acrescentar a minha formação com mais um curso?

É mais fácil estudar

Devido à primeira formação, fica mais fácil se enturmar e aproveitar melhor o curso, já que é veterano! Com a maturidade e experiência acadêmica adquirida, a nova jornada na faculdade será mais tranquila e terá mais facilidade para gerenciar seus estudos. 

Elimine algumas matérias

É possível solicitar a equivalência, caso a segunda graduação ofereça algumas matérias semelhantes às que você fez no primeiro curso. Ou seja, você não precisa fazê-las novamente. Porém, é necessário solicitar  à Coordenação da faculdade uma avaliação para analisar o seu caso e checar as possibilidades de equivalência. 

Novas oportunidades

Fazer uma segunda graduação abre portas para diversas oportunidades: melhorar seu currículo, caso o interesse seja o mercado de trabalho, permitir a participação em diferentes projetos, conhecer novas pessoas, entre outras opções. 

Pós ou uma Segunda Graduação?

Se existe a dúvida entre fazer uma segunda graduação ou uma pós-graduação, lembre-se: você não está sozinho! Essa dúvida é bem comum entre pessoas que estão buscando novos conhecimentos.

Para decidir é preciso antes de mais nada, avaliar objetivos e necessidades. Por exemplo, se o tempo é pouco para assistir às aulas e se dedicar aos estudos, uma graduação a distância ou uma pós pode ser uma excelente opção..

O UniOpet oferece as duas opções, confira aqui.