Família Karam recebe título de Cidadania Benemérita do Paraná

30 de novembro de 2023 0 min

A Família Karam, mantenedora do Grupo Educacional Opet, recebeu nesta semana a entrega do título de Cidadão Benemérito do Paraná ao professor José Antonio Karam (in memoriam). A iniciativa do deputado Fabio Oliveira foi aprovada em sessão solene na Assembleia Legislativa do Paraná, no dia 23 de agosto. O fundador do Grupo Opet faleceu em 2020.

“No início da Opet, as aulas eram ministradas em uma sala de aula emprestada, no Centro de Curitiba. E se pautavam no aprender fazendo, em projetos e em simulações dos ambientes reais de trabalho. Uma forma de ensinar que, aliás, antecipava o que hoje conhecemos como metodologias ativas – e que fizeram muito sucesso. Já em 1973, a Opet era maker”, destacou a professora Adriana Karam, presidente do grupo e reitora do Centro Universitário UniOpet.

O Grupo Educacional Opet nasceu em 1973, fundado pelo professor José Antônio Karam (1947-2020), como uma pequena escola de cursos profissionalizantes chamada Organização Paranaense de Ensino Técnico (Opet) e, após 50 anos, é responsável por uma estrutura organizacional que inclui Pós-Graduação, Graduação, Editora, Sistema de Ensino e Instituto de Educação e Cidadania. 

Em 50 anos, o Opet já formou mais de 240 mil alunos desde a educação básica até a pós-graduação. Está presente em 11 estados, em 99 redes municipais e em dezenas de escolas privadas. A editora, em 2023, atendeu 467 mil alunos e o Centro Universitário UniOpet oferece mais de 40 cursos na graduação, pós-graduação nas modalidades presencial, EAD e híbrido.