Aproveite: Dezenas de Cursos Gratuitos

22 de junho de 2020 0 min

Com medidas cada vez mais restritivas para conter a pandemia do Covid-19, a rotina de grande parte das pessoas passa por profundas mudanças, ainda que por tempo limitado. 

O que fazer nesses casos para ocupar o tempo com qualidade? 

Aproveite a quarentena, o distanciamento social e o tempinho que acaba sobrando para fazer especializações online de forma gratuita. 

Quem sabe não é hora de começar aquele assunto que você tem adiado tanto? 

Confira uma lista de sites e instituições que estão disponibilizando conhecimento sem custo algum:   

1. Casa do Saber

Desde 18 de março, a Casa do Saber está com o serviço on demand liberado pelo período de 30 dias. 

A plataforma oferece 120 cursos com conteúdo referente aos grandes pensadores da Filosofia, Ciências, Artes, Literatura e Música. 

A Casa do Saber tem um time de 1.500 professores e colaboradores. 

Na lista, estão nomes como o do teólogo Leonardo Boff, o historiador Leandro Karnal e os filósofos Franklin Leopoldo e Silva e Luiz Felipe Pondé.  

2. Digital Innovation One

No maior ecossistema de educação gratuita para desenvolvedor de softwares do Brasil você pode aprender linguagens de programação como Javascript, PHP, Python e Angular. 

Os cursos são gratuitos e gravados por especialistas do mercado com duração de duas a 12 horas. As aulas estão divididas em três níveis: iniciante, intermediário e avançado. 

O Digital Innovation One também fornece certificado.  

3. Escola Virtual 

A plataforma oferece mais de 80 cursos nas áreas de Administração, Contabilidade e Finanças, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Informática, Educação básica e Pedagogia, com duração média de 10 horas. 

Além disso, são oferecidos materiais e roteiros de estudo para os alunos. E os certificados são válidos como comprovante de atividade complementar em algumas faculdades.  

4. FABER-CASTELL

Com a campanha “Em casa com a Faber-Castell”, a empresa liberou o acesso a todos os cursos de desenho durante o período de confinamento. 

São 17 oportunidades para crianças e adultos disponíveis até o dia 19 de abril. Narrativa Visual, Desenvolvimento de personagens, Lettering, Dicas de composição e desenho realista estão entre os cursos. 

As aulas têm duração variada. A mais longa como a de Desenho com Emoções dura uma hora e meia. Todos os cursos fornecem certificado.  

6. NUBE  

O Núcleo Brasileiro de Estágios oferece seis cursos em videoaulas e organizados em módulos. 

“Como administrar seu tempo”, “Gestão de Carreira”, “Marketing Pessoal” e “Como elaborar um currículo” são alguns dos temas disponíveis. 

As aulas não passam de cinco horas e você ainda recebe um certificado de atividades complementares. 

7. SENAC  

Na prevenção do coronavírus, o Senac RJ e a Cisco estão oferecendo cursos na área de TI, como empreendedorismo, inclusão digital, introdução à IoT (Internet das Coisas) e introdução à segurança cibernética. 

As aulas têm até 30 horas de duração. Ao final, os participantes recebem certificado Cisco.

Outros cursos também são oferecidos online e gratuitamente pela rede nacional do Senac. 

Entre as opções é possível encontrar diversos temas, como finanças pessoais, estilo e imagem pessoal, administração do tempo, desenvolvimento de equipes, planejamento e organização de eventos. 

Acesse aqui os cursos do Senac Nacional  

8. SEBRAE

Se você tem vontade em abrir o próprio negócio, os cursos do Sebrae podem te ajudar nesse processo. 

São ofertados mais de 100 cursos em áreas como empreendedorismo, marketing digital, captação de recursos, negócios e startups. 

As aulas são ministradas por tutores e possuem carga horária de duas a quarenta horas. Ao concluir o curso o aluno recebe um certificado digital totalmente gratuito.  

9. SENAI

A plataforma do SENAI tem cursos online gratuitos como educação ambiental, empreendedorismo e finanças pessoais. 

Há também aulas de desenho arquitetônico e segurança do trabalho. Assim como nas demais plataformas, o aluno ganha certificado de conclusão após alcançar a pontuação necessária na avaliação final. 

10. CURSOS COM FOCO EM TECNOLOGIA  

Profissionais da tecnologia:  há um enorme campo de possibilidade de cursos profissionalizantes e de aperfeiçoamento profissional disponíveis. 

Algumas dessas plataformas oferecem aulas gratuitas on-line que vão ajudá-lo a aprimorar algumas habilidades:  

 

DICA BÔNUS  

Além dos cursos você quer ler coisas diferentes em casa? Já leu tudo que tem na estante? 

Confira alguns sites onde você pode ler online ou baixar gratuitamente (e de forma legal) alguns livros:    

Cultura acadêmica

Livros de administração, arquitetura, biologia, ciências, ciências sociais, direito, crítica literária, entre muitos outros.  

E-livros 

Neste link você tem acesso a livros grátis para baixar, todos os livros são acadêmicos e você pode acessar com facilidade, é só baixar para ter acesso aos livros. 

Nesta plataforma, além dos livros acadêmicos grátis você também pode baixar outros livros interessantes.  

Universia

 O site tem mais de 1.000 arquivos, textos científicos, biografias de cineastas, assuntos de comunicação e clássicos da literatura universal. 

Brasiliana

O Site da USP disponibiliza para download cerca de 3000 mil livros, você vai encontrar livros acadêmicos, documentos raros e históricos, imagens e até manuscritos. 

Acesse e veja os livros que você pode ter em mãos ou em seu computador, tablet e celular.  

Blog Midia8

Mais de 200 links de livros de comunicação em português, inglês e espanhol, você pode fazer download ou ler online, como preferir e achar melhor.  

Read Print

Mais de 8 mil títulos em inglês para estudantes, professores e qualquer pessoa que se interessa sobre o assunto. Não deixe de conferir, pois vai gostar e aprender muito.  

Saraiva

São quase 150 livros disponíveis para baixar em PDF de forma gratuita. Para ter acesso você precisa fazer um cadastro e baixar o aplicativo de leitura.  

– Se cadastrar no site da Saraiva;

– Fazer o download do aplicativo “Saraiva Digital Reader” (as opções variam para iPhones, iPad, Androids, Windows e MacOS);

– Escolher os livros de sua preferência clicando em “comprar” – nesse caso será contabilizado o valor de R$0;

– Aguardar um e-mail dizendo que o livro da sua escolha já está disponível para download na na seção “Itens Arquivados” do Saraiva Digital Reader para plataformas iOS e Android, e na seção “Biblioteca” das versões para Windows e MacOS.

 

Compartilhe