Especializar é preciso

08 de outubro de 2021 0 min

Cursos de especialização abrem portas para um mercado cada vez mais competitivo


Não importa se o curso é de especialização, MBA (Master in Business & Administration)ou mestrado, entre outros. O ideal no atual cenário é, ao acabar um curso de graduação, não perder o ritmo de estudo e já se matricular numa especialização.

Os cursos de especialização ocorrem após essa fase e servem para aprimorar o conhecimento, atualizar-se no mercado, direcionar a área de atuação, entre outros objetivos.

Hoje em dia, devido ao maior acesso das pessoas à faculdade, o diploma de graduação já não pode mais ser considerado um diferencial na hora de disputar uma vaga.

É necessário se especializar para conseguir ter acesso às melhores oportunidades de emprego.

Por isso, a pós-graduação se apresenta como a melhor alternativa para que você se destaque no mercado de trabalho. O UniOpet oferece um grande programa de cursos de pós-graduação.

Mas, além disso, existem muitos outros motivos para você fazer uma pós-graduação. Confira a seguir sete deles e não fique de fora de se especializar na sua área.

1- Troca de conhecimento
A pós-graduação é a especialização que proporciona ao aluno aulas com mestres, doutores e profissionais que são especialistas na sua área de atuação.Ou seja, o corpo docente tem muito conhecimento teórico e prático para compartilhar com os alunos. A grade curricular também conta com disciplinas planejadas para capacitar os profissionais para os desafios reais do mercado de trabalho.

Durante o curso de especialização, o profissional também entra em contato com recém-formados, pessoas que já estão no mercado há algum tempo e professores especializados. Essa diversidade de contatos proporciona uma maior riqueza de conhecimento e também uma forma de enxergar o mercado de uma maneira única. Afinal, muitas dicas podem ser ditas em sala de aula.

2 – Atualização na área
Lembre-se, as disciplinas dos cursos são constantemente atualizadas, já que os professores também atuam na área em que são especializados. Isso é muito importante, uma vez que estamos vivendo na era da transformação digital e das mudanças tecnológicas, ambientais, sociais e políticas.

Um curso de especialização é capaz de apresentar as técnicas, estratégias e ferramentas atualizadas no campo de atuação do profissional. É a melhor forma de ficar por dentro dos rumos que a sua área de atuação está tomando.

3 – Aumentar as chances de emprego
Sem dúvidas, este é um dos maiores motivos para entrar num curso de pós-graduação. Segundo o site VAGAS, cerca de 70% dos anúncios de emprego da plataforma que exigem pós-graduação ou superior são para os níveis pleno, sênior ou para cargos de supervisão ou coordenação. Ou seja, esta também é uma oportunidade de entrar no mercado já com um cargo mais elevado. Isso porque os recrutadores consideram que você é um especialista preparado para lidar com desafios e para liderar equipes e projetos.

E não é para menos. Outra vantagem é que os cursos de graduação além das aulas teóricas, os estudantes passam grande parte do curso estudando e analisando os conceitos relacionados à área de atuação.Na pós-graduação será possível ter mais contato com atividades que proporcionam o conhecimento prático da área.

4 – Upgrade no salário
Todo conhecimento tem um custo, inclusive financeiro. É aqui que entra o retorno  sobre o retorno do seu investimento em qualificação. Segundo uma pesquisa realizada pela Catho, os profissionais que têm um certificado de pós-graduação chegam a receber uma remuneração cerca de 50% maior do que aqueles que têm apenas a graduação. Portanto, o curso de especialização é uma porta de entrada para a sua realização profissional,  pessoal e claro, financeira!

5 – Ampliar o networking
Não existe nada melhor para ampliar o networking. A pós-graduação e o MBA são oportunidades incríveis para isso. Estas especializações costumam reunir profissionais da mesma área, mas com experiências e visões diferentes do mercado. Isso colabora para que o aluno tenha mais chances de ser indicado para vagas de empregos, convidado para palestras, workshops e cursos que irão contribuir ainda mais para desenvolver o seu conhecimento.

6 – Desenvolver habilidades
Um dos principais motivos para cursar um MBA é que este tipo específico de especialização é voltado para quem deseja desenvolver, aprofundar ou atualizar conhecimentos em negócios e gestão em sua área. A grade curricular é estruturada com disciplinas voltadas para a inovação, liderança, e empreendedorismo, competências importantes para quem quer trabalhar como gestor numa empresa ou gerenciar seu próprio negócio.

7 – Facilitar a transição de carreira
Qualquer pessoa com um diploma de graduação pode fazer uma pós, independente de ser na mesma área ou não. Desta forma, o curso possibilita desenvolver novas competências que, podem por exemplo, ajudar na migração para outras áreas ou até mesmo para setores diferentes dentro da empresa na qual você já trabalha, ou pretende trabalhar.

Tipos de especialização

Os tipos de cursos de pós-graduação se caracterizam por especificar determinada área ou tema para que o profissional possa desenvolver habilidades técnicas específicas para a sua área de conhecimento. Conheça alguns:

MBA
O MBA significa Master in Business & Administration. Ou seja, em tradução para o português, Negócios e Administração.O curso é direcionado especificamente para esta área. Ele tem como foco colocar em pauta práticas utilizadas por profissionais e executivos, sendo mais voltado para o mercado corporativo.

Doutorado
O curso de doutorado, também chamado como PhD (Doctor of Philosophy), é focado em adquirir especialização dentro de seu campo de estudo e atuação.

Nele, o profissional se torna um pesquisador da área. Durante o curso, é necessário se dedicar a uma pesquisa intensa sobre o tema escolhido. O objetivo é elaborar uma tese que será defendida ao final do curso. O doutorado pode ter um viés mais profissional ou acadêmico.

Qual o seu plano para quando terminar sua graduação no UniOpet?

O que acha dos cursos de pós-graduação que a instituição oferece? Algum deles atrai o seu olhar? Conte para nós.



ACESSE NOSSO SITE