Escalada! Alunos de Educação Física põem em prática esportes radicais

08 de dezembro de 2023 0 min

Não existe melhor hands on para os futuros profissionais da Educação Física do que poder praticar esportes radicais, lutas, ginástica laboral, atividades aquáticas e outras. No curso de Educação Física do UniOpet, nas modalidades EAD e híbrido, esta é uma realidade da rotina dos estudantes.

“Buscamos práticas interdisciplinares com objetivo de correlacionar com a teoria, desenvolvendo o raciocínio para tomada de decisões nas práticas profissionais. Nosso curso conta com professores atuantes no mercado de trabalho. As práticas são realizadas aos sábados, uma vez ao mês ou a cada 15 dias”, explica a professora Mariana Ribeiro, coordenadora do curso de Educação Física.

A escalada é um esporte de aventura, tendo como objetivo progredir um obstáculo vertical por meio do esforço físico para superar os limites pessoais. “A escalada indoor é a opção da UBT Escalada. Os praticantes utilizam as paredes artificiais para treinar movimentos, sejam por forma de divertimento, socialização ou alto rendimento considerando inclusive campeonatos”, detalha.

A professora conta que a técnica utilizada é o “boulder”, que “busca escalar pequenos blocos e paredes, com altura normalmente limitada a seis metros”. “Os movimentos exigem raciocínio, resistência, técnica e força”, diz.

“À medida em que escalei, a sensação de desafio e superação era indescritível. A confiança que ganhei ao alcançar o topo da primeira parede foi além das paredes da academia, impactando minha visão sobre esse esporte. Fiquei apaixonada pela aula, é uma jornada de autodescoberta e superação que espero explorar novamente em breve”, relata Francielly Ferreira, aluna do 6º período.

Já Regiane do Rocio Glogenski, do 8º período, conta que a experiência foi bastante dinâmica e desafiadora. “O que mais me identifiquei neste esporte é que você não pode ter medo. É preciso superar todo e qualquer medo que exista em você, caso contrário não será possível chegar ao topo, no final da escalada. Técnicas precisam ser estudadas para que a gente consiga escalar com segurança. Com certeza eu atuaria na área de esportes radicais. Eles nos trazem mais coragem no dia a dia para encarar os desafios, sejam no próprio esporte ou na vida”, afirma.

Sobre o curso

Com duração de quatro anos, na modalidade EAD e híbrida (com encontros presenciais a partir de 2024), o curso de bacharelado em Educação Física do UniOpet faz parte da Escola de Saúde e Bem-Estar, juntamente com os  cursos de Biomedicina, Estética e Cosmética, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição, Medicina Veterinária e Odontologia. Pensado e concebido com o DNA do Grupo Opet, o curso de Educação Física forma os profissionais mais qualificados e desejados pelo mercado de trabalho, preparados para atuar nas diferentes áreas do conhecimento e enfrentar os desafios da sociedade atual.

Com todos os professores mestres ou doutores, o objetivo é formar profissionais voltado à promoção de saúde, qualidade de vida e a manutenção das capacidades físicas a partir da prática de exercícios físicos de maneira exemplar e com conhecimento amplo, capaz de integrar o mercado de trabalho com grandes diferenciais nas diversas áreas de atuação.

Confira algumas práticas do curso de Educação Física do UniOpet:

- Práticas de Esportes Radicais: Escalada

- Prática de Lutas

- Práticas de Avaliação Física e Treinamento Esportivo

- Prática de Educação Física Adaptada: Basquete Sobre Rodas

- Práticas de Atividades Aquáticas

- Práticas de Esportes de Raquetes

- Prática de Ginástica Laboral

O UniOpet oferece ambiente virtual de qualidade, professores altamente capacitados e aulas práticas de verdade, constantes em todo o processo de graduação em uma estrutura física (laboratórios de anatomia, cinesiologia, clínica escola e salas de aula interativas) que garantem o melhor processo de ensino e aprendizagem.

O foco do bacharelado em Educação Física é na formação profissional especialista em saúde e capacidade física, podendo atuar em clubes esportivos, academias, clínicas, treinamentos personalizados (personal trainer), hospitais e demais setores da saúde, assim como nas áreas de gestão, política e administração esportiva.