Empresa grande ou pequena: saiba os desafios de cada experiência

05 de março de 2021 0 min

Cada porte de empregador significa vantagens e desvantagens para o colaborador e é importante saber disso  

O Brasil tem cerca de 20 milhões de empresas, dos quais 14 milhões são de pequeno porte - aquelas que têm até 100 colaboradores -, segundo a consultoria Empresômetro. Elas são pequenas mas representam a grande maioria dos empregadores e respondem por quase metade da força de trabalho brasileira 

Se você está procurando emprego, é bem possível que a maior parte das oportunidades venha de pequenos e médios negócios. As vagas em grandes empresas (acima de 500 funcionários) tendem a ser mais escassas e mais exigentes em qualificações. 

Há diferença significativa para sua carreira em relação ao porte de seu empregador? 

O especialista André Coelho, pós-graduado em Pedagogia Empresarial, lista algumas vantagens e desvantagens que podem ser encontradas em cada caso. 

Pequenas empresas 

Você é envolvido em uma variedade de tarefas no trabalho porque há menos pessoas para chamar quando projetos novos ou diferentes aparecem.  

Os trabalhadores estão mais perto da alta gerência, dando abertura na participação de decisões mais importantes porque a organização é mais horizontalizada do que hierarquizada.  

Há um sentimento generalizado de que todos estão juntos na mesma empresa, o que ajuda na visibilidade do trabalho e no trabalho em equipe, na maioria das vezes. Também ajuda bastante na resolução de problemas.  

Você trabalha em um ambiente onde mais pessoas podem ver o que você faz e, por isso, se você é do tipo que gosta de permanecer invisível, a empresa pequena não é o ambiente ideal pra você.  

Se os proprietários ou gestores cometem grandes erros, o empregador pode ter sérios problemas com a empresa e todo seu trabalho pode estar em risco. Mesmo erros pequenos podem acabar resultando em algum tipo de prejuízo.  

Seus benefícios e salários podem não ser tão generosos, porque a empresa não pode arcar com custos altos de salário.  

Espera-se que você sempre ajude os outros quando você está ocioso, então se você é um procrastinador ou não é muito mão na massa, não espere momentos de folga. 

Grandes empresas  

Empresas de grande porte têm marcas geralmente reconhecidas no Brasil e até no mundo, o que é vantajoso para o currículo.  

Pode haver espaço para oportunidades de crescimento para cima ou para os lados, sem ter que trocar de empresa.  

Decisões ruins dos níveis superiores de administração representam menos risco para a empresa, o que garante mais estabilidade para o negócio.  

Grandes empresas pagam mais e também oferecem mais benefícios.  

É comum sentir-se perdido na estrutura de uma grande empresa.   

Demissões são mais impessoais.   

Seu papel é fixo e mais definido, o que significa que mesmo que não haja muita coisa acontecendo na organização, você vai estar sempre envolvido em sua área específica de especialização.  

Você precisa vender-se internamente, se quiser ser promovido.