Empreendedorismo e educação andam de mãos dadas

04 de fevereiro de 2022 0 min

Aprimorar conhecimentos ajuda na evolução da carreira e dos negócios

Um dos objetivos da educação, todos concordam, é socializar indivíduos, assim como potencializar o seu desenvolvimento.

Com isso, o conceito de “lifelong learning” passa a fazer parte das discussões mais atuais sobre educação e capacitação profissional. 

A expressão pode ser traduzida como “aprendizado ao longo da vida” ou “aprendizado para uma vida toda”. 

O século XXI traz com ele a necessidade de desenvolvimento constante, impulsionado principalmente pelos rápidos progressos na tecnologia. 

A constante busca por conhecimento ajuda a aprimorar esse olhar.

No UniOpet, esse é um assunto muito sério, tratado de forma transversal em todos os cursos. Um dos princípios da instituição é fazer a conexão dos alunos com o mercado e com as possibilidades de trabalho, o que certamente também passa por aprender a empreender, seja com o próprio negócio ou dentro de uma empresa empregadora - o chamado intraempreendedorismo, cada vez mais valorizado pelo mercado.

Veja mais dicas sobre a importância do estudo na hora de empreender!

Competência transversal
Em vez de pensar se o empreendedorismo é uma oportunidade de carreira, por que não considerar como o empreendedorismo pode se encaixar nos seus planos profissionais?

Mesmo que se escolha um caminho profissional mais tradicional, o empreendedorismo será um fator fundamental para se destacar no mercado de trabalho.

Carreiras mais dinâmicas, fluidas, ativas, menos confinadas ao tempo e ao espaço mostram que o empreendedorismo não é um caminho profissional, porém uma competência transversal a ser dominada por todos os profissionais que desejam ter sucesso no futuro do trabalho.

Tenha propósitos
É cada vez mais comum ouvir falar de negócios com propósito.

Acontece que muitos assuntos urgentes têm pautado a agenda mundial nos últimos tempos. Meio ambiente, soberania alimentar, uso de combustíveis fósseis, consumo de carne, distribuição de renda, água potável, feminismo, desenvolvimento tecnológico, racismo e outras lutas das minorias, uso de agrotóxicos, indústria farmacêutica. Essas são só algumas das grandes causas que movimentam o mundo e, consequentemente, os negócios.

Faça perguntas
Por isso, o autoconhecimento é um aspecto importantíssimo para quem deseja empreender. Tudo passa por entender seus interesses, suas afinidades e inclinações. Como? Bom, o primeiro passo é a definição. E ela só acontece por meio de muitas perguntas. Pergunte-se sobre seus objetivos, gostos e suas metas de vida em curto, médio e longo prazos. Mapeie também suas competências e habilidades, seus pontos fortes e fracos, além de aspectos que deseja desenvolver nos próximos anos.

Autoconhecimento
Por isso, o autoconhecimento é um aspecto importantíssimo para quem deseja empreender. Tudo passa por entender seus interesses, suas afinidades e inclinações. Como? Bom, o primeiro passo é a definição. E ela só acontece por meio de muitas perguntas. Pergunte-se sobre seus objetivos, gostos e suas metas de vida em curto, médio e longo prazos. Mapeie também suas competências e habilidades, seus pontos fortes e fracos, além de aspectos que deseja desenvolver nos próximos anos.

Tenha foco
Com algumas possibilidades no papel e em mente, chegou a hora de focar, escolhendo uma ou duas opções que parecem mais viáveis com os recursos que você possui no momento. Posteriormente, desenhe estratégias e os possíveis caminhos que poderia percorrer para alcançar tudo isso. Nessa hora, quanto mais detalhado o plano, melhor. 

Tenha parceiros
Elenque possíveis parceiros e apoiadores durante cada etapa do processo e lembre-se de compartilhar com eles seu planejamento. Por fim, não se esqueça de avaliar e recalcular a rota de tempos em tempos. Isso vai manter você motivado durante a jornada e criar atalhos ao longo do caminho.

Atualização
As mudanças são constantes em todos os mercados e estar atento a elas é essencial. As tendências de mercado, evoluções tecnológicas, conhecer novos tipos de matérias–primas, novos fornecedores, possíveis nichos de clientes e formas mais efetivas de gerenciamento da empresa devem ser estudados. Assim, além de atualizado, você também pode fazer um empreendedorismo focado em inovação e sair na frente dos concorrentes que não fazem o mesmo.

Sem estagnação
Um negócio de sucesso é aquele que além de antenado, tem metas e objetivos claros e que está em constante movimento. Assim, a cada período de tempo ele pode avançar um pouco mais, expandir sua atuação e evitar a estagnação. Como fazer isso? Estudando, investindo em capacitação para si mesmo e colaboradores, preparando bem os líderes, criando uma cultura organizacional diferenciada que estimule o crescimento contínuo.

Estude o negócio
Paixão por um projeto significa muito pouco se você não souber como usá-lo. É importante conhecer mais sobre o empreendedorismo porque todas as decisões tomadas no ponto zero afetam o resultado final. Não vamos descobrir que precisamos desses conhecimentos ao longo do nosso empreendimento, vamos fazer isso logo no início. Seria um desperdício de tempo e dinheiro não explicar e compreender as bases.

A educação também é ferramenta fundamental para o desenvolvimento intelectual e criativo. Inovar, ter um olhar atento para buscar oportunidades e resolver problemas não são mais competências para os gênios ou para os supercriativos: são demandas para todos. E o ensino superior, considerado o topo na cadeia de ensino, tem papel fundamental na formação e aprimoramento do indivíduo, sempre em constante formação. Seja através dos cursos de graduação, pós-graduação ou mesmo nos workshops e rodas de conversas que promove. 


ACESSE NOSSO SITE